Olá Amigos! Estarei ministrando um dos Workshops nessa Formação Continuada promovida pela FEAPI a professores da Rede Municipal de Ensino de Itajaí !
PROGRAMA DE CURSO
| 
CURSO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 
C.H: 40 h/a   | 
| 
CIT: 018/12 EGC | 
| 
Área: Gestão Pública | 
| 
Cursos e Programas: Formação Continuada | 
Tipo: Capacitação | 
| 
Objetivo: Desenvolver habilidades, nos profissionais da Rede Municipal de Itajaí (SC), para acolher, orientar, produzir e utilizar recursos tecnológicos, na construção de ações pedagógicas para escolas públicas inclusivas.  | 
| 
Vagas ofertadas por turma | 
Mínimo | 
15 | 
| 
Máximo | 
30 | 
| 
Requisito de acesso: Servidor público municipal da Rede Municipal de Ensino. | |
| 
Turma 1: Escola Básica João Duarte 
Turma 2: Escola Básica Gaspar da Costa Moraes 
Turma 3: Escola Básica Judith Duarte de Oliveira 
Turma 4: Escola Básica Aníbal Cesar 
Turma 5: Escola Básica Tereza Bezerra de Athayde 
Turma 6: Centro Educacional Pedro Rizzi 
Turma 7: Centro Educacional de Cordeiros 
Turma 8: Escola Básica Francisco Celso Mafra 
Turma 9: CEMESPI 
Turma 10: Escola Básica Avelino Werner | |
| 
Período de Realização: 01/08 a 11/10/2012 | 
| 
Turno: Noturno | 
| 
Cronograma: 4ª feira – 01/08 – Palestra de abertura 
                        5ª feiras – 02, 09,16, 23, 30/08; 06, 13, 20, 28/09 e 04, 11/10. | 
| 
Critérios de Aprovação:  
- Frequência: 75% de frequência do total da carga horária de cada disciplina; 
- Avaliação Mínima: 70% de desempenho; 
- Elaboração de Estudos de Caso.  | 
| 
Certificado: Formação Continuada de Profissionais em Educação Inclusiva | 
| 
Metodologia:  
- Realização de duas palestras para todos os participantes, no início e término do curso, com duração de três horas cada palestra, totalizando seis horas no total; 
- Oferta de cinco workshops com temas específicos para 30 participantes, no sistema de rodízio, com duração total de 30 horas. 
-Elaboração de estudos de caso, na modalidade à distância, com duração de quatro horas/aula. | 
| 
Ministrantes: | 
| 
Profa. Esp. Elizete Maria Wolff da Costa | 
| 
Profa. Msc. Maria Rosa Rocha dos Santos Schutz | 
| 
Profa. Esp.  | 
| 
Prof. Esp. Marco Ávila | 
| 
Prof. Msc. Marcelo Neiva | 
| 
Prof. Esp. Andrea Regina Marques Padilha | 
| 
Prof. Edimar Leite | 
| 
EMENTA | 
| 
PALESTRA DE ABERTURA | |||
| 
TEMA | 
APRENDENDO A RECEBER À DIVERSIDADE NA ESCOLA PÚBLICA | 
C.H | 
3 h/a | 
| 
PALESTRANTE  | 
Marco Ávila | ||
| 
Acolhimento. Promoção da Autonomia. Pilares da Aprendizagem. Identidade de Grupo. Responsabilização. Diferença. Preconceito. Participação. Educação Emocional do Professor.  | |||
| 
WORKSHOP I | |||
| 
TEMA | 
PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA SALA DE AULA | 
C.H | 
6 h/a | 
| 
IMINISTRANTE | 
Elizete M. Wolff da Costa | ||
| 
Papel do Professor. Planejamento. Definição de Estratégias. Propostas de Intervenção. | |||
| 
WORKSHOP II | |||
| 
TEMA | 
 O ESPORTE COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO | 
C.H | 
6 h/a | 
| 
MINISTRANTE | 
Marcelo B. Neiva | ||
| 
Concepção de Esporte. Sugestões de Jogos Cooperativos. Definição de Competências e Habilidades. Planejamento. Propostas de Oficinas. Participação. Avaliação. | |||
| 
WORKSHOP III | |||
| 
TEMA | 
MATERIAIS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS | 
C.H | 
6 h/a | 
| 
MINISTRANTE | |||
| 
Análise e Construção de materiais pedagógicos adaptados. Jogos pegagógicos para o Ensino Fundamental. | |||
| 
WORKSHOP IV | |||
| 
TEMA | 
 ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO SOCIODIGITAL | 
C.H | 
6 h/a | 
| 
MINISTRANTE | 
Andrea Padilha | ||
| 
Recursos hardware acessível: teclado, mouse, acionadores, monitor, capacete com ponteira, pulseira de pesos, colmeia, entre outros. Recursos de software acessível: leitores de tela; ampliadores de tela e de caracteres; simuladores de teclado e de mouse; sintetizadores de voz, entre outros. Mídias digitais acessíveis: áudio-livro; livro digital; atividades lúdicas e jogos pedagógicos.  | |||
| 
WORKSHOP V | |||
| 
TEMA | 
INSTRUMENTOS EFICAZES DE AVALIAÇÃO NO ENSINO À DIVERSIDADE | 
C.H | 
6 h/a | 
| 
MINISTRANTE | 
 Maria Rosa Rocha dos Santos Schutz | ||
| 
Avaliação da Aprendizagem. Habilidades. Instrumentos e Critérios de Avaliação. Modelo de Instrumento para Registro e Acompanhamento da aprendizagem. | |||
| 
PALASTRA DE  ENCERRAMENTO | |||
| 
TEMA | 
ENSINANDO PARA AUTONOMIA: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS! | 
C.H | 
3 h/a | 
| 
PALESTRANTE | 
Edimar Leite | ||
| 
Exemplos de vivências e relato de experiências bem sucedidas voltadas para a conquista da autonomia de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, que podem ser aplicados nas escolas públicas municipais.  | |||
| 
AVALIAÇÃO FINAL | ||
| 
ELABORAÇÃO DE ESTUDOS DE CASO | 
C.H | 
4 h/a | 
| 
Formação de grupo de trabalho por unidade escolar para refletir, estruturar e desenvolver um  plano de intervenção para a inserção de sujeitos com necessidades especiais no tempo e no espaço da sala de aula.  | ||
    Diretor EGC                                                                               Coordenadora de Cursos
Nenhum comentário:
Postar um comentário