Planejar práticas educativas para respeitar e valorizar a diversidade humana implica na planificação das ações para organizar o fazer pedagógico. Para concretizar essa meta é fundamental que as tecnologias digitais passem a operar como catalisadores de estratégias de equidade sociodigital. Para auxiliá-lo na planificação dessas ações projetadas para mediar a aproximação das tecnologias digitais e PNEs é importante assumir uma concepção da aprendizagem que se processa na interação social.
Em uma das formações que realizei em 2011, tive como tarefa realizar um
estudo de caso com um PNE, para depois construir um Plano de Ação Pedagógica,
isto é, um plano de atendimento educacional especializado. Socializo com vocês a minha produção:
Plano de ação que montei na FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS promovida pela UFRGS , realizada á distância em 2011.
1. Título
JOGOS
INTERATIVOS COMO FORMA DE AUTONOMIA E APRENDIZAGEM2. Localização
SALA MULTIFUNCIONAL E LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA
ESCOLA BÁSICA PREFEITO ALBERTO WERNER - Itajaí SC
3. Tema
O CONHECIMENTO ATRAVÉS DO ACESSO VIRTUAL AOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM.
4. Objetivos
- Desenvolver a autonomia, noções
psicomotoras e matemáticas, a expressão criativa, atenção, memória com o
intuito de elevar a baixa auto-estima de educandos com comprometimento
cognitivo e de linguagem;
-
Estimular nos educandos o exercício do raciocínio lógico, através da utilização
de objetos de aprendizagem, priorizando o gosto de aprender a partir do lúdico;
-
Interagir na Sala Multifuncional e Laboratório de Informática da Unidade
escolar com seus pares, favorecendo a linguagem e comunicação;
-
Oportunizar o processo inclusivo no ensino regular.
5. Justificativa
Conceitualmente, Objeto de aprendizagem (OA) é uma unidade de instrução/ensino reutilizável. De acordo com o Learning Objects Metadata Workgroup, objetos de aprendizagem (Learning Objects) podem ser definidos por "qualquer entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado suportado por tecnologias".
Os OAs possibilitam a
criação de cenários digitais, facilitando a exploração e explanação dos
conteúdos. Assim, torna-se possível o uso de ferramentas relacionadas com
diferentes mídias, como, por exemplo, os jogos, ou mesmo seus componentes como
música, desenhos, gráficos etc, usados como estratégia para a aprendizagem de
conteúdos variados.
Muitos alunos possuem dificuldades em compreender e raciocinar sobre o que está sendo proposto em uma determinada situação-problema. Notando-se uma grande dificuldade na área da linguagem, da comunicação com o outro, da atenção, concentração e dificuldades de raciocínio lógico optou-se por um plano de ação envolvendo as tecnologias acessíveis, para viabilizarem acesso a diversos tipos de objetos de aprendizagem que atrairão o aluno com necessidades especiais à aprendizagem, proporcionando-o interagir com seus pares e consequentemente ampliando a sua comunicação.
Organizando um trabalho conjunto entre o Atendimento Educacional Especializado e o ensino regular e contando com a utilização dos objetos de aprendizagem propostos, espera-se avançar em um melhor desempenho e raciocínio na resolução de problemas envolvendo TODOS os educandos da Unidade Escolar.
6. Metodologia
De início foi
realizado um estudo de caso que possibilitou uma visão mais detalhada dos
educandos do quarto ano, principalmente de um aluno portador de necessidades
especiais.
W.F.C,sexo masculino, 11 anos, apresenta
deficiência auditiva considerável (usa aparelho), não fala, tem comprometimento
motor acentuada devido a Síndrome de Ossos de Cristais- Osteogênese Imperfeita
que gera ossos frágeis e quebradiços, deficiência intelectual diagnosticada
como Déficit Cognitivo Moderado e Autismo. É uma criança que pelo seu quadro
clínico, estaria fadada ao insucesso, ao isolamento.
Mas é um caso tão
cativante que tornou-se o gerador desse plano de ação. W. comunica-se através
de gestos, balbucios e visualização de imagens (fazemos uso de Comunicação
Alternativa com ele ), em alguns momentos desconcentra-se entrando em
esteriotipias e maneirismos (sinais do Autismo ), ás vezes percebe-se que ele
não conseguiu ouvir, não pode participar de atividades que envolvam correr,
pular, agachar, jogar...mas é extremamente interessado, participativo e socializado
com seu grupo e ADORA utilizar o computador!
Atividade 1-
REALIZAÇÕES DE ATIVIDADES COM OS SITES POISSOROUGE E ZAC BROWSER, BEM
COMO OUTROS SITES INTERATIVOS PESQUISADOS PELA PROFESSORA DO AEE EM DUPLA, NOS
ATENDIMENTOS DA SALA MUTIFUNCIONAL.
Atividade 2- Durante a aula de informática, que ocorrerá
uma vez por semana todos os alunos do quarto ano, terão acesso aos objetos de
aprendizagem dos sites já explorados com o ANEE nos atendimentos, acessarão
várias atividades lúdicas, jogos e desafios lógicos. Atividades essas hora mediadas pelas professoras, hora sem
intervenções para que se tornem desafiantes, problematizadoras aos educandos.
Atividade 3- Atividades criativas planejadas pelas
professoras envolvendo outras ferramentas e recursos computacionais como:
PAINT – Para
desenvolver a motricidade , criatividade, noções gerais de grandeza, posição,
cores, lateralidade, distância, tamanhos...
APÓS USO DOS SITES
INTERATIVOS ATIVIDADES DE RECORTE ,COLAGEM, EDIÇÃO DE FIGURAS SELECIONADAS DOS
ARQUIVOS DO COMPUTADOR, DESENHOS LIVRES, CRIAÇÕES VARIADAS DOS EDUCANDOS.
ÁUDIO-LIVRO – Com o
programa AUDACITY, gravar áudios com os educandos referentes a nomes,
conceitos, letras, cores...para a cada atendimento ouvirmos e favorecer a
memória.Criação coletiva de histórias e
gravações .
Pesquisa de imagens e
informações nos sites de busca e internet.
7. Recursos
7.1. Infra-estrutura de informática
USO DE UM COMPUTADOR, INSTALAÇÃO DE INTERNET, TECLADO COLMÉIA, FONES DE OUVIDO, OBJETOS DE APRENDIZAGEM DOS SITES :
7.2. Ferramentas
computacionais
FERRAMENTAS E
RECURSOS INCLUIDOS NO PLANO: PAINT , ÁUDIO-LIVRO – Com o programa AUDACITY, Consulta
a INTERNET, GOOGLE IMAGENS, etc.8. Cronograma
Ano
letivo de 2012 – Durante todo o ano, com avaliação de resultados ao final do
primeiro e segundo semestre
Jan
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Fev
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Mar
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Abr
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Mai
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Jun
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Jul
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Ago
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Set
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Out
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Nov
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Dez
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Ativ 1
(descrição da atividade) |
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Ativ 2
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Ativ 3
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DEZEMBRO – Avaliação Final do Plano
9. Acompanhamento dos Resultados
Ao final desse processo espera-se que:
· Os educandos apresentem melhor destreza manual, iniciativa, criatividade para interagir nos sites propostos;
· Adquiram maior conhecimento das ferramentas virtuais existentes no computador e se utilizem delas em outros trabalhos escolares e ou pesquisas;
· Aprimorem suas habilidades cognitivas e capacidades de comunicação;
· Exerçam autonomia para escolherem seus desafios, aprendendo com eles;
· A equipe de professores da instituição educativa implemente e execute o plano de ação citado, nas aulas no Laboratório de Informática, envolvendo TODOS os alunos.
· A professora do AEE e demais profissionais envolvidos, troquem experiências, discutam resultados mensalmente através de encontros promovidos na Unidade escolar.
Parabéns pelo belíssimo trabalho.Amei,as atividades desenvolvidas por vocês ,pois nos ajudam e incetivam em nossas atividades também.Obrigada!
ResponderExcluirGostei muito do seu trabalho, parabéns!
ResponderExcluirGostei do seu blog, está me ajudando muito, obrigada.
ResponderExcluirPARABÉNS PELO TRABALHO, VERNÁCULO APROPRIADO PARA QUEM QUER AVANÇAR NO CAMPO EPISTEMOLÓGICO,ABORDANDO O ASSUNTO COM CLAREZA.
ResponderExcluirEDNILSON MORAES
(ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO)
Eu gostei muito do seu plano de ação parabéns pelo seu trabalho. Eum também sou especialista em AEE. E trabalho com os alunos do aee.
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