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"O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem" João Guimarães Rosa
terça-feira, 16 de abril de 2013
Atividades de impressão com as mãos...estímulos sensoriais, cognitivos e emocionais !!!
Como amo atividades artísticas envolvendo tintas, pincéis e a livre criação pessoal selecionei alguns modelos da Web envolvendo impressão de mãos e pés que poderão ser abordadas em inúmeras situações e com objetivos variados tanto na educação formal quanto na educação especial, basta deixar a imaginação fluir...
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domingo, 14 de abril de 2013
Dicas e Sugestões aos novos profissionais do AEE
Boa tarde visitante e amigo da Educação,
seja ela Formal ou Especial !!!
Como ando recebendo muitos pedidos de ajuda pedagógica, dicas de como atender alunos , o quê trabalhar e como agir com Necessidades Especiais sugiro aos que me encaminharam comentários, mensagens e emails algumas coisas comuns à todos:
Como ando recebendo muitos pedidos de ajuda pedagógica, dicas de como atender alunos , o quê trabalhar e como agir com Necessidades Especiais sugiro aos que me encaminharam comentários, mensagens e emails algumas coisas comuns à todos:
* Pesquisem
muito...
No campo da Educação e principalmente da Educação Especial, tudo é
campo para pesquisa, para planejar, experimentar, avaliar, reavaliar,
replanejar antes , durante e depois da execução.
Trabalhamos com seres humanos: com crianças e adolescentes que
trazem uma personalidade, uma história, distúrbios, transtornos, dificuldades
de ordens variadas. Não existe fórmulas ou receitas prontas para lidar com esse
público no dia-a-dia.
Sugiro no campo prático, vivências com
NEEs variadas as atividades de AEE, estratégias e metodologias utilizadas por mim nos anos de 2011( 104 publicações) e 2012
( 214 publicações )que estão diariamente relatadas, fotografadas (com a devida
autorização dos pais) no Blog Construindo e Produzindo na Sala Multiespecial
nossas Vivências Pedagógicas .
Tenho uma amiga pedagoga, psicopedagoga e Educadora Especial
(professora de AEE) que possui uma bagagem de vivências práticas e teóricas
incríveis. Ela também tem um Blog bem interessante para pesquisa- http://www.espacoaprendente.blogspot.com.br/search?updated-min=2013-01-01T00:00:00-02:00&updated-max=2014-01-01T00:00:00-02:00&max-results=40
Temos
aqui em Itajaí/SC um Centro de Educação alternativa CEMESPI que trabalha com
todos os tipos de Deficiências e conta com profissionais das várias áreas do
desenvolvimento. Um pessoal competente, com muito conhecimento da Educação
Especial e que divulga em seu BLOG as estratégias, atividades, objetivos do AEE
em vários atendimentos (publicam inclusive vídeos dos atendimentos )
Outras fontes de pesquisa pela WEB - Espaços de muito aprendizado para
nós:
* Estudem
muito...
Há 22 anos atuo como educadora em Rede
Pública e não domino nem metade do que eu gostaria de entender para colocar em
prática no processo ensino-aprendizagem.Um professor/educador não
pode ter a pretensão de achar que sabe tudo e que a sua verdade é a absoluta. Em
tempos de Neuropsicopedagogia, neuropedagogia precisamos ter humildade, estarmos
abertos às discussões construtivas, às novas propostas de ensino e estudar
muito, muito, muito... Quem entra nessa profissão precisa ter certeza de
que é isso que quer, na minha humilde
opinião.
* Estabeleçam contato com profissionais da
Psicologia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia e Fisioterapia- tirem dúvidas, observem atendimentos de seus alunos, peçam
orientações...
* Acolham os pais, os professores do ensino formal, seus alunos
com NEEs - Estabeleçam
laços de confiança, segurança para que no futuro possam exigir
responsabilidades...
Procurem vestir a pele do outro, entender as suas limitações, as
suas dores para humanizar as relações e os atendimentos...
Como diria o mestre:
sábado, 13 de abril de 2013
Sites de pesquisa e ou temáticos para todas as áreas do conhecimento
Para todas as disciplinas
http://pt.wikipedia.org/
http://www.suapesquisa.com/
http://www.bussolaescolar.com.br/
http://www.brasilescola.com/
http://www.infoescola.com/
http://www.infopedia.pt/
http://www.grupoescolar.com/
http://www.klickeducacao.com.br/
http://www.canalkids.com.br/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/
http://www.coladaweb.com/
http://educacao.uol.com.br/ensino-fundamental/
Geografia
http://www.sogeografia.com.br/
http://www.santur.sc.gov.br/
http://pt.wikipedia.org/
http://www.suapesquisa.com/
http://www.bussolaescolar.com.br/
http://www.brasilescola.com/
http://www.infoescola.com/
http://www.infopedia.pt/
http://www.grupoescolar.com/
http://www.klickeducacao.com.br/
http://www.canalkids.com.br/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/
http://www.coladaweb.com/
http://educacao.uol.com.br/ensino-fundamental/
Geografia
http://www.sogeografia.com.br/
http://www.santur.sc.gov.br/
http://www.belasantacatarina.com.br/
http://www.guiasantacatarina.com.br/
http://www.santacatarinaturismo.com.br/
http://www.belasantacatarina.com.br/
http://planetario.ufsc.br/
http://www.guiafloripa.com.br/
http://www.manezinhodailha.com.br/
http://www.guiasantacatarina.com.br/
http://www.santacatarinaturismo.com.br/
http://www.belasantacatarina.com.br/
http://planetario.ufsc.br/
http://www.guiafloripa.com.br/
http://www.manezinhodailha.com.br/
Aspectos históricos e geográficos de
Santa Catarina
http://www.santur.sc.gov.br
http://www.belasantacatarina.com.br/
http://www.guiasantacatarina.com.br/
http://www.santacatarinaturismo.com.br
http://www.santacatarina.radarsul.com.br/
http://www.euamosantacatarina.com.br/
http://www.santacatarinatem.com.br/
http://www.santur.sc.gov.br
http://www.belasantacatarina.com.br/
http://www.guiasantacatarina.com.br/
http://www.santacatarinaturismo.com.br
http://www.santacatarina.radarsul.com.br/
http://www.euamosantacatarina.com.br/
http://www.santacatarinatem.com.br/
http://www.historiadobrasil.net/
http://www.historiadetudo.com/
http://historiaunirio.com.br/numem/detetivesdopassado/
http://www.historiadetudo.com/
http://historiaunirio.com.br/numem/detetivesdopassado/
O site apresenta conteúdos sobre a
escravidão no Brasil no século XIX.
http://culturanegra.com.br/
http://mardefloripa.wikidot.com/escola-do-mar-de-florianopolis
http://culturanegra.com.br/
http://mardefloripa.wikidot.com/escola-do-mar-de-florianopolis
Site com fotos antigas de
Florianópolis.
http://www.manezinhodailha.com.br/
Artes
http://www.portinari.org.br/
http://www.manezinhodailha.com.br/
Artes
http://www.portinari.org.br/
http://www.historiadaarte.com.br/
http://www.tarsiladoamaral.com.br/
http://www.pintoresfamosos.com.br/
Educação física
http://www.futsalbrasil.com.br/
http://www.tarsiladoamaral.com.br/
http://www.pintoresfamosos.com.br/
Educação física
http://www.futsalbrasil.com.br/
http://doutorjairo.uol.com.br
http://tartarugas.avph.com.br/
Neste site encontra-se informações sobre todas as espécies de tartarugas marinhas que se encontram para visitação no projeto Tamar na Barra da Lagoa.
http://amigosdomarnaescola.com.br/
Banco de imagens das espécies de tartarugas marinhas do projeto Tamar.
http://tartarugas.avph.com.br/
Neste site encontra-se informações sobre todas as espécies de tartarugas marinhas que se encontram para visitação no projeto Tamar na Barra da Lagoa.
http://amigosdomarnaescola.com.br/
Banco de imagens das espécies de tartarugas marinhas do projeto Tamar.
O site do zoológico de São Paulo tem seções de
curiosidades e características de diversas espécies animais. Contém informações
detalhadas e fotos de todos os animais encontrados no zoológico. Indicado para
crianças a partir dos 8 anos.
O site
contribui para que as crianças e jovens tenham informações qualificadas sobre o
reino animal e, inclusive, aprendam a respeitar a natureza e conviver com os
animais em seu habitat.
No site é
possível pesquisar o catálogo dos animais da ilha que contém a classificação
dos animais: família, classe, entre outras características interessantes como:
habitat, alimentação, hábitos noturnos e diurnos, função do macho e da fêmea.
Estão reunidos no site 30 álbuns fotográficos, 30 vídeos
e mais 11 fotos de espécies nativas e de outras regiões do Estado.
Sites utilizados para a pesquisa sobre o Corpo Humano
Língua Espanhola
Dicionários:
Dicionários:
Língua Inglesa
http://www.agendaweb.org/
http://www.englishexercises.org/
http://www.solinguainglesa.com.br/
http://www.earthcamforkids.com/
http://www.agendaweb.org/
http://www.englishexercises.org/
http://www.solinguainglesa.com.br/
http://www.earthcamforkids.com/
Tradutores online
GOMEZ, Margarita
Victoria. Cibercultura, formação e atuação docente em rede: guia
para professores. Brasília: Liberlivro, 2010.
http://ticeeb.wetpaint.com/
http://www.portaleducacaoetecnologia.com
http://www.novasala10.blogspot.com.br/
http://www.educared.org/educa/
http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml
http://ticeeb.wetpaint.com/
http://www.portaleducacaoetecnologia.com
http://www.novasala10.blogspot.com.br/
http://www.educared.org/educa/
http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml
sábado, 6 de abril de 2013
NOMENCLATURA DIAGNÓSTICA: CONCEITOS E
CONFUSÕES
Cristina Maria Pozzi
Sempre digo que a medicina aumentou consideravelmente o meu
vocabulário. Em poucos anos, milhares de palavras foram significadas,
aprendidas e passaram a fazer parte do discurso diário. Mas, para que
tantos nomes, siglas e especificações? Para que se possa falar a
mesma língua de maneira universal, p. ex. síndrome de Down é uma trissomia do cromossomo 21, reconhecida
aqui, na China ou qualquer lugar do planeta e confere ao portador uma
série de características peculiares no fenótipo (aparência física) bem como,
pode envolver diversos órgãos e sistemas (cardiopatia, alterações tireoidianas,
ortopédicas, oftalmológicas, entre outras). Outro exemplo, o Transtorno Global
do Desenvolvimento – Autismo Infantil exibe as mesmas
características clínicas ao acometer o indivíduo
de um grande centro urbano ou o indivíduo que vive numa
comunidade rural, guardadas as diferenças ambientais. E para tornar
isso possível, foram organizadas classificações que
são de referência mundial: a Classificação Internacional de Doenças,
a CID que está em sua 10ª revisão, elaborada pela Organização Mundial da
Saúde, e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o
famoso DSM, com a 5ª edição prevista para maio deste ano, elaborado pela
Associação Americana de Psiquiatria. Ambas facilmente acessadas nas
fantásticas páginas de busca na internet.
A CID-10 engloba todas as doenças, desde infecciosas e
parasitárias, doenças do sangue, endócrinas, cardíacas, mentais e
comportamentais, do sistema nervoso, respiratório e por aí afora. São
categorizadas em letras e números, como p. ex. Q90 para Síndrome de Down e F84
para Transtorno Global do Desenvolvimento. Este é o tal CID exigido
nos atestados, laudos, relatórios com a finalidade de se obter os
direitos. Já o DSM engloba os Transtornos Mentais, que vão desde Retardo
Mental, Transtornos de Aprendizagem, geralmente diagnosticados pela primeira
vez na infância ou adolescência, até Transtornos relacionados a Uso de
Substâncias, Transtornos de Ansiedade, do Humor, entre outros. São
identificados por números, p. ex. 299 para Transtorno Global do Desenvolvimento
ou 314 para Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
E é com base nestas classificações que se define o
diagnóstico, muitas vezes, e, sobretudo na área de saúde mental,
dependente exclusivamente de critérios clínicos, descritos ao longo de
cada capítulo. Desta forma, é possível utilizar a mesma nomenclatura em
uma ampla gama de contextos, seja na clínica, na pesquisa, na reabilitação,
entre outros, em qualquer lugar do mundo. Mas há algumas situações nas quais
esta terminologia difere e aí podem surgir dúvidas e confusões…
Continuando no exemplo do Transtorno Global do
Desenvolvimento, a tabela abaixo mostra as correspondências entre os
subtipos deste transtorno listados no DSM-IV e na CID-10.
Clique na imagem para visualizar melhor.
Como se pode perceber, os termos transtorno e
síndrome têm correspondência e definem o mesmo quadro, ambos podem
ser utilizados de acordo com a classificação preferida, onde são
descritos os critérios clínicos necessários para o diagnóstico.
Outro exemplo interessante é relativo aos Transtornos da
Aprendizagem, segundo DSM-IV ou Transtornos Específicos das Habilidades Escolares,
segundo a CID-10. Primeiramente, é preciso compreender que, por definição,
um Transtorno de Aprendizagem consiste em um rendimento nas modalidades
habituais de aprendizado substancialmente abaixo do esperado para idade,
escolarização e nível de inteligência e não é devido à falta de
oportunidade de aprendizagem ou doença neurológica, outra condição médica
geral ou déficit sensorial. Isso implica, em condições adequadas de
educação familiar e escolar (aspecto complexo!), normalidade das funções
visual, auditiva e saúde sistêmica e ausência de retardo mental
observado através de testes padronizados administrados
individualmente (aplicados única e exclusivamente por
psicólogos).
Os Transtornos de Aprendizagem devem ser diferenciados das
variações normais do rendimento escolar e das dificuldades escolares
devido à falta de oportunidades, ao ensino deficiente ou a fatores
culturais. Assim, torna-se fundamental diferenciar o que é
Transtorno (ou Distúrbio) de Aprendizagem do que é Dificuldade Escolar. O primeiro
envolve uma disfunção neurobiológica relacionada a uma falha no
processo de aquisição ou do desenvolvimento destas habilidades, tendo,
portanto, caráter funcional. Diferentemente, a Dificuldade Escolar está
relacionada especificamente a um problema de ordem e origem pedagógica ou
ambiental.
Sabidamente, as cifras de Dificuldade
Escolar neste país são assustadoras, com cerca de 30 a 40% da
população que freqüenta as primeiras séries apresentando algum grau de
dificuldade. Já os Transtornos de Aprendizagem giram em torno de 3 a
5% da população com dificuldade acadêmica.
Os Transtornos de Aprendizagem são subdivididos de acordo
com a habilidade escolar alterada e incluem o Transtorno da Leitura,
Transtorno da Matemática, Transtorno da Expressão Escrita e o Transtorno da
Aprendizagem Sem Outra Especificação, segundo o DSM-IV. O diagnóstico
envolve uma avaliação multidisciplinar (médico pediatra, neurologista ou
psiquiatra infantil, fonoaudiólogo, psicólogo, no mínimo) com a finalidade de
testar as diversas funções e habilidades desta criança. Exames como
eletroencefalograma ou tomografia de crânio não são indicados sistematicamente,
salvo raras exceções, pois resultarão normais. O imprescindível é checar
função visual, auditiva, tireoidiana, afastar
anemia, epilepsia, avaliar habilidades fonológicas, funções
executivas (atenção, memória, raciocínio, linguagem, etc.), exame
neurológico e psíquico, além de analisar todo o histórico pessoal, o
contexto familiar e escolar. O uso de medicamento nestes casos também não se
indica, a menos que sejam diagnosticadas comorbidades. O tratamento é
treino, treino e mais treino das habilidades disfuncionais, respeitando os
limites da criança, incentivando-a e valorizando suas iniciativas. Criar uma
rede de profissionais envolvidos entre terapeutas, escola e família e trabalhar
em conjunto, sempre.
“Se uma criança não pode aprender da maneira como é
ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que ela pode aprender” (Welchmann)
Cristina Maria Pozzi
Médica Neuropediatra, Mestrado em Pediatria pela Santa Casa
de Misericórdia de São Paulo, Doutoranda em Psicologia Clínica e Pesquisadora
do Laboratório de Distúrbios do Desenvolvimento no Instituto de Psicologia da
Universidade de São Paulo IPUSP – SP
Fonte: http://www.psicosol.com/nomenclatura-diagnostica-conceitos-e-confusoes/
Fonte: http://www.psicosol.com/nomenclatura-diagnostica-conceitos-e-confusoes/
Precisando de Sugestões para Jogos Pedagógicos?
Querido Visitante,
Encontrei um Site - PSICOSOL com várias sugestões maravilhosas de jogos, brincadeiras, apostilas para baixar. Não deixem de visitar.
Compartilho abaixo duas das sugestões do site que irei aplicar no Apoio Pedagógico que ministro em minha Unidade Escolar:
Confusões entre as letras b/d e p/q frequentemente
acontecem no início do processo de alfabetização. Uma maneira de auxiliar as
crianças é realizar atividades em que as semelhanças e diferenças entre as
letras sejam apresentadas.
Você vai precisar:
- massa de modelar;
- imagens para ajudar na associação.
Procedimento:
Junto com a criança faça com massa de modelar duas
linhas. Uma na vertical e outra na horizontal (observe a imagem).
Após, diga para a criança fazer as letras, também com
massa de modelar, e, observando a direção em que elas foram feitas nomeá-las e
colocá-las dentro do quadro da seguinte forma:
- A letra “b” no lado direito da linha vertical e abaixo
da linha horizontal.
- A letra “d” abaixo da linha horizontal e a esquerda da
linha vertical.
- A letra “q” a esquerda da linha vertical e acima da
linha horizontal.
- A letra “p” a direita da linha vertical e acima da
linha horizontal.
Para facilitar a compreensão você pode dizer: “Observe o
círculo onde você colocou (em cima, embaixo, para esquerda, para direita).
Também é muito importante utilizar imagens para auxiliar na associação (“b” de
bola é virado para direita, “d” de dinossauro é para esquerda). Se você
perceber que falar direita e esquerda complica o entendimento então tente fazer
alguma associação para a criança compreender melhor.
Esta brincadeira também pode ser feita com barbante, na
caixa de areia…
É importante salientar que não é fazendo esta atividade
uma vez que a criança não irá mais confundir essas letras. É pouco a pouco que
a criança vencerá. Em alguns casos é mais sensato começar com apenas duas
letras e conforme a criança progredir acrescentar as demais.
Este jogo é apropriado para todos os indivíduos em
processo de alfabetização ou que estejam apresentando dificuldade de
aprendizagem na leitura e na escrita.
Alguns animais podem não ser familiares aos alunos, o que
se torna uma excelente oportunidade para ampliar os conhecimentos.
Importante: Como o objetivo é
desenvolver consciência fonológica, não há preocupação
com igualdade gráfica e sim igualdade sonora. Exemplo: Girafa /jacaré.
Conheça a cartela para o jogo. É só
clicar no link abaixo e imprimir.
Modo de
preparar o jogo:
- Após a impressão colar em uma cartolina;
- Recortar as figuras individualmente.
Modo de jogar:
- Organizar duplas de jogadores;
- Espalhar as cartas com as imagens viradas para baixo;
- Cada criança, na sua vez, vira duas cartas para tentar
encontrar figuras que tenham o mesmo som inicial;
- Ganha o jogo quem conseguir o maior número de cartas.
Para encerrar, quero dizer que o jogo em si é apenas um
disparador da aprendizagem, pois o mais importante é a mediação durante o jogo.