Olá Amigos! Estarei ministrando um dos Workshops nessa Formação Continuada promovida pela FEAPI a professores da Rede Municipal de Ensino de Itajaí !
PROGRAMA DE CURSO
CURSO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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C.H: 40 h/a
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CIT: 018/12 EGC
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Área: Gestão Pública
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Cursos e Programas: Formação Continuada
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Tipo: Capacitação
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Objetivo: Desenvolver habilidades, nos profissionais da Rede Municipal de Itajaí (SC), para acolher, orientar, produzir e utilizar recursos tecnológicos, na construção de ações pedagógicas para escolas públicas inclusivas.
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Vagas ofertadas por turma
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Mínimo
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15
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Máximo
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30
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Requisito de acesso: Servidor público municipal da Rede Municipal de Ensino.
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Turma 1: Escola Básica João Duarte
Turma 2: Escola Básica Gaspar da Costa Moraes
Turma 3: Escola Básica Judith Duarte de Oliveira
Turma 4: Escola Básica Aníbal Cesar
Turma 5: Escola Básica Tereza Bezerra de Athayde
Turma 6: Centro Educacional Pedro Rizzi
Turma 7: Centro Educacional de Cordeiros
Turma 8: Escola Básica Francisco Celso Mafra
Turma 9: CEMESPI
Turma 10: Escola Básica Avelino Werner
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Período de Realização: 01/08 a 11/10/2012
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Turno: Noturno
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Cronograma: 4ª feira – 01/08 – Palestra de abertura
5ª feiras – 02, 09,16, 23, 30/08; 06, 13, 20, 28/09 e 04, 11/10.
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Critérios de Aprovação:
- Frequência: 75% de frequência do total da carga horária de cada disciplina;
- Avaliação Mínima: 70% de desempenho;
- Elaboração de Estudos de Caso.
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Certificado: Formação Continuada de Profissionais em Educação Inclusiva
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Metodologia:
- Realização de duas palestras para todos os participantes, no início e término do curso, com duração de três horas cada palestra, totalizando seis horas no total;
- Oferta de cinco workshops com temas específicos para 30 participantes, no sistema de rodízio, com duração total de 30 horas.
-Elaboração de estudos de caso, na modalidade à distância, com duração de quatro horas/aula.
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Ministrantes:
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Profa. Esp. Elizete Maria Wolff da Costa
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Profa. Msc. Maria Rosa Rocha dos Santos Schutz
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Profa. Esp.
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Prof. Esp. Marco Ávila
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Prof. Msc. Marcelo Neiva
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Prof. Esp. Andrea Regina Marques Padilha
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Prof. Edimar Leite
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EMENTA
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PALESTRA DE ABERTURA
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TEMA
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APRENDENDO A RECEBER À DIVERSIDADE NA ESCOLA PÚBLICA
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C.H
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3 h/a
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PALESTRANTE
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Marco Ávila
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Acolhimento. Promoção da Autonomia. Pilares da Aprendizagem. Identidade de Grupo. Responsabilização. Diferença. Preconceito. Participação. Educação Emocional do Professor.
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WORKSHOP I
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TEMA
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PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA SALA DE AULA
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C.H
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6 h/a
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IMINISTRANTE
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Elizete M. Wolff da Costa
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Papel do Professor. Planejamento. Definição de Estratégias. Propostas de Intervenção.
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WORKSHOP II
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TEMA
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O ESPORTE COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO
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C.H
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6 h/a
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MINISTRANTE
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Marcelo B. Neiva
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Concepção de Esporte. Sugestões de Jogos Cooperativos. Definição de Competências e Habilidades. Planejamento. Propostas de Oficinas. Participação. Avaliação.
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WORKSHOP III
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TEMA
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MATERIAIS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS
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C.H
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6 h/a
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MINISTRANTE
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Análise e Construção de materiais pedagógicos adaptados. Jogos pegagógicos para o Ensino Fundamental.
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WORKSHOP IV
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TEMA
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ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO SOCIODIGITAL
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C.H
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6 h/a
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MINISTRANTE
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Andrea Padilha
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Recursos hardware acessível: teclado, mouse, acionadores, monitor, capacete com ponteira, pulseira de pesos, colmeia, entre outros. Recursos de software acessível: leitores de tela; ampliadores de tela e de caracteres; simuladores de teclado e de mouse; sintetizadores de voz, entre outros. Mídias digitais acessíveis: áudio-livro; livro digital; atividades lúdicas e jogos pedagógicos.
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WORKSHOP V
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TEMA
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INSTRUMENTOS EFICAZES DE AVALIAÇÃO NO ENSINO À DIVERSIDADE
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C.H
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6 h/a
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MINISTRANTE
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Maria Rosa Rocha dos Santos Schutz
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Avaliação da Aprendizagem. Habilidades. Instrumentos e Critérios de Avaliação. Modelo de Instrumento para Registro e Acompanhamento da aprendizagem.
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PALASTRA DE ENCERRAMENTO
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TEMA
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ENSINANDO PARA AUTONOMIA: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS!
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C.H
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3 h/a
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PALESTRANTE
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Edimar Leite
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Exemplos de vivências e relato de experiências bem sucedidas voltadas para a conquista da autonomia de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, que podem ser aplicados nas escolas públicas municipais.
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AVALIAÇÃO FINAL
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ELABORAÇÃO DE ESTUDOS DE CASO
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C.H
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4 h/a
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Formação de grupo de trabalho por unidade escolar para refletir, estruturar e desenvolver um plano de intervenção para a inserção de sujeitos com necessidades especiais no tempo e no espaço da sala de aula.
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Diretor EGC Coordenadora de Cursos
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