PLANO DE AEE PARA EDUCANDO - 2012
NOME: .....
IDADE:
12 ANOS SÉRIE: 5º ANO TURNO: VESPERTINO
ESCOLA: ......
PROFESSORA DO AEE: ...........
PROFESSORA DO ENSINO REGULAR: .........
AGENTE DE ATIVIDADE EM ED. ESPECIAL : .........
Problema
levantado após um ESTUDO DE CASO relativo ao educando:
- Diagnóstico apresentado pelo educando de Deficiência
Mental Leve a Moderada;
- Dificuldade na leitura, na prática de escrita;
- Dificuldade em relatar por escrito suas opiniões, na
interpretação oral e escrita, na ordenação de ideias.
* Nas demais questões cognitivas, motoras e
comportamentais não apresenta grandes dificuldades .
OBJETIVOS:
·
Produzir pequenos textos que aprimorem a sua
imaginação e criatividade;
·
Ampliar as habilidades de memorização;
·
Aprimorar a linguagem, a construção da língua escrita,
comunicação e interpretação;
·
Aperfeiçoar sua potencialidade de atenção e
concentração.
ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO:
Período de Atendimento: Durante todo o ano letivo.
Frequência: 2 vezes na semana
Tempo de Atendimento: 1 hora cada atendimento
Composição do
atendimento: 1 atendimento Individual / 1 atendimento em dupla
ATIVIDADES A SEREM
DESENVOLVIDAS :
·
Atividades
envolvendo situações-problemas;
·
Expressão
Artística: desenhos, pinturas, modelagens, montagens, dramatizações,...
·
Práticas
Diversificadas de escrita e ou produções textuais envolvendo LUDICIDADE,
sequência de fatos, roteiros como referência, etc.
·
Atividades
com músicas: apreciação musical, cantos, interpretação de letras de músicas,
utilização de instrumentos musicais, construções de paródias a partir de música
conhecida,...
·
Trabalho
com Literatura Infantil: leitura e interpretação oral e escrita, interpretação
de imagens, recontos, livros sensoriais, ...
·
Jogos
de Mesa envolvendo frases, palavras, descrição de figuras, ...
·
Softwares
Educacionais;
·
Prática
de descrição, narração, reconto de situações vividas e significativas ao
educando, através de aulas-passeio, atividades extra-curriculares,...
MATERIAIS A SEREM PRODUZIDOS:
·
Instrumentos Musicais;
·
Quebra-cabeças;
·
Caixa de sapato com histórias em sequência;
·
Dominó por temas (animais, família, profissões,
frutas...);
·
Jogos de Memória Temáticos.
Adequações de materiais:
Não haverá necessidade de
adequações.
Materiais a serem adquiridos:
·
Livros de Literatura Infantil;
·
Folhas de E.V.A
PROFISSIONAIS
ENVOLVIDOS QUE RECEBERÃO ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA DO AEE:
·
Professora de sala de aula;
·
Equipe Técnico-pedagógica;
AVALIAÇÃO
A observação e avaliação
do aluno será realizada durante o desenvolvimento do trabalho, verificando-se
os resultados que vão sendo alcançados, reestruturando os objetivos, se
necessário.
O processo avaliativo
será realizado mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento individual
do aluno, sendo correlato aos objetivos propostos neste planejamento.
Esse plano foi montado na FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS ministrada pelo CEMESPI com os integrantes do grupo: Andréa Regina Marques Padilha
Marcelo
Sá Britto de Freitas
Cláudia Sá Britto de Freitas
Cristiane Mara Moreira
Obrigada pela dica.
ResponderExcluirOlá, Andréia muito bom o seu plano.Que bom que você compartilhou com outras pessoas que assim como eu são iniciantes, estamos aprendendo como aprimorar a nossa prática para fazer o melhor pelos nossos alunos. Parabéns!
ResponderExcluirGostei, muito bom e eficiente, trabalhar com jogos além de ser lúdico e criativo, os alunos sempre gostam.
ResponderExcluirGostei muito de poder compartilhar essa leitura com outras pessoas, é sempre bom adquirirmos mais conhecimentos e podermos compartilha los.
ResponderExcluirMuito bom sou iniciante em uma sala de recurso e mim ajudou muito.bjos e continui postando as suas ideias.
ResponderExcluirBoa noite Andréa! Obrigada por compartilhar suas ideias e experiências, toda sua postagem será de muita utilidade para meu aluno TGD. Que Deus lhe cubra de bênçãos, lhe permitindo sempre dividir, num mundo onde todos só querem somar.
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluirGostei bastante desse plano.
ResponderExcluirObrigada!
Me inpirou a compor meu PAEE. Estou iniciando em SAAI.
ResponderExcluirGostaria de receber atividades de língua portuguesa para alunos com deficiência intelectual.
ResponderExcluirGostei muito do que vê no seu sit
ResponderExcluirGostei muito do que vê no seu sit
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa, conteúdo riquíssimo.
ResponderExcluirQuero parabenizar por essa açao fazendo nos perceber que é possível sim obtermos resultados significativos com nossos alunos.
ResponderExcluirParabéns, envolvendo nossos alunos, levando-os a construção de sua autonomia.
ResponderExcluirMUITO BOM! OBREGADA!!
ResponderExcluirRiquíssimo esse material chegou na hora certa.Estava precisando mesmo de mas ideias devido pra melhorar o desempenho dos alunos.que aprezenr essa dificuldades
ResponderExcluirBom dia! Parabéns e muito obrigada, os materiais são excelentes. Será que você não tem algo sobre a inclusão no Ensino Superior, estou fazendo estágio em uma faculdade, não estou encontrando material para embasar meu relatório. se tiver e puder compartilhar, agradeço muito!
ResponderExcluirQuero agradecer muito pois foi de suma importância principalmente os materiais
ResponderExcluir