Dentre os inúmeros preparativos para o recebimento de
nossos alunos nos primeiros dias de aula, as estratégias iniciais de acolhimento,
apresentações e socialização bem planejadas e executadas pelo professor irão
causar a "boa impressão" aos
pais e às nossas crianças, permitindo-as maior segurança, desprendimento e
gosto pelo escola.
Como educadora,
com experiência em Supervisão Escolar e prática em Educação Infantil, Ensino
Fundamental e Inclusão Escolar sempre desprendi muito tempo
ao planejamento e às estratégias metodológicas das primeiras semanas. Destaco
abaixo o que acredito ser muito importante ao professor preparar:
- Um mural ou painel de porta saudando pais e ou
alunos da turminha;
- Uma lembrança do primeiro dia de aula para cada
aluno (se for simples é legal até que eles levem um agradinho nos 3 primeiros
dias;
- Um acolhimento que contemple sorrisos, atenção,
afetividade aos educandos e responsáveis que trazem o aluno (sabem aquele
ditado que diz: a primeira impressão é a que fica ?);
-Dinâmicas, brincadeiras, incentivos para que todos
se apresentem, se comuniquem e comecem a
se sentir à vontade no novo ambiente de aprendizado;
-Estabelecimento dos combinados de grupo, da construção coletiva das regrinhas necessárias para um bom convívio escolar, etc.
O planejamento da primeira aula, quando bem pensado
abre leques de oportunidades de estudos bem lúdicos e prazerosos a todos os
envolvidos.
Pensando na minha prática e compartilhando com você
visitante, listo abaixo sugestões de dinâmicas de grupo para o 1º dia de aula
das quais extraí de sites diversos da WEB.
Um abraço e bom trabalho !!!
Andréa Padilha
O professor ou educador começa com a apresentação e depois pede que os alunos se apresentem da seguinte maneira.
1) Eu sou... e você, quem é?
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas.
Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar.
O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?"
A dinâmica de integração pode ser feita com o grupo de alunos ou estudantes sentados sem a roda girar.
2) Apresenta-te:
Material Necessário: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares etc.)
Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa. Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da vontade de cada um.
3) Alô, alô!
Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar." É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a autoestima.
4) Procurando um coração...
Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.
Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par. Quando todos encontrarem
seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.
5) Abraçando amigos
Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todo mundo." É importante que o educador esteja atento para que todos participem.
6) Quando estiver...
Com o grupo em círculo, o primeiro a participar começa com uma frase. Exemplo: "Durante minhas férias irei para a praia..". O segundo continua: "Quando estiver na praia farei um passeio de barco. O seguinte dirá: "Quando estiver no barco, irei..."
7) Apresentação
Propor a criação coletiva de uma história incluindo o nome de todos os participantes do grupo. Durante a narrativa, quando o nome de um participante for pronunciado, ele deve levantar-se, fazer um gesto e sentar-se de novo.
Adivinhe quem é?
Materiais: Criar uma Tabela da dinâmica:
A = braços abertos
E = braços cruzados à frente
I = braço direito levantado
O = braços a frente em forma oval
U = braços para o alto em forma de U
Procedimento
Apresentação dos nomes por meio de gestos e sons verbais.
Com o grupo em círculo, com uma distância um do outro, cada pessoa fala seu nome e logo após, todo o grupo repete o nome em voz alta, em ritmo realizando gestos com os braços de acordo com as vogais pronunciadas.
O participante que for se apresentar deverá ir ao centro da roda, se apresentar e o grupo repete a coreografia, repetindo o nome.
Dicas
Observar se o desempenho dos participantes melhora com a prática e o grau de espontaneidade dos participantes na hora de se apresentar.
Tempo de aplicação: 15 minutos
Número máximo de pessoas: 20
Número mínimo de pessoas: 2
O professor poderá falar um pouco sobre o trabalho na série, para que as crianças entendam a importância do envolvimento de todos para a realização do mesmo).
Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite, então pediu para que cada um dos residentes do local levassem apenas 1 copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. O rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e não de leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "No meio de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém vai notar..."
Questionar com as crianças: Que valor faltou para que a idéia do rei se completasse?
Após a discussão, seria interessante que os alunos construíssem algo juntos, como por exemplo: o painel da sala. A sala pode ser decorada com um recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de mãos dadas, como uma corrente.
Já nos primeiros dias, estabelecer os famosos combinados pode evitar problemas e garantir um bom relacionamento ao longo do ano. Comece discutindo com a garotada o que espera do ano que se inicia e qual a melhor maneira de trabalhar em grupo para alcançar esses objetivos. Formule com todos (e escreva no quadro) a continuação das seguintes frases: “Temos direito a…” e “Somos todos responsáveis por…”. Lembre-se de que a declaração de direitos e deveres deve ser inspirada nas normas gerais da escola – que os alunos precisam conhecer – e ser focada no que deve ser feito, e não no que é proibido. A etapa seguinte é descobrir o que as outras turmas da escola combinaram. A troca de informação, além de enriquecer os tratados feitos por eles, promove a integração com colegas de outras classes. Ao terminar, peça a cada um que copie os tratados e cole na agenda. Assim, o texto estará sempre à mão. Além disso, os estudantes podem produzir dois grandes cartazes em cartolina para pendurar na parede da classe.
Quem
sou eu
Uma boa dinâmica para a primeira aula é o jogo
"Quem sou eu". Para preparar é fácil e você vai conseguir com que
todos aprendam os nomes uns dos outros e será uma ótima oportunidade para você
também aprender.
Faça quadrados de cartolina com figuras das
palavras que vai usar no jogo, coisas básicas ou qualquer outro objeto. Deve
fazer os quadrados de cartolina ou qualquer outro papel grosso no mesmo número
de alunos + 1, que você usará.
Coloque-os em círculo (de preferência), distribua
os cartões para os alunos, pedindo que não mostrem ainda uns aos outros. Comece
mostrando o seu e diga:
- Eu sou Fulano e sou um (a) - diga o nome da
figura que está no seu cartão. Uma bola, por exemplo.
Aponte um aluno aleatoriamente, que dirá para você:
- Você é Fulano e é uma bola, eu sou Beltrano e sou
uma bicicleta.
Ele deve então apontar outro aluno, que olhará para
você e dirá:
- (apontando o aluno anterior) Ele é Beltrano e é
uma bicicleta, você é Fulano e é uma bola, eu sou Sicrano e sou um livro.
Cada aluno apontado deve dizer tudo que os outros
disseram, apontando cada aluno e finalizando sempre com 'você é Beltrano e é
uma bola, eu sou... um (a)...Você pode colocar figuras que vão ficar engraçadas
ditas pelos alunos, e eles vão se divertir enquanto vão memorizando os nomes
uns dos outros. Na verdade essa dinâmica é uma boa ajuda para que você também
aprenda os nomes deles,o que é desejável em um professor, que no mínimo saiba o
nome de seus alunos.
Eu sou... e você, quem é?
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se
todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas. Combinar com o grupo
para que lado a roda irá girar. O educador inicia a atividade se apresentando e
passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?"
"Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem
é?"
A dinâmica pode ser feita com o grupo sentado sem a
roda girar.
Procurando um coração...
Material Necessário: Corações de cartolina cortados
em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só
poderá encaixar em uma única metade.Distribuir os corações já divididos de
forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em
busca de seu par. Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a
música e orientar para que os participantes conversem.
Expectativas Objetivo: quebra-gelo Material:
bolas de inflar (bexiga), caneta permanente (tipo para retroprojetor). Iniciar
com as boas vindas ao grupo. Distribuir as bolas e pedir que encham e fechem
com um nó. Cada um deve escrever sobre a bola, com caneta para retroprojetor uma
frase ou palavra que expresse suas expectativas sobre o novo ano. Na medida em
que acabam de escrever, levantam-se e brincam entre si com as bolas, sem deixar
que estourem. Ao sinal, cada um pega uma das bolas, qualquer uma, e formam
grupos de acordo com a cor da bexiga. O grupo lê o que está nos balões e
conversa a respeito. Pendurar os balões e deixar pendurado durante toda a
semana.
Garrafa dos elogios Material: Uma garrafa vazia (pode
ser de refrigerante). O grupo deve sentar formando um círculo. O Professor
coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente,
quando ela parar estará apontando o gargalo para alguém. O Professor dirá uma
palavra de boas vindas, estímulo ou elogio à essa pessoa. A pessoa indicada
pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar para quem ela apontar e
assim sucessivamente.
Grande Abraço
Coloque uma música de fundo e peça para que os
alunos andem aleatoriamente. Sem seguida peça para que formem duplas e após
pedir para que se abracem. Devem voltar a caminhar só que agora em duplas. Como
próximo comando pedir para que as duplas se abracem formando grupos de quatro
integrantes e assim sucessivamente até formar um grande abraço com toda a
turma.
Fonte: http://pt.scribd.com/doc/81039989/Dinamicas-primeiro-dia-de-aula
BarbanteGrupo: alunos de pré-escola à 4a série.
Objetivos: a dinâmica é uma ótima oportunidade para você
observar melhor o comportamento da turma.
Tempo:1 aula
Local:A brincadeira pode acontecer na classe ou no
pátio,dependendo do tamanho da turma.
Material: bastam um rolo de barbante e uma tesoura sem ponta
paracomeçar a brincadeira.
Desenvolvimento: Forme com os alunos uma grande roda e, em seguida,
cada criança mede três palmos do cordão, corta para si e passa o rolo
adiante.Sugira que cada um brinque com o seu pedacinho de barbante.Balançando o
cordão no ar ou formando uma bolinha com ele, por exemplo, as crianças podem
perceber sua textura, flexibilidade e versatilidade. Depois, toda a turma,
incluindo o professor, cria no chão um desenho com o seu pedaço de
barbante.Prontas as obras, o grupo analisa figura por figura. Comentários
e interpretações são muito bem-vindos.Após percorrer toda a exposição, cada um
desfaz o seu desenho e amarra,
ponta com ponta, seu barbante ao dos vizinhos.
Abaixados
ao redor desse grande círculo feito de cordão, as crianças devem criar uma única
figura.Proponha que refaçam juntos, alguns dos desenhos
feitos individualmente. No final, em círculo, a turma conversa sobre o que cada
um sentiu no decorrer da brincadeira.Enquanto as crianças escolhem juntas qual
o desenho irão fazer e colocam a idéia em prática, o professor aproveitará para
observá-las.Nessa fase da brincadeira surgem muitas idéias e cada aluno
quer falar mais alto que o colega.Alguns buscam argumentos para as suas
sugestões, outros ficam chateados, debocham da situação, ameaçam abandonar a
roda e, às vezes, cumprem a palavra.O professor deve ficar atento ao
comportamento da turma durante esses momentos de tensão. Eles serão produtivos
se você abandonar sua posição de coordenador e deixar o grupo resolver seus
impasses,ainda que a solução encontrada não seja, na sua opinião, a
melhor.
Conclusão: Por meio desse jogo, os alunos tomam consciência de
seu potencial criativo e se familiarizam com as atividades em equipe.É muito
interessante repetir a brincadeira com a mesma classe semanas depois. É hora de
comparar os processos de criação com o barbante,
avaliando a evolução do grupo diante de um trabalho coletivo
Fonte: http://pt.scribd.com/doc/19772128/Dinamicas-Para-Trabalhar-Em-Sala-de-Aula
Tudo sobre mim
Para
realizar essa dinâmica de apresentação para o primeiro dia de aula o professor
deve reunir todos os alunos ou participantes num circulo, o movimento de
cadeiras e ajuste do circulo iniciará o entrosamento dos participantes.
Materiais:
Uma folha contendo o formulário abaixo:
a.
O que eu mais gosto de fazer?
b. O que menos gosto de fazer?
c. Uma qualidade minha é:
d. Um defeito meu é:
e. Qual profissão desejo exercer:
b. O que menos gosto de fazer?
c. Uma qualidade minha é:
d. Um defeito meu é:
e. Qual profissão desejo exercer:
Procedimento
Cada
aluno ou participante receberá uma folha contendo o formulário.
Os
alunos e participantes terão 15 minutos para responder.
Depois
dos 15 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.
Dicas: Promover
um ambiente agradável e descontraído para que todos possam se apresentar.
Observar
se o participante tem um bom auto-conhecimento, como reage as respostas de seus
colegas
Fonte:
http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/dinamicas-de-apresentacao-para-o-primeiro-dia-de-aula-de-alunos.php
Memorização de nomes
As dinâmicas de integração para o primeiro dia de aula têm como objetivo
que os participantes se apresentem, que memorizem os respectivos nomes, que
iniciem um relacionamento amistoso e que se desfaçam as
inibições que falem de suas expectativas para o início do ano letivo ou do
curso.O professor ou educador começa com a apresentação e depois pede que os alunos se apresentem da seguinte maneira.
1) Eu sou... e você, quem é?
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas.
Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar.
O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?"
A dinâmica de integração pode ser feita com o grupo de alunos ou estudantes sentados sem a roda girar.
2) Apresenta-te:
Material Necessário: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares etc.)
Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa. Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da vontade de cada um.
3) Alô, alô!
Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar." É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a autoestima.
4) Procurando um coração...
Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.
Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par. Quando todos encontrarem
seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.
5) Abraçando amigos
Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todo mundo." É importante que o educador esteja atento para que todos participem.
6) Quando estiver...
Com o grupo em círculo, o primeiro a participar começa com uma frase. Exemplo: "Durante minhas férias irei para a praia..". O segundo continua: "Quando estiver na praia farei um passeio de barco. O seguinte dirá: "Quando estiver no barco, irei..."
7) Apresentação
Propor a criação coletiva de uma história incluindo o nome de todos os participantes do grupo. Durante a narrativa, quando o nome de um participante for pronunciado, ele deve levantar-se, fazer um gesto e sentar-se de novo.
Adivinhe quem é?
As vogais - Dinâmicas de
apresentação em sala de aula com alunos
Em sala de aula, reúna todos os alunos da classe, entregue para cada um
uma tabela e inicie o processo de apresentação.Materiais: Criar uma Tabela da dinâmica:
A = braços abertos
E = braços cruzados à frente
I = braço direito levantado
O = braços a frente em forma oval
U = braços para o alto em forma de U
Procedimento
Apresentação dos nomes por meio de gestos e sons verbais.
Com o grupo em círculo, com uma distância um do outro, cada pessoa fala seu nome e logo após, todo o grupo repete o nome em voz alta, em ritmo realizando gestos com os braços de acordo com as vogais pronunciadas.
O participante que for se apresentar deverá ir ao centro da roda, se apresentar e o grupo repete a coreografia, repetindo o nome.
Dicas
Observar se o desempenho dos participantes melhora com a prática e o grau de espontaneidade dos participantes na hora de se apresentar.
Tempo de aplicação: 15 minutos
Número máximo de pessoas: 20
Número mínimo de pessoas: 2
Caixa de História das Férias
|
||
Esta atividade é mais adequada para
ser aplicada na volta das férias de julho, mas também pode ser adaptada para
início do ano. A ideia é que, antes das férias, os professores peçam aos pais
de cada criança que juntos, durante as férias, eles decorem uma caixa - cada
um à sua maneira - e guardem nela objetos, fotos e tudo que quiserem e que
lembre o que a criança fez no período.
Ao retornarem, a professora fará uma
roda com as crianças e duas delas abrirão suas caixas e contarão, por meio do
que trouxeram ali, como foram suas férias. O professor deve intermediar esse
momento, perguntando com entusiasmo o que as crianças fizeram e tentando
incentivar, em cada uma, a oralidade e comunicação.
|
Árvore dos Sonhos
|
|||
1. Representar
uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede.
2. Em cima da
árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre questões
ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será tratado
durante o bimestre, trimestre... Ex.: Como gostaríamos que fosse...?
3. Cada
criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho -
que é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o
assunto em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na
árvore dos sonhos.
4. Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for
trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre
o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.
|
Da Confusão à Ordem
|
1. O
professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a
organização em sala de aula.
2. Pedir para
que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu
companheiro do lado (esta atividade gerará um caos).
3. Depois
pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças
perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido.
4. O
professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a
organização é essencial.
|
Á partir da dinâmica acima, o professor pode abordar e construir com a turma as regras de grupo : Quais, como e porque?
Fonte: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/105/artigo246129-3.asp
O
país imaginário - Normas e Regras para Alunos
Essa dinâmica para o inicio
de ano letivo tem por objetivo levar
as alunos a perceberem que os direitos também são baseados em necessidades.
Desenvolve o relacionamento interpessoal, comunicação e responsabilidade.
Materiais: Folhas de papel;
marcadores.
Procedimento: Os professores
dividem as os alunos em grupos de 5 e lêem o seguinte texto:
"Imagina que
descobriras um novo país, onde ninguém tinha vivido antes, e onde não havia
leis nem regras. Tu e os outros membros do teu grupo serão os pioneiros nesta
nova terra. Não sabes que tipo de estatuto vais ter lá.”
Individualmente, o aluno escreve
uma lista com três direitos que pensa serem essenciais para toda as pessoas que
vão habitar este país.
Assim, o professor pede para
as pessoas partilharem o que escreveram e concordarem numa lista de 10 direitos
que o grupo ache que devam ser garantidos.
Eles deverão dar um nome ao
país e escrever numa grande folha de papel juntamente com a sua lista.
Cada grupo apresenta a sua
lista aos outros estudantes.
Se houver direitos que
surjam repetidos o professor ou educador deverá assinalar com uma cruz.
Depois de todos os grupos
terem apresentado, o professor pede para as pessoas encontrarem (se houver)
direitos que se contradigam.
Dicas:
Questões para discussão:
Será que esta lista pode ser
totalmente racionalizada?
Poderão direitos semelhantes
estar agrupados em conjunto?
Quão perto da realidade
estará esta lista?
No que o grupo se baseou
para construir a lista?
Como ocorreu o trabalho nos
grupos?
Como avaliam a atividade?
Que lições e aprendizagens
podem levar desta vivência?
Observar se os alunos tem
boa imaginação e se ocorreu identificação entre os participantes da dinâmica.
ESCRAVOS DE JÓ
Objetivo: o entrosamento para o sucesso
das atividades. ( Boa para alunos maiores, que já tenham boa coordenação e
lateralidade e adultos)
Formar um círculo – todos de pé
cantarão a música escravos de Jô, porém ao invés de moverem algum objeto o
movimento será feito com o próprio corpo.
Combinar antecipadamente que o movimento se dará através de
pulos com os dois pés juntos iniciando para a direita.
Então ao cantar:
Escravos de Jó – pular para a direita
jogavam caxangá – pular para a direita
Tira – pular para a esquerda
põe, – pular para a direita
deixa ficar… – ficar parado
Guerreiros – pular para a direita
com guerreiros- pular para a direita
fazem zigue – pular para a direita
zigue – pular para a esquerda
zá – pular para a direita
jogavam caxangá – pular para a direita
Tira – pular para a esquerda
põe, – pular para a direita
deixa ficar… – ficar parado
Guerreiros – pular para a direita
com guerreiros- pular para a direita
fazem zigue – pular para a direita
zigue – pular para a esquerda
zá – pular para a direita
QUE MÚSICA VOCÊ É?
Objetivo: Propiciar a apresentação dos alunos de forma descontraída;
Levar os participantes a identificarem seus ritmos e gêneros musicas, assim como refletirem sobre a importância de respeitar as preferências alheias.(indicada para alunos de ciclo II)
Procedimentos: Solicitar aos alunos que escolham dentre as músicas que conhecem e gostam um trecho que, de alguma forma, o represente.
Cada um deve cantar o trecho escolhido para a turma.
O professor/dinamizador da atividade tem o papel de sondar se todos já ouviram aquela música, quem é o cantor(a), qual gênero musical, por que foi escolhida, se alguém não gosta, etc.
A regra é não repetir as músicas já apresentadas e respeitar as preferências dos colegas.
Com todos devidamente apresentados pedir que sistematizem no papel criando um cartaz de sua apresentação.
Com todos os cartazes prontos criar um painel para sala de aula: “Somos como músicas”.
Levar os participantes a identificarem seus ritmos e gêneros musicas, assim como refletirem sobre a importância de respeitar as preferências alheias.(indicada para alunos de ciclo II)
Procedimentos: Solicitar aos alunos que escolham dentre as músicas que conhecem e gostam um trecho que, de alguma forma, o represente.
Cada um deve cantar o trecho escolhido para a turma.
O professor/dinamizador da atividade tem o papel de sondar se todos já ouviram aquela música, quem é o cantor(a), qual gênero musical, por que foi escolhida, se alguém não gosta, etc.
A regra é não repetir as músicas já apresentadas e respeitar as preferências dos colegas.
Com todos devidamente apresentados pedir que sistematizem no papel criando um cartaz de sua apresentação.
Com todos os cartazes prontos criar um painel para sala de aula: “Somos como músicas”.
Dinâmica: " do balão"
Objetivo: Reflexão
Material:balões
palitos de dentes uma caixa de bombons ou algum outro prêmio
Procedimento: entrega-se um balão para cada participante e em seguida um palito de dentes, pede-se para todos se espalharem e diz o seguinte: _ganha esta caixa de bombons quem conseguir ficar com o balão sem estourar.
Procedimento: entrega-se um balão para cada participante e em seguida um palito de dentes, pede-se para todos se espalharem e diz o seguinte: _ganha esta caixa de bombons quem conseguir ficar com o balão sem estourar.
Sem
que o instrutor mande todos os participantes correm para estourar os balões dos
adversários para ganhar a caixa de bombons, mas geralmente não sobra nenhum
balão. Depois o instrutor pergunta: em que momento eu mandei vocês estourarem
os balões dos colegas ? E fica com a caixa ou distribui.
Outra Versão:
Procedimento: Distribui-se um balão cheio para cada participante e um palito de dentes. A regra da brincadeira é: Quem ficar até o final sem ter seu balão estourado é o vencedor. Dá-se o tempo de um minuto. Geralmente os participantes estouram o balão uns dos outros, ficando poucos ou nenhum vencedor.
Outra Versão:
Procedimento: Distribui-se um balão cheio para cada participante e um palito de dentes. A regra da brincadeira é: Quem ficar até o final sem ter seu balão estourado é o vencedor. Dá-se o tempo de um minuto. Geralmente os participantes estouram o balão uns dos outros, ficando poucos ou nenhum vencedor.
Moral da história:
Todos poderiam ter sido vencedores pois em momento algum
foi dada a regra de que deveriam ter estourado o balão do outro. Pense antes de
agir!!
O que penso ou sinto sobre…
Inspirado em conteúdos
transversais a ser trabalhados ao longo do ano, escolha imagens extraídas de
revistas ou jornais: animais em extinção, diferentes profissionais em ação,
crianças numa fila de vacinação, mesa com alimentos saudáveis, indivíduos em
situações precárias de vida, produtos tecnológicos modernos, mulher grávida,
entre outras. Entregue uma para cada aluno e peça que escrevam o que sentem ou
pensam sobre a imagem. Isso possibilitará conhecer o nível do texto com relação
a coesão, coerência, adequação gramatical e ortográfica e vocabulário. Além
disso, você vai conhecer gostos, sentimentos, histórias de vida e percepção de
mundo dos adolescentes.
Recomendado para: 5ª à 8ª série
Recomendado para: 5ª à 8ª série
Meu nome é…
Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda. Peça que cada uma identifique seu nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes diferentes. Quando todas já estiverem com crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as crianças de acordo com as afinidades. Na etapa seguinte, peça aos alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome. Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural. Com os alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas preferências
Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda. Peça que cada uma identifique seu nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes diferentes. Quando todas já estiverem com crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as crianças de acordo com as afinidades. Na etapa seguinte, peça aos alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome. Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural. Com os alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas preferências
Quem é meu professor?
Organize uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor. Divida-os em grupos e solicite que elaborem questões como se fossem repórteres. Diga que as perguntas podem ser sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde mora, por exemplo. Prontas as questões, sente-se num local da sala onde todos possam vê-lo bem para respondê-las. Avise que todos deverão trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem. Assim, eles prestam atenção. Na próxima aula, sorteie algumas crianças para ler a produção escrita e peça que as demais avaliem e complementem se necessário. Proponha essa atividade depois de promover a apresentação e o reconhecimento do espaço físico da escola (a seguir).
Recomendado para: 1ª à 4ª séries (ciclo I e II)
Organize uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor. Divida-os em grupos e solicite que elaborem questões como se fossem repórteres. Diga que as perguntas podem ser sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde mora, por exemplo. Prontas as questões, sente-se num local da sala onde todos possam vê-lo bem para respondê-las. Avise que todos deverão trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem. Assim, eles prestam atenção. Na próxima aula, sorteie algumas crianças para ler a produção escrita e peça que as demais avaliem e complementem se necessário. Proponha essa atividade depois de promover a apresentação e o reconhecimento do espaço físico da escola (a seguir).
Recomendado para: 1ª à 4ª séries (ciclo I e II)
Turismo na escola
Se a sua turma for de 1ª a 4ª série, divida os alunos em grupos. Esse é um bom momento para integrar os novatos. Deixe-os junto aos veteranos, que devem se comportar como verdadeiros guias e anfitriões. Em cada folha de papel, descreva um local da escola, coloque os textos em uma caixa e organize um sorteio. Cada grupo retira um papel e tenta adivinhar qual é o local descrito. Em seguida, desafie os grupos a encontrar os locais sorteados. Chegando ao destino, os alunos desenham o ambiente com o máximo de detalhes, escrevem o nome dos funcionários que trabalham lá e a sua função. De volta à classe, os grupos trocam observações e registros e expõem suas produções. Num segundo momento, peça a eles que produzam um mapa da escola (com a sua ajuda, é claro) numa folha de cartolina. Em cada local específico do mapa, os desenhos são fixados. Estimule os grupos, nos dias seguintes, a visitar as dependências que ainda não foram percorridas. Em turmas de 5ª a 8ª séries, a garotada pode
fotografar esses lugares e fazer entrevistas mais longas com os funcionários. Nesse caso, você não precisa fazer o mapa e pode pedir textos detalhados sobre os diversos “pontos turísticos” da escola.
Recomendado para: 1ª à 8ª séries; ciclo I,II e III.
Se a sua turma for de 1ª a 4ª série, divida os alunos em grupos. Esse é um bom momento para integrar os novatos. Deixe-os junto aos veteranos, que devem se comportar como verdadeiros guias e anfitriões. Em cada folha de papel, descreva um local da escola, coloque os textos em uma caixa e organize um sorteio. Cada grupo retira um papel e tenta adivinhar qual é o local descrito. Em seguida, desafie os grupos a encontrar os locais sorteados. Chegando ao destino, os alunos desenham o ambiente com o máximo de detalhes, escrevem o nome dos funcionários que trabalham lá e a sua função. De volta à classe, os grupos trocam observações e registros e expõem suas produções. Num segundo momento, peça a eles que produzam um mapa da escola (com a sua ajuda, é claro) numa folha de cartolina. Em cada local específico do mapa, os desenhos são fixados. Estimule os grupos, nos dias seguintes, a visitar as dependências que ainda não foram percorridas. Em turmas de 5ª a 8ª séries, a garotada pode
fotografar esses lugares e fazer entrevistas mais longas com os funcionários. Nesse caso, você não precisa fazer o mapa e pode pedir textos detalhados sobre os diversos “pontos turísticos” da escola.
Recomendado para: 1ª à 8ª séries; ciclo I,II e III.
Espírito de Equipe
Objetivo: confiança que temos que ter no
amigo, espírito de equipe e valorização de pessoas.
Pedir para o grupo de posicionar um de costas para o outro,
ombro a ombro. Em seguida pedir para que cada dupla se abaixe até o chão sem
colocar as mãos no chão. Alguns vão cair, outros vão conseguir.
Moral da história: Sem confiança não há sucesso! falar da confiança que temos que ter no amigo, sobre o espírito de equipe e valorização das pessoas.
Moral da história: Sem confiança não há sucesso! falar da confiança que temos que ter no amigo, sobre o espírito de equipe e valorização das pessoas.
Recomendado para qualquer série ou grupo.
Painel de boas vindas interativo:
Muitos professores do 1°ciclo do ensino fundamental passam
horas desenhando murais e painéis para ornamentar a sala de aula. Já os
docentes do 2°ciclo raramente se preocupam com isso. Sugerimos que haja um
equilíbrio e que o acolhimento seja interativo e esteja presente em todas as
classes.
A
VIAGEM
Objetivos:Levantar as expectativas dos
alunos em relação ao ano letivo;Acolher o novo grupo; Ornamentar a sala de
aula de maneira significativa.
Procedimento:O professor afixa na parede da
sala um painel com uma paisagem de fundo. No mesmo deve estar escrito: Sejam
bem-vindos a viagem do saber!
A paisagem de fundo pode ser: um
mar, de céu e nuvens, floresta, etc...
A proposta é construir o painel
com o grupo.
·
Sendo
paisagem marítima, propor que cada aluno faça a dobradura de um barco e
imaginem a viagem decorando-o livremente e escrevendo uma palavra ou frase o
que espera alcançar durante a mesma, ou seja, quais são suas expectativas em
relação ao ano letivo.
·
Sendo
celeste podem ser confeccionados pequenos aviões de papel.
·
O
fundo florestal permite que cada um escolha um animal ou planta com o qual se
identifica e construa da mesma forma: dobrando, recortando, colando...
O importante é que os alunos
expressem seus sentimentos e desejos. Com tudo pronto oportunizar um momento
agradável onde cada um prenderá o que construiu no painel de boas-vindas
interativo, apresentando-se à turma.
O Lago de leite
(Despertar no aluno o
prazer do trabalho em conjunto e a importância da ação
individual na
contribuição com o todo.
O professor poderá falar um pouco sobre o trabalho na série, para que as crianças entendam a importância do envolvimento de todos para a realização do mesmo).
Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite, então pediu para que cada um dos residentes do local levassem apenas 1 copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. O rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e não de leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "No meio de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém vai notar..."
Questionar com as crianças: Que valor faltou para que a idéia do rei se completasse?
Após a discussão, seria interessante que os alunos construíssem algo juntos, como por exemplo: o painel da sala. A sala pode ser decorada com um recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de mãos dadas, como uma corrente.
O MESTRE MANDOU
Objetivos: Os alunos farão comparações cada vez mais rápidas quando estiverem pensando na peça que se encaixe em todas as condições dos atributos ditados pela professora. Preparação: Material: Uma caixa de Blocos Lógicos, composto por quarenta e oito blocos geométricos, composto de quatro tipos de “figuras”: círculo, triângulo, quadrado e retângulo; que variam em três cores: azul, vermelho e amarelo; em dois tamanhos: pequeno e grande; e em duas espessuras: fina e grossa.
Desenrolar: Os alunos deverão encontrar a peça que obedeça à seqüência de comandos estabelecida pela professora. A seqüência poderá ser iniciada com os atributos: círculo, azul e grosso. Os alunos escolherão a peça correspondente. O comando seguinte é mudar para a cor vermelha. Eles selecionarão um círculo grosso e vermelho. Em seguida, devem mudar para a espessura fina. Então, um círculo vermelho e fino deverá ser selecionado.
A professora poderá continuar acrescentando comandos ou apresentar uma seqüência pronta. Faça depois o processo inverso. Os alunos serão apresentados a uma nova seqüência de comandos, já com a última peça. Eles deverão reverter os comandos para chegar à peça de partida.
Conclusão: A atividade é essencial para o entendimento das operações aritméticas, principalmente a adição como inverso da subtração e a multiplicação como inverso da divisão.
Dança da laranja: Formam-se alguns casais para a dança. Uma laranja é colocada entre as testas de cada par. Os casais devem dançar, sem tocar na laranja com as mãos. Se a laranja cair no chão, o casal é desclassificado. A música prossegue até que fique só um casal.
Dança das cadeiras: Forma-se um círculo com tantas cadeiras quantos forem os participantes menos uma. Os assentos ficam voltados para fora. Coloca-se música e todos dançam em volta das cadeiras. Quando a música parar, cada um deve sentar numa cadeira. Um participante vai sobrar e sair da brincadeira. Tira-se uma cadeira e a dança recomeça.
Vence quem conseguir sentar-se na última cadeira.
Objetivos: Os alunos farão comparações cada vez mais rápidas quando estiverem pensando na peça que se encaixe em todas as condições dos atributos ditados pela professora. Preparação: Material: Uma caixa de Blocos Lógicos, composto por quarenta e oito blocos geométricos, composto de quatro tipos de “figuras”: círculo, triângulo, quadrado e retângulo; que variam em três cores: azul, vermelho e amarelo; em dois tamanhos: pequeno e grande; e em duas espessuras: fina e grossa.
Desenrolar: Os alunos deverão encontrar a peça que obedeça à seqüência de comandos estabelecida pela professora. A seqüência poderá ser iniciada com os atributos: círculo, azul e grosso. Os alunos escolherão a peça correspondente. O comando seguinte é mudar para a cor vermelha. Eles selecionarão um círculo grosso e vermelho. Em seguida, devem mudar para a espessura fina. Então, um círculo vermelho e fino deverá ser selecionado.
A professora poderá continuar acrescentando comandos ou apresentar uma seqüência pronta. Faça depois o processo inverso. Os alunos serão apresentados a uma nova seqüência de comandos, já com a última peça. Eles deverão reverter os comandos para chegar à peça de partida.
Conclusão: A atividade é essencial para o entendimento das operações aritméticas, principalmente a adição como inverso da subtração e a multiplicação como inverso da divisão.
Dança da laranja: Formam-se alguns casais para a dança. Uma laranja é colocada entre as testas de cada par. Os casais devem dançar, sem tocar na laranja com as mãos. Se a laranja cair no chão, o casal é desclassificado. A música prossegue até que fique só um casal.
Dança das cadeiras: Forma-se um círculo com tantas cadeiras quantos forem os participantes menos uma. Os assentos ficam voltados para fora. Coloca-se música e todos dançam em volta das cadeiras. Quando a música parar, cada um deve sentar numa cadeira. Um participante vai sobrar e sair da brincadeira. Tira-se uma cadeira e a dança recomeça.
Vence quem conseguir sentar-se na última cadeira.
Fonte: http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/dinamicas-de-apresentacao-grupos-equipes-como-fazer-dicas-textos-videos.php
Como é meu colega
Diga à classe que todos vão ganhar um “retrato”. Pregue na parede uma folha de papel Kraft da altura da criança. Posicione o aluno de modo que fique encostado na folha e, com um lápis, desenhe o contorno do corpo dele. Estimule a turma a dizer como é o cabelo, o rosto, se usa óculos etc. Durante a atividade, repita muitas vezes o nome do aluno, para que os colegas memorizem. Faça o “retrato” de todos. Por fim, peça a um colega que desenhe o seu contorno, repetindo o processo de observação, para que as crianças também se familiarizem com você. Pendure os desenhos na parede e elogie o grupo. Nos dias seguintes, logo na entrada, pergunte à classe quem é cada um dos colegas desenhados e se ele está presente. Se estiver, ganha uma salva de palmas. Deixe os papéis expostos por algum tempo. É importante para os pequeninos que suas produções permaneçam ali até eles se sentirem pertencentes ao grupo e ao ambiente. Recomendado para: Educação Infantil
Os materiais que vamos usar: Esconda na sala sacos ou embrulhos contendo materiais diversos que farão parte
do cotidiano da meninada. Pode ser, por exemplo, livros, jogos, pincel, tesoura
ou um pouco de argila. Peça às crianças que procurem, em duplas, pelos objetos.
Isso já estimula a cooperação entre elas. Oriente a busca dizendo “quente”, se
o que procuram está perto, “morno”, se está a uma distância média, ou “frio”,
quando estiver longe. Depois que todos os pacotes forem encontrados, pergunte
que atividades podem ser feitas com os materiais e aproveite para explicar
melhor a função de cada um. Mostre como e onde eles ficarão guardados, chamando
a atenção para a importância de manter o ambiente de trabalho sempre bem
organizado. Recomendado para: Educação
InfantilDiga à classe que todos vão ganhar um “retrato”. Pregue na parede uma folha de papel Kraft da altura da criança. Posicione o aluno de modo que fique encostado na folha e, com um lápis, desenhe o contorno do corpo dele. Estimule a turma a dizer como é o cabelo, o rosto, se usa óculos etc. Durante a atividade, repita muitas vezes o nome do aluno, para que os colegas memorizem. Faça o “retrato” de todos. Por fim, peça a um colega que desenhe o seu contorno, repetindo o processo de observação, para que as crianças também se familiarizem com você. Pendure os desenhos na parede e elogie o grupo. Nos dias seguintes, logo na entrada, pergunte à classe quem é cada um dos colegas desenhados e se ele está presente. Se estiver, ganha uma salva de palmas. Deixe os papéis expostos por algum tempo. É importante para os pequeninos que suas produções permaneçam ali até eles se sentirem pertencentes ao grupo e ao ambiente. Recomendado para: Educação Infantil
Recomendado para: 1ª à 8ª
séries
Direitos e deveresJá nos primeiros dias, estabelecer os famosos combinados pode evitar problemas e garantir um bom relacionamento ao longo do ano. Comece discutindo com a garotada o que espera do ano que se inicia e qual a melhor maneira de trabalhar em grupo para alcançar esses objetivos. Formule com todos (e escreva no quadro) a continuação das seguintes frases: “Temos direito a…” e “Somos todos responsáveis por…”. Lembre-se de que a declaração de direitos e deveres deve ser inspirada nas normas gerais da escola – que os alunos precisam conhecer – e ser focada no que deve ser feito, e não no que é proibido. A etapa seguinte é descobrir o que as outras turmas da escola combinaram. A troca de informação, além de enriquecer os tratados feitos por eles, promove a integração com colegas de outras classes. Ao terminar, peça a cada um que copie os tratados e cole na agenda. Assim, o texto estará sempre à mão. Além disso, os estudantes podem produzir dois grandes cartazes em cartolina para pendurar na parede da classe.
O que vamos aprender
Todo ano é a mesma coisa: o que esperar da série que se inicia? Uma situação desconhecida sempre dá um friozinho na barriga. Para baixar a ansiedade da meninada, registre no quadro algumas dúvidas e expectativas do grupo sobre o trabalho na nova classe e convide alguns estudantes da série seguinte para respondê-las. Deixe que falem livremente sobre as suas impressões e vivências como ex-aluno da série. Esse intercâmbio, logo no início, deixa a turma mais tranqüila e segura e valoriza a cooperação e a interação entre diferentes classes.
Recomendado para: 1ª à 8ª séries
Todo ano é a mesma coisa: o que esperar da série que se inicia? Uma situação desconhecida sempre dá um friozinho na barriga. Para baixar a ansiedade da meninada, registre no quadro algumas dúvidas e expectativas do grupo sobre o trabalho na nova classe e convide alguns estudantes da série seguinte para respondê-las. Deixe que falem livremente sobre as suas impressões e vivências como ex-aluno da série. Esse intercâmbio, logo no início, deixa a turma mais tranqüila e segura e valoriza a cooperação e a interação entre diferentes classes.
Recomendado para: 1ª à 8ª séries
O que penso ou sinto sobre…
Inspirado em conteúdos transversais a ser trabalhados ao longo do ano, escolha imagens extraídas de revistas ou jornais: animais em extinção, diferentes profissionais em ação, crianças numa fila de vacinação, mesa com alimentos saudáveis, indivíduos em situações precárias de vida, produtos tecnológicos modernos, mulher grávida, entre outras. Entregue uma para cada aluno e peça que escrevam o que sentem ou pensam sobre a imagem. Isso possibilitará conhecer o nível do texto com relação a coesão, coerência, adequação gramatical e ortográfica e vocabulário. Além disso, você vai conhecer gostos, sentimentos, histórias de vida e percepção de mundo dos adolescentes.
Recomendado para: 5ª à 8ª séries
Inspirado em conteúdos transversais a ser trabalhados ao longo do ano, escolha imagens extraídas de revistas ou jornais: animais em extinção, diferentes profissionais em ação, crianças numa fila de vacinação, mesa com alimentos saudáveis, indivíduos em situações precárias de vida, produtos tecnológicos modernos, mulher grávida, entre outras. Entregue uma para cada aluno e peça que escrevam o que sentem ou pensam sobre a imagem. Isso possibilitará conhecer o nível do texto com relação a coesão, coerência, adequação gramatical e ortográfica e vocabulário. Além disso, você vai conhecer gostos, sentimentos, histórias de vida e percepção de mundo dos adolescentes.
Recomendado para: 5ª à 8ª séries
O que vou aplaudir?
Organize os alunos em duplas e selecione temas para ser discutidos. Por exemplo: Brasil, reciclagem de lixo, internet, camisinha, desemprego, Sol, música. Escreva a lista no quadro-negro e em pedaços de papel, que são colocados num saquinho. Cada dupla sorteia um, vai até a lousa e diz se aplaude ou não o tema sorteado. Peça que cada um justifique sua opinião. Um deve complementar a fala do outro expressando tudo o que sabem sobre o assunto. Com essa atividade, você poderá avaliar o conhecimento do grupo, seu nível de expressão e argumentação e descobrir quais são seus interesses. Essas informações serão valiosas para o seu planejamento.
Recomendado para: 5ª à 8ª séries
Organize os alunos em duplas e selecione temas para ser discutidos. Por exemplo: Brasil, reciclagem de lixo, internet, camisinha, desemprego, Sol, música. Escreva a lista no quadro-negro e em pedaços de papel, que são colocados num saquinho. Cada dupla sorteia um, vai até a lousa e diz se aplaude ou não o tema sorteado. Peça que cada um justifique sua opinião. Um deve complementar a fala do outro expressando tudo o que sabem sobre o assunto. Com essa atividade, você poderá avaliar o conhecimento do grupo, seu nível de expressão e argumentação e descobrir quais são seus interesses. Essas informações serão valiosas para o seu planejamento.
Recomendado para: 5ª à 8ª séries
Círculo Fechado
Objetivo: exclusão dos colegas
O Professor pede a dois ou três alunos que saiam da sala por alguns instantes.
Combinar com grupo que fica que eles devem formar um círculo apertado com os braços entrelaçados e não deixar de forma nenhuma os outros (que estão fora da sala) entrar neste círculo.
Enquanto o grupo se arruma o Professor combina com os que estão fora que eles devem entrar na sala tentar se integrar ao grupo que está lá.
Depois de alguns minutos de tentativa, discutir com o grupo como se sentiram não deixando ou não conseguindo entrar no grupo.
Muitas vezes formamos verdadeiras “panelas” e não deixamos outras pessoas entrar e se sentir bem no nosso meio.
Objetivo: exclusão dos colegas
O Professor pede a dois ou três alunos que saiam da sala por alguns instantes.
Combinar com grupo que fica que eles devem formar um círculo apertado com os braços entrelaçados e não deixar de forma nenhuma os outros (que estão fora da sala) entrar neste círculo.
Enquanto o grupo se arruma o Professor combina com os que estão fora que eles devem entrar na sala tentar se integrar ao grupo que está lá.
Depois de alguns minutos de tentativa, discutir com o grupo como se sentiram não deixando ou não conseguindo entrar no grupo.
Muitas vezes formamos verdadeiras “panelas” e não deixamos outras pessoas entrar e se sentir bem no nosso meio.
Grande Abraço
Coloque
uma música de fundo e peça para que os alunos andem aleatoriamente.
Sem seguida peça para que formem duplas e após pedir para que se abracem. Devem voltar a caminhar só que agora em duplas. Como próximo comando pedir para que as duplas se abracem formando grupos de quatro integrantes e assim sucessivamente até formar um grande abraço com toda a turma.
Sem seguida peça para que formem duplas e após pedir para que se abracem. Devem voltar a caminhar só que agora em duplas. Como próximo comando pedir para que as duplas se abracem formando grupos de quatro integrantes e assim sucessivamente até formar um grande abraço com toda a turma.
Espírito de Equipe
Objetivo: confiança que temos que ter no amigo, espírito de
equipe e valorização de pessoas.
Pedir
para o grupo de posicionar um de costas para o outro, ombro a ombro. Em seguida
pedir para que cada dupla se abaixe até o chão sem colocar as mãos no chão.
Alguns vão cair, outros vão conseguir.
Fechar falando da confiança que temos que ter no amigo, sobre o espírito de equipe e valorização das pessoas.
Fechar falando da confiança que temos que ter no amigo, sobre o espírito de equipe e valorização das pessoas.
Chega mais
Objetivo: O objetivo dessa dinâmica é a aproximação com as
pessoas, conquistar confiança e principalmente o respeito.
Os
alunos deverão andar soltos pela sala ou pátio ouvindo uma música. O Professor
dará os comandos no momento em que pausar a música. Poderá iniciar pedindo que
cada um cumprimente com um aperto de mãos o colega que estiver à sua frente. A
música volta a tocar e ao pausá-la novamente poderá pedir que cumprimente o
colega que está à sua frente dando tapinhas no ombro ou nas costas, e assim por
diante até terminar em um forte abraço.
Referências:
http://paixaodeeducar.blig.ig.com.br/
http://educaja.com.br/2008/01/primeiro-dia-de-aula-dinamicas.html
http://wwwideiasdalu.blogspot.com.br/2012/01/dinamicas-de-socializacao.html
http://educaja.com.br/2008/01/primeiro-dia-de-aula-dinamicas.html
http://wwwideiasdalu.blogspot.com.br/2012/01/dinamicas-de-socializacao.html
Todas as atividades são para o Primeiro dia de aula dos alunos
ResponderExcluirAtividades para o Primeiro dia de aula
Atividades Quem é meu professor
Atividades Turismo na escola
Atividades Direitos e deveres
Atividades para as turmas de EJA
Parabéns pelo lindo trabalho...Feliz 2014...
ResponderExcluirOlá muito bons teus trabalhos pedagógicos, parabens
ResponderExcluirParabéns! Vendo seus trabalhos dar para perceber que gosta do que faz! Sou professora e amo minha profissão!
ResponderExcluirParabéns! Vendo seus trabalhos dar para perceber que gosta do que faz! Sou professora e amo minha profissão!
ResponderExcluir