PROJETO EM ANDAMENTO 2016

PROJETO EM ANDAMENTO 2016
Visitem no Facebook

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Matemática para Autistas

Mais uma sugestão interessante retirada do Blog Autismo no Amazonas
Confiram!

Fonte: http://www.autismonoamazonas.com/2010/08/atividade-de-matematica-para-alunos-com.html




Atividade de Matemática para Alunos com Autismo


Nesta atividade pedagógica apresentarei mais um recurso de aprendizagem com o enfoque na matemática. Esta atividade foi pensada levando em consideração o interesse restritivo do aluno com autismo. Para saber mais leia a postagem Acessibilidade e Autismo - Materiais Pedagógicos publicada neste blog.


Primeiro conheça quais as preferências do aluno, por exemplo, nesta atividade usei figuras do Pica-pau, shrek, Xuxa, Ben 10, Era do gelo, Bob Esponja, Ivete Sangalo e carros, pois parte do sucesso da atividade está na escolha da temática que deve ser de acordo com o interesse do aluno em questão.

O objetivo é trabalhar:

• Cores;

• Números;
• Seqüência numérica;
• Identificação dos personagens

Os materiais usados:



• Papel cartão nas cores vermelha, azul, amarelo, verde e branco;
• Figuras de personagens (que podem ser adquiridas em revista, encarte de lojas de brinquedos e internet);
• Bolas nas quatro cores primárias (essas bolas podem ser feitas com jornal amassado e coberto com fita colorida)
• Velcro

A confecção :

1-Recorte o papel cartão branco no tamanho 50cm x 50cm, essa vai ser a base (se preferir use papelão);
2-Cada quadrado que compõe a atividade tem 2cm de altura e 7cm x 7cm de tamanho, distribuídos nas quatro cores.
3-No fundo do quadrado cole as figuras distribuindo-as de forma que elas possam se repetir. Foi usadas figuras do Pica-paushrekXuxaBen 10Era do gelo, Bob EsponjaIvete Sangalo carros.
4-No centro de cada quadrado na parte superior cole um pedaço de velcr
o, onde vão ser grudados os números.
5-Recorte o papel cartão branco no tamanho de 2cm x 3cm, cole no verso, pedaço de velcro e na frente numere de 1 a 20.
6-No centro do tabuleiro vai ficar um quadrado maior de 14cm x 14cm onde serão dispostos os números, bolas e tampas de pet.

Observe a figura ao lado para seguir como modelo.

O nome da atividade é “Cada número no seu quadrado”.


O desenvolvimento:

1- Disponha a atividade para que os alunos possam explorar, visualizando-a e ao mesmo tempo chamando a atenção para a atividade.
2- Peça para identificarem os personagens e se o aluno não verbaliza, neste momento aponte e fale o nome de cada personagem.



3- Der a bola de uma cor e peça para 

colocar no quadrado de mesma cor, também pode pedir para colocar em um quadrado de um personagem específico.



4- Com os números peça para o aluno grudá-los nos quadrados de forma ordenada. Explore a atividade conforme o nível do aluno. Se o mesmo não conhece os números, entregue cada número na mão dele pedindo para grudar no local indicado por você e vai identificando cada um. Também se preferir pode usar tampas de pet para usar nos quadrados

pedindo ao aluno para significar ou relacionar o número com a quantidade.
Para cada nível de aprendizagem do aluno use o grau de dificuldade adequado.
Experimente fazer seu material, aplique a Atividade de Matemáticacom seu filho/aluno/paciente com autismo. Depois compartilhe conosco os resultados alcançados.

Use a sua experiência e criatividade.

Boa sorte!


Joaquim Melo.

2 comentários:

  1. nossa vc nem imagina comoestou procurando por isso...a dias...pois falam o qé autismo,mas não comotrabalhar demaneira prática...muito,muito,muito obrigada... espero manter contato c vc...pois visitarei o seu blog semanalmente!! que Deus te abençoe muito!

    ResponderExcluir