PROJETO EM ANDAMENTO 2016

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sábado, 11 de agosto de 2012

Confiram: Formação Continuada promovida pela FEAPI / CEMESPI


Olá Amigos! Estarei ministrando um dos Workshops nessa Formação Continuada promovida pela FEAPI a professores da Rede Municipal de Ensino de Itajaí !

Confiram abaixo a programação do evento...

PROGRAMA DE CURSO

                                                                         

CURSO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
C.H: 40 h/a  


CIT: 018/12 EGC

Área: Gestão Pública

Cursos e Programas: Formação Continuada
Tipo: Capacitação

Objetivo: Desenvolver habilidades, nos profissionais da Rede Municipal de Itajaí (SC), para acolher, orientar, produzir e utilizar recursos tecnológicos, na construção de ações pedagógicas para escolas públicas inclusivas.

Vagas ofertadas por turma
Mínimo
15
Máximo
30

Requisito de acesso: Servidor público municipal da Rede Municipal de Ensino.


Turma 1: Escola Básica João Duarte
Turma 2: Escola Básica Gaspar da Costa Moraes
Turma 3: Escola Básica Judith Duarte de Oliveira
Turma 4: Escola Básica Aníbal Cesar
Turma 5: Escola Básica Tereza Bezerra de Athayde
Turma 6: Centro Educacional Pedro Rizzi
Turma 7: Centro Educacional de Cordeiros
Turma 8: Escola Básica Francisco Celso Mafra
Turma 9: CEMESPI
Turma 10: Escola Básica Avelino Werner

Período de Realização: 01/08 a 11/10/2012
Turno: Noturno
Cronograma: 4ª feira – 01/08 – Palestra de abertura
                        5ª feiras – 02, 09,16, 23, 30/08; 06, 13, 20, 28/09 e 04, 11/10.


Critérios de Aprovação:
- Frequência: 75% de frequência do total da carga horária de cada disciplina;
- Avaliação Mínima: 70% de desempenho;
- Elaboração de Estudos de Caso.

Certificado: Formação Continuada de Profissionais em Educação Inclusiva


Metodologia:
- Realização de duas palestras para todos os participantes, no início e término do curso, com duração de três horas cada palestra, totalizando seis horas no total;
- Oferta de cinco workshops com temas específicos para 30 participantes, no sistema de rodízio, com duração total de 30 horas.
-Elaboração de estudos de caso, na modalidade à distância, com duração de quatro horas/aula.

Ministrantes:
Profa. Esp. Elizete Maria Wolff da Costa
Profa. Msc. Maria Rosa Rocha dos Santos Schutz
Profa. Esp. Eliane Caetano Venturella
Prof. Esp. Marco Ávila
Prof. Msc. Marcelo Neiva
Prof. Esp. Andrea Regina Marques Padilha
Prof. Edimar Leite


EMENTA


PALESTRA DE ABERTURA
TEMA
APRENDENDO A RECEBER À DIVERSIDADE NA ESCOLA PÚBLICA
C.H
3 h/a
PALESTRANTE
Marco Ávila
Acolhimento. Promoção da Autonomia. Pilares da Aprendizagem. Identidade de Grupo. Responsabilização. Diferença. Preconceito. Participação. Educação Emocional do Professor.

WORKSHOP I
TEMA
PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA SALA DE AULA
C.H
6 h/a
IMINISTRANTE
Elizete M. Wolff da Costa
Papel do Professor. Planejamento. Definição de Estratégias. Propostas de Intervenção.

WORKSHOP II
TEMA
 O ESPORTE COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO
C.H
6 h/a
MINISTRANTE
Marcelo B. Neiva
Concepção de Esporte. Sugestões de Jogos Cooperativos. Definição de Competências e Habilidades. Planejamento. Propostas de Oficinas. Participação. Avaliação.

WORKSHOP III
TEMA
MATERIAIS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS
C.H
6 h/a
MINISTRANTE
Eliane Caetano Venturella
Análise e Construção de materiais pedagógicos adaptados. Jogos pegagógicos para o Ensino Fundamental.

WORKSHOP IV
TEMA
 ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO SOCIODIGITAL
C.H
6 h/a
MINISTRANTE
Andrea Padilha
Recursos hardware acessível: teclado, mouse, acionadores, monitor, capacete com ponteira, pulseira de pesos, colmeia, entre outros. Recursos de software acessível: leitores de tela; ampliadores de tela e de caracteres; simuladores de teclado e de mouse; sintetizadores de voz, entre outros. Mídias digitais acessíveis: áudio-livro; livro digital; atividades lúdicas e jogos pedagógicos.



WORKSHOP V
TEMA
INSTRUMENTOS EFICAZES DE AVALIAÇÃO NO ENSINO À DIVERSIDADE
C.H
6 h/a
MINISTRANTE
 Maria Rosa Rocha dos Santos Schutz
Avaliação da Aprendizagem. Habilidades. Instrumentos e Critérios de Avaliação. Modelo de Instrumento para Registro e Acompanhamento da aprendizagem.



PALASTRA DE  ENCERRAMENTO
TEMA
ENSINANDO PARA AUTONOMIA: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS!
C.H
3 h/a
PALESTRANTE
Edimar Leite
Exemplos de vivências e relato de experiências bem sucedidas voltadas para a conquista da autonomia de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, que podem ser aplicados nas escolas públicas municipais.

AVALIAÇÃO FINAL
ELABORAÇÃO DE ESTUDOS DE CASO

C.H
4 h/a
Formação de grupo de trabalho por unidade escolar para refletir, estruturar e desenvolver um  plano de intervenção para a inserção de sujeitos com necessidades especiais no tempo e no espaço da sala de aula.

   Celio Furtado                                                                                  Claudia A. Pacheco

    Diretor EGC                                                                               Coordenadora de Cursos

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