segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Depoimento de uma família : O tablet pode transformar a vida do autista


Publico abaixo o depoimento de uma família, retirado do site: http://bemvindoaholanda.com/tablet-transformar-vida-autistas/
Publicado a 30 Setembro, 2013
Por Tiago Fernando


Com o surgimento das novas tecnologias o desenvolvimento e a comunicação de um autista se tornou mais fácil. Por vezes a família não consegue compreender e desenvolver a criança com autismo, nos dias de hoje existem várias tecnologias que podem auxiliar os pais e o autista nestes aspetos.
O Tablet é uma dessas tecnologias que ajuda na interação e desenvolvimento do autista, com tela sensível ao toque e uma diversidade de aplicativos que estimulam a coordenação motora, fala, concentração, raciocínio, entre outros aspectos. A criança se diverte em quanto se exercita. Diversos especialistas recomendam a utilização do Tablet com moderação, segundo o psiquiatra coordenador do Programa de Transtornos do Espectro Autista do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo Estevão Vadasz o tablet pode ser utilizado por familiares e profissionais para se comunicar ou desenvolver o autista.
O Tablet pode assim ser usado de forma complementar aos tratamentos, através de jogos didáticos que visam o estímulo e de exercícios, mas o Tablet não faz mágica é necessário supervisionar as atividade da criança, para que o mesmo não se perca na internet ou outro tipo de atividade.
A sua utilização deve ser limitada, os especialistas recomendam que a sua utilização não ultrapasse ás 2 horas diárias.
Existe uma diversidade de aplicativos gratuitos e pagos que podem ser encontrados para Android e IOS. Após um rápida pesquisa no google play(Android)

APLICATIVOS QUE PODEM AJUDAR CRIANÇAS AUTISTAS
- Que-fala: este aplicativo ajuda a criança a se comunicar através do uso de pictogramas.

- FalaFácil Autismo: versão semelhante ao Que-Fala.

- ABC em PT: Possui imagens e áudio de todas as letras do alfabeto, números e 10 animais.

- My Little Memory Game Lite: Jogo de memoria

- Bubble Buster: o objetivo deste jogo é estourar balões de diversas cores, estimula a coordenação motora

- Labyrinth Lite: Como o nome diz é um labirinto, estimula a coordenação motora e raciocínio.

-Adapt: este aplicativo é extremamente interessante possui recursos semelhantes ao Que-fala e possui um teclado virtual para a criança ou adulto se comunicar através da escrita


By Tiago Fernando -  “Nós não somos especialistas, apenas somos pais de um menino autista. O nosso objetivo é compartilhar e reunir informações de qualidade que visam ajudar os autistas e suas famílias na procura por informações e tratamentos. Mas acreditamos que o Tablet pode ser usado em qualquer idade, o nosso filho tem dois anos e a terapeuta em alguns momentos se utiliza do Tablet, quando utilizado com moderação e da forma correta acredito que não haja nenhum problema…





* Transcrito Ipis Literis

sábado, 14 de setembro de 2013

Notícia:

Os cientistas americanos analisaram a síndrome de Christianson, um tipo raro e severo do autismo, e descobriram uma relação entre o gene que causa a doença e a produção da proteína NHE6. Esta proteína regula o crescimento dos neurônios, mas, no caso dos autistas, sofre um problema em sua produção .Em testes em camundongos, os especialistas conseguiram conter o desequilíbrio na produção da proteína. Os cérebros dos animais recuperaram a comunicação entre os neurônios, o que praticamente neutralizou a síndrome. A descoberta dá esperança para milhões de pessoas.

Fonte: http://noticias.r7.com/videos/cientistas-americanos-descobrem-como-combater-tipo-raro-do-autismo/idmedia/523310570cf22232322bbee3.html

Assistam ao vídeo: <iframe width='448' height='315' frameborder='0' marginheight='0' marginwidth='0' scrolling='no' src='http://player.r7.com/video/i/523310570cf22232322bbee3?layout=wide252p'></iframe>





Criança que não fala: Mutismo infantil associado a outros sintomas

Criança que não fala, criança que somente se comunica por gestos, evitando ou não aprendendo a falar.
Os sintomas do mutismo infantil pode ser de origem orgânica e psicológica e pode ter diferentes formas de avaliação.
Uma das causas do mutismo pode estar associado a uma combinação de sintomas que podem sugerir a presença de uma síndrome.
A Síndrome de Christianson tem como característica o mutismo infantil associado com dismorfismo craniofacial, epilepsia, oftalmoplegia e atrofia cerebelar.
Esta síndrome é uma doença rara caracterizada por déficit intelectual grave, dismorfismo craniofacial (longa e estreita face com prognatismo), epilepsia de grande mal, oftalmoplegia, e atrofia cerebelar.
Esta doença foi pouco descrita na literatura com poucos casos registrados.
Algumas das mulheres portadoras mostrou déficit intelectual leve.
O gene está localizado dentro do intervalo de Xq24-q27.
Fonte: http://saude.psicologiananet.com.br/palavra-chave/crianca-que-nao-fala


Vídeo para ser trabalhado nas escolas: recomendo !!!



Esse vídeo aborda a acessibilidade, inclusão, relacionamento jovem estabelecido no respeito, no bem querer, não na "pegação ", a importância de VER e INTERAGIR com o outro que é diferente de mim... Várias abordagens importantes podem serem realizadas pelo professor com seus alunos !!!

Um abraço visitante !