PROJETO EM ANDAMENTO 2016

PROJETO EM ANDAMENTO 2016
Visitem no Facebook

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Modelo de Plano de AEE para Deficiência Intelectual






PLANO DE AEE PARA EDUCANDO - 2012
NOME: .....
IDADE: 12 ANOS      SÉRIE: 5º ANO          TURNO: VESPERTINO
ESCOLA: ......
PROFESSORA DO AEE: ...........
PROFESSORA DO ENSINO REGULAR: .........
AGENTE DE ATIVIDADE EM ED. ESPECIAL : .........


Problema levantado após um ESTUDO DE CASO relativo ao educando:

- Diagnóstico apresentado pelo educando de Deficiência Mental Leve a Moderada;
- Dificuldade na leitura, na prática de escrita;
- Dificuldade em relatar por escrito suas opiniões, na interpretação oral e escrita, na ordenação de ideias.

* Nas demais questões cognitivas, motoras e comportamentais não apresenta grandes dificuldades .


OBJETIVOS:
·        Produzir pequenos textos que aprimorem a sua imaginação e criatividade;
·        Ampliar as habilidades de memorização;
·        Aprimorar a linguagem, a construção da língua escrita, comunicação e interpretação;
·        Aperfeiçoar sua potencialidade de atenção e concentração.

ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO:
Período de Atendimento:  Durante todo o ano letivo.
Frequência: 2  vezes  na semana
Tempo de Atendimento: 1 hora cada atendimento
Composição do atendimento:  1 atendimento Individual /  1 atendimento em dupla

ATIVIDADES  A SEREM DESENVOLVIDAS :
·        Atividades envolvendo situações-problemas;
·        Expressão Artística: desenhos, pinturas, modelagens, montagens, dramatizações,...
·        Práticas Diversificadas de escrita e ou produções textuais envolvendo LUDICIDADE, sequência de fatos, roteiros como referência, etc.
·        Atividades com músicas: apreciação musical, cantos, interpretação de letras de músicas, utilização de instrumentos musicais, construções de paródias a partir de música conhecida,...
·        Trabalho com Literatura Infantil: leitura e interpretação oral e escrita, interpretação de imagens, recontos, livros sensoriais, ...
·        Jogos de Mesa envolvendo frases, palavras, descrição de figuras, ...
·        Softwares Educacionais;
·        Prática de descrição, narração, reconto de situações vividas e significativas ao educando, através de aulas-passeio, atividades extra-curriculares,...

MATERIAIS  A SEREM PRODUZIDOS:
·        Instrumentos Musicais;
·        Quebra-cabeças;
·        Caixa de sapato com histórias em sequência;
·        Dominó por temas (animais, família, profissões, frutas...);
·        Jogos de Memória Temáticos.
Adequações de materiais:
            Não haverá necessidade de adequações.
Materiais a serem adquiridos:
·        Livros de Literatura Infantil;
·        Folhas de E.V.A

PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS QUE RECEBERÃO ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA DO AEE:
·         Professora de sala de aula;
·         Equipe Técnico-pedagógica;

AVALIAÇÃO
A observação e avaliação do aluno será realizada durante o desenvolvimento do trabalho, verificando-se os resultados que vão sendo alcançados, reestruturando os objetivos, se necessário.
O processo avaliativo será realizado mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento individual do aluno, sendo correlato aos objetivos propostos neste planejamento.



Esse plano foi montado na FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS ministrada pelo CEMESPI com os integrantes do grupo: Andréa Regina Marques Padilha
Marcelo Sá Britto de Freitas
 Cláudia Sá Britto  de Freitas
Cristiane Mara Moreira




19 comentários:

  1. Olá, Andréia muito bom o seu plano.Que bom que você compartilhou com outras pessoas que assim como eu são iniciantes, estamos aprendendo como aprimorar a nossa prática para fazer o melhor pelos nossos alunos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gostei, muito bom e eficiente, trabalhar com jogos além de ser lúdico e criativo, os alunos sempre gostam.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de poder compartilhar essa leitura com outras pessoas, é sempre bom adquirirmos mais conhecimentos e podermos compartilha los.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom sou iniciante em uma sala de recurso e mim ajudou muito.bjos e continui postando as suas ideias.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Andréa! Obrigada por compartilhar suas ideias e experiências, toda sua postagem será de muita utilidade para meu aluno TGD. Que Deus lhe cubra de bênçãos, lhe permitindo sempre dividir, num mundo onde todos só querem somar.

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante desse plano.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Me inpirou a compor meu PAEE. Estou iniciando em SAAI.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de receber atividades de língua portuguesa para alunos com deficiência intelectual.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela iniciativa, conteúdo riquíssimo.

    ResponderExcluir
  10. Quero parabenizar por essa açao fazendo nos perceber que é possível sim obtermos resultados significativos com nossos alunos.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, envolvendo nossos alunos, levando-os a construção de sua autonomia.

    ResponderExcluir
  12. Riquíssimo esse material chegou na hora certa.Estava precisando mesmo de mas ideias devido pra melhorar o desempenho dos alunos.que aprezenr essa dificuldades

    ResponderExcluir
  13. Bom dia! Parabéns e muito obrigada, os materiais são excelentes. Será que você não tem algo sobre a inclusão no Ensino Superior, estou fazendo estágio em uma faculdade, não estou encontrando material para embasar meu relatório. se tiver e puder compartilhar, agradeço muito!

    ResponderExcluir
  14. Quero agradecer muito pois foi de suma importância principalmente os materiais

    ResponderExcluir