Dois Blogs Fantásticos para inspirar profissionais que trabalham no AEE. Parabenizo esses profissionais e recomendo a você visitante que visite-os:
Retirado do Blog TERAPIA OCUPACIONAL INFANTIL JOHANNA MELO
FRANCO
Fonte: http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br/search/label/Brincadeiras%20de%20Imita%C3%A7%C3%A3o%20para%20crian%C3%A7as%20Autistas
Fonte: http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br/search/label/Brincadeiras%20de%20Imita%C3%A7%C3%A3o%20para%20crian%C3%A7as%20Autistas
- Em todas
as brincadeiras, os olhos do adulto deverão estar no mesmo nível do olhar da
criança.
- “Vou pegar nome da criança”(frases curtas e simples) - brincar de “pegar”, fazer cócegas, abraçar. Repetir várias vezes e parar. Se a criança , de alguma forma, pedir que o adulto repita a brincadeira, o adulto deve repetir.
- Soprar bolas de sabão ,balão
- Pião – demonstrar para a criança, repetir, parar, esperar que ela peça por mais. No início, aceitar qualquer tentativa de comunicação.
- Brinquedos com sons / luzes – deixar a criança explorar, depois brincar com ela, em turnos.
- Fantoches de animais – o adulto deve fazer uma voz diferente; imitar o som do animal; dizer o nome do animal. O fantoche beija a criança, abraça, se esconde, dá tchau, bate palmas.
- Músicas - aproveitar o interesse da criança e dançar com ela, segurando suas mãos, pulando, balançando
( se a criança mais tarde imitar os seus, ótimo !).
- Bola – jogar ou rolar para a criança e ensiná-la a jogar/ rolar a bola de volta (talvez sejam necessários dois adultos) . Quando ela souber jogar para outra pessoa, jogar outros brinquedos, como carrinhos.
- Livro - mostrar figuras , apontando para a figura e para a criança, sucessivamente.
- Surpresa! – coloque vários objetos/ brinquedos num saco e ao retirá-los, exagere a surpresa. Quando a criança se interessar, ela e o adulto retiram em turnos.
- Surpresa! 2 - esconda objetos/brinquedos pela casa e procure-os com a criança. Quando encontrá-los, exagere a surpresa.
- Imitar a criança em brincadeiras menos óbvias ( aqui também são necessários dois objetos ) : falar ao telefone, colocar o boné, colocar um objeto na cabeça, pentear o cabelo, brincar de “comidinha”etc.
- Brincar com bonecos – dar comida, banho, pentear, colocar para dormir, sentar na cadeira, entrar na casa, sair etc.
Fonte: Monica Accioly – Mão Amiga
- “Vou pegar nome da criança”(frases curtas e simples) - brincar de “pegar”, fazer cócegas, abraçar. Repetir várias vezes e parar. Se a criança , de alguma forma, pedir que o adulto repita a brincadeira, o adulto deve repetir.
- Soprar bolas de sabão ,balão
- Pião – demonstrar para a criança, repetir, parar, esperar que ela peça por mais. No início, aceitar qualquer tentativa de comunicação.
- Brinquedos com sons / luzes – deixar a criança explorar, depois brincar com ela, em turnos.
- Fantoches de animais – o adulto deve fazer uma voz diferente; imitar o som do animal; dizer o nome do animal. O fantoche beija a criança, abraça, se esconde, dá tchau, bate palmas.
- Músicas - aproveitar o interesse da criança e dançar com ela, segurando suas mãos, pulando, balançando
( se a criança mais tarde imitar os seus, ótimo !).
- Bola – jogar ou rolar para a criança e ensiná-la a jogar/ rolar a bola de volta (talvez sejam necessários dois adultos) . Quando ela souber jogar para outra pessoa, jogar outros brinquedos, como carrinhos.
- Livro - mostrar figuras , apontando para a figura e para a criança, sucessivamente.
- Surpresa! – coloque vários objetos/ brinquedos num saco e ao retirá-los, exagere a surpresa. Quando a criança se interessar, ela e o adulto retiram em turnos.
- Surpresa! 2 - esconda objetos/brinquedos pela casa e procure-os com a criança. Quando encontrá-los, exagere a surpresa.
- Imitar a criança em brincadeiras menos óbvias ( aqui também são necessários dois objetos ) : falar ao telefone, colocar o boné, colocar um objeto na cabeça, pentear o cabelo, brincar de “comidinha”etc.
- Brincar com bonecos – dar comida, banho, pentear, colocar para dormir, sentar na cadeira, entrar na casa, sair etc.
Fonte: Monica Accioly – Mão Amiga
Atividade com Músicas para Autistas
Retirado do Blog Autismo no Amazonas
http://www.autismonoamazonas.com/search/label/Atividades%20Pedag%C3%B3gicas
As pessoas com autismo têm dificuldades na imaginação e na percepção do mundo, mas não quer dizer que não entendam o que se passa ao seu redor e que não tenha essa capacidade. Nosso trabalho enquanto pais e profissionais é estimulá-los. O importante é que tenhamos uma coleção de histórias e músicas. A sugestão é que comecemos com aquelas de personagens que eles gostem e que exija uma ação por parte da criança. Estamos disponibilizando a atividade da música “Eu tirei o dó da minha viola” para ser trabalhadas com pessoas com autismo e outras deficiências.
PASSO-A-PASSO DA ATIVIDADE
A atividade é composta em folhas soltas, na seqüência da música, onde em cada folha tem a imagem com a letra da música referente à imagem. A cada seqüência da música vamos mostrando a folha por vez. Esta música, “Eu tirei o dó da minha viola”, exige uma identificação de objetos e ações por parte da criança, como o gesto de dormir, rezar, comer mingau, falar, sorrir, laranja é muito bom, silêncio e é bom camarada. Pois desta forma a criança será estimulada a fazer o gesto proposto e entenderá que a música tem uma seqüência.
Essas músicas podem ficar dispostas numa pasta sanfonada e fora da pasta ficar as fotos identificando cada música que contém na pasta. Com o tempo a criança pode escolher qual música quer cantar e ouvir.
Esta sugestão de atividade foi dada por uma mãe que nos explicou que todas as terapeutas e professoras aplicam com sua filha.
Esta atividade é ótima para ser aplicada com os alunos na escola de ensino regular, centros de atendimento Educacional Especializado em salas de recursos multifuncionais, salas de terapias e outros.
Esta atividade é ótima para ser aplicada com os alunos na escola de ensino regular, centros de atendimento Educacional Especializado em salas de recursos multifuncionais, salas de terapias e outros.
PASSO-A-PASSO DA ATIVIDADE
A atividade é composta em folhas soltas, na seqüência da música, onde em cada folha tem a imagem com a letra da música referente à imagem. A cada seqüência da música vamos mostrando a folha por vez. Esta música, “Eu tirei o dó da minha viola”, exige uma identificação de objetos e ações por parte da criança, como o gesto de dormir, rezar, comer mingau, falar, sorrir, laranja é muito bom, silêncio e é bom camarada. Pois desta forma a criança será estimulada a fazer o gesto proposto e entenderá que a música tem uma seqüência.
Essas músicas podem ficar dispostas numa pasta sanfonada e fora da pasta ficar as fotos identificando cada música que contém na pasta. Com o tempo a criança pode escolher qual música quer cantar e ouvir.
Sugestão: Você pode trabalhar com as imagens no computador ou ipad, usando a mesma idéia, a cada imagem você vai cantando e estimulando para ele fazer os gestos.
Obs: Este material deve ser plastificado para garantir uma maior durabilidade. A música está disponibilizada em imagens, em sua maioria, em preto e branco, pois o custo da impressão será menor e você poderá desenvolver atividades de pintura com a criança. Estas imagens foram montadas por nós, em formato de imagens para colorir, portanto imprima e comece a aplicar com seu filho/aluno/paciente.
Não autorizamos blogs, sites e outros meios de divulgação a reproduzirem esta postagem. Nossas postagens estão disponibilizadas a profissionais, pais e a todos de forma gratuita e sem propagandas para serem aplicadas diretamente com autistas e outras deficiências.
Por Joaquim Melo e Ana Maria Nascimento
Blog Autismo no Amazonas - Fonte:
http://www.autismonoamazonas.com/search/label/Atividades%20Pedag%C3%B3gicas
Atividades Pedagógicas de Cores e Formas Geométricas para autistas
2ª - Depois que o aluno conseguir fazer as atividade em cores por vez, desenvolva então com duas cores ao mesmo tempo na mesma folha.3ª - Depois de ter exercitado nas etapas anteriores, trabalhe agora com as quatros cores as mesmo tempo na mesma folha.
4ª - Nesta última etapa também propomos o trabalho com as quatros cores ao mesmo tempo na folha, a diferença é que as cores não estão ordenadas exigindo um grau maior de dificuldade.
Veja que foram usados materiais reaproveitados como as tampas e palitos de plásticos, que aparentemente não serviriam para fazer nada além de poluir as ruas. Fica a diga de uma forma de uso didático desses materiais.
Não é tão simples ensinarmos cores e formas geométricas para alunos com autismo, porém é possível desenvolver este aprendizado de maneira didádica e prazerosa. Por isso, estamos compartilhando com pais e profissionais que trabalham com pessoas com autismo, esta experiência desenvolvida com nosso filho, o Ulisses, e outros alunos. Em pouco tempo já estamos vendo progresso, pois ele expressa o aprendizado fazendo todas as atividades de forma correta.
As cores e formas geométricas já na Educação Infantil fazem parte do currículo escolar dentro do conteúdo de matemática. Este conteúdo faz parte do nosso dia-a-dia por isso é tão importante ensinarmos aos nossos pequenos. Quando trabalhamos cores estamos também ensinando a criança a classificar. E o ato de aprendermos a classificar a partir das cores faz com que a criança perceba no mundo e na natureza os pequenos detalhes da beleza da vida. A idéia é fazer com que o aluno com autismo consiga generalizar este aprendizado e servirá de porta de entrada para outras vias do conhecimento.
Esta atividade ensina as cores primarias como o azul, vermelho, amarelo e verde com materiais de tampa de diversas garrafas inclusive a de Pet. As formas geométricas são trabalhadas com tampinhas de pet e palitos de picolé de plásticos coloridos. De forma intuitiva o aluno, logo de início consegue entender a atividade.
Passo-a-passo da Atividade: Formas geométricas e cores
Para esta atividade temos o quadrado, retângulo e triângulo impresso na folha A4 cada forma nas quatros cores que são Vermelho, azul, verde e amarelo, estas folhas são plastificadas para melhor durabilidade. Aqui são usados palitos de plasticos coloridos(da kibon do picolé Frutilly), também pode ser usado de outras marcas e de palito de madeira pintado. O tamanho dos lados das formas devem ter o mesmo dos palitos usados. O aluno deve sobrepor cada palito em cima dos lados das formas conforme as cores. No retângulo foi usado dois palitos nos lados maiores.
Atividade do Círculo com tampas de pet. A técnica usada é a mesma, basta fazer o desenho no mesmo tamanho das tampas de Pet, cada circunfência formada de vários círculos representados por cada tampa.
Atividade de Cores com tampas variadas com Velcro. Notem que a idéia agora é trabalhar só cores de forma generalizada, pois estamos usando tampas de vários tamanhos, para que seja entendido que a relação feita é a cor não importando o tipo de tampa. obs: os quadrados demarcados na folha neste momento não denota uma forma geométrica e sim o lugar onde a peça deve ser colocada. Esta atividade deve ser desenvolvida em etapas.
1ª - comece com uma cor em cada folha separada.
2ª - Depois que o aluno conseguir fazer as atividade em cores por vez, desenvolva então com duas cores ao mesmo tempo na mesma folha.3ª - Depois de ter exercitado nas etapas anteriores, trabalhe agora com as quatros cores as mesmo tempo na mesma folha.
4ª - Nesta última etapa também propomos o trabalho com as quatros cores ao mesmo tempo na folha, a diferença é que as cores não estão ordenadas exigindo um grau maior de dificuldade.
Veja que foram usados materiais reaproveitados como as tampas e palitos de plásticos, que aparentemente não serviriam para fazer nada além de poluir as ruas. Fica a diga de uma forma de uso didático desses materiais.
Muito importante que você aplique as atividades propostas, pois os resultados certamente surgirão.
Por Joaquim Melo e Ana Maria Nascimento
adorei!!!
ResponderExcluirNossa que legal, sei que poderei ajudar muito um aluno autista que tenho. Parabéns.
ResponderExcluirNossa, fiquei encantada com sua imaginação e seu material, obrigada por contribuir com o aprendizado de pessoas que necessitam do seu trabalho!!
ResponderExcluirTenho um aluno autista adorei as atividades, com música, cores e formas geométricas.
ResponderExcluirATIVIDADES MUITO SIGNIFICATIVAS. GOSTEI E VOU DESENVOLVER COM MEU ALUNO AUTISTA
ResponderExcluirPreciso de atividades que possam ser desenvolvidas com meu aluno de 18 anos...
ResponderExcluirPor favor me ajude!!!
Excelentes dicas!!!
ResponderExcluirAmei tudo de bom! muitas graças...
ResponderExcluirTudo de bom! amei...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns! Trabalho maravilhoso.
ResponderExcluirParabéns! Trabalho maravilhoso.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirMUITO BOM! PARABÉNS PELO TRABALHO E POR NOS AJUDAR DE FORMA TÃO PRAZEROSA.
ResponderExcluir