1. A Superdotação é um fenômeno
raro.
MITO. Ocorre em cerca de 5 % da
população! Uma a cada vinte pessoas é superdotada. Muitas dessas escondidas por
aí, sem que ninguém saiba de sua habilidade especial. Consideramos superdotado
(ou portados de alta capacidade) aquele que apresenta uma ou múltiplas
habilidades intelectuais inequivocamente acima da média (não podendo explicar
essa superioridade apenas por estudo ou treinamento).
2- Existem Superdotados de ambos os sexos e
todas as classes sociais
VERDADE. A superdotação é um
fenômeno democrático. Ocorre em todas as culturas, épocas, etnias, sexos e
classes sociais. No entanto, em família com maior poder aquisitivo a percepção
da habilidade, assim com a utilização dela é superior, dando a falsa impressão
que ela ocorre mais entre as classes sociais A e B. Aliás, o estereótipo do
magrelo de óculos também é errôneo. Existem superdotados gordinhos, fortes,
cabeludos, altos, baixos, como ou sem miopia, etc...
3- As pessoas superdotadas têm elevado Q.I.
MITO. Os testes de Q.I. são
limitados na captura dos superdotados. Isso, pois avaliam apenas alguns
aspectos da cognição e habilidades mentais humanas. Alguns superdotados têm
fantástica habilidade artística, esportiva, social, criativa, não abordada
nesse tipo de testagem. Pessoas com alta pontuação em testes como esse têm uma
boa chance de ser um superdotado intelectual, no entanto o rendimento normal no
teste não afasta com segurança essa possibilidade. O teste mostra muitos
falso-negativos (pessoas brilhantes em determinados aspectos que tiram notas
dentro da média). Por isso identificamos um superdotado pelo seu histórico, sua
habilidade, pela opinião de familiares e professores, etc...
4- “Superdotado” e “gênio” são coisas
diferentes.
VERDADE.
Superdotado é quem tem uma capacidade específica ou múltipla superior, já o
gênio é aquele que conseguiu dar uma contribuição grandiosa para a humanidade.
São coisas bem diferentes. Um tem um grande potencial, outro tem uma grande
realização. Muitos superdotados não são gênios, pois não tiveram oportunidade
ou engajamento suficiente, por exemplo. Da mesma forma, existem gênios
superdotados e não superdotados, pois muitas realizações grandiosas são frutos
de perseverança, doação ou mesmo sorte.
5- Superdotados são sempre bons alunos.
MITO. Alguns são excelentes alunos,
outros medianos, outros alunos ruins. Isso se explica pois, muitas vezes, falta
estímulo específico, o aluno sente-se desmotivado e pode até considerar a
escola comum entediante. Alguns superdotados têm dificuldade de seguir regras,
podem se sentir diferentes do grupo e manifestar certa vulnerabilidade social.
Tudo depende do caso, de que tipo de habilidade está em destaque. As matérias e
o método de pontuação (nota) muitas vezes não contemplam o diferencial
intelectual daquele aluno especificamente. O aluno com alta capacidade precisa
frequentemente de apoio pedagógico diferenciado para atingir todo
desenvolvimento de seu potencial peculiar. Por isso é fundamental a
identificação desse aluno e do suporte escolar personalizado.
6- A grande maioria deles tem um futuro
brilhante.
MITO. O que chamamos de “futuro
brilhante” é fruto de várias variáveis, não só de uma capacidade mental acima
da média. De modo geral, a vantagem intelectual tende a levar as pessoas para
boas universidades, bons empregos, grandes realizações, etc. Mas não ocorre
sempre assim... Muitos talentos são pouco reconhecidos e muitas pessoas,
infelizmente, não tem oportunidades, não são bem aconselhadas ou mesmo não tem
sorte de estar no lugar certo na hora certa. Quantas pessoas você conhece com
uma capacidade subaproveitada por estar no emprego errado? E se o Messi
nascesse em uma aldeia indígena tradicional e nunca tivesse visto uma bola de
futebol? Sucesso depende de uma junção complexa de ocorrências aonde a
inteligência e talento são apenas parte do processo.
7- Superdotados podem ser muito ruins em
determinadas atividades intelectuais.
VERDADE. A superdotação exige
algum aspecto acima da média, não precisam ser todos. Em alguns casos a pessoa
pode ser brilhante em alguma coisa e péssima em outras. Tem autista, por
exemplo, com franca dificuldade social que apresentam imensa habilidade de
memória, ou numérica, ou para desenho, chamamos de síndrome de Asperger
(autismo de alto funcionamento). Os desvios do desenvolvimento ocorrem para
mais (superdotação) e podem ocorrer para menos (deficiência), sendo que o
processo pode coexistir na mesma pessoa. O que os superdotados têm de forma
mais ou menos semelhante é muita curiosidade, certa dose de independência
intelectual e precocidade (desenvolvem habilidades antes de outras crianças).
8- O cérebro deles é maior.
MITO. O tamanho do cérebro não tem,
de modo geral, relação direta com o grau de inteligência. Oque ocorrem são
redes funcionalmente superiores, modalidades mais e melhor integradas,
comunicação mais eficiente e arborizada entre neurônios, gerando maior
velocidade de informação, melhor estratégia, melhor percepção de variáveis,
melhor capacidade de percepção antecipada de resultados, etc... A inteligência
é resultado final dessas e de outras inúmeras capacidades do cérebro humano.
9- Podemos identificar um superdotado antes da
fase escolar.
VERDADE. Crianças
intelectualmente superdotadas mostram muito interesse e curiosidade.
Desenvolvem soluções criativas e surpreendentes. São focadas (quando gostam de
determinada tarefa), tem memória boa, são geralmente precoces em alguma
modalidade do desenvolvimento, tem vocabulário geralmente diferenciado, etc...
Agora, temos que tomar cuidado no julgamento e na condução do desenvolvimento.
Muitas crianças ditas “precoces” acabam se nivelando à população média com o
passar dos anos. O mesmo pode ocorrer com os ditos “atrasados”, que podem
ultrapassar a população média. Outro risco, é em estimular demais crianças com
predisposição a superdotação e transformá-las em pequenos adultos, ou gerar
deficiências pelo super-treinamento de determinada modalidade em destaque. Com
crianças temos que ter, acima de tudo, bom senso no diagnóstico e na forma de
condução.
10 – A superdotação é, em grande
parte, genética.
VERDADE. A inteligência é fruto
do nosso código genético e de fatore ambientais, como a nutrição, ocorrência de
exposições nocivas na fase de desenvolvimento, etc... A inteligência apresenta
80 % de semelhança entre gêmeos idênticos e cerca de 40-50% entre gêmeos não
idênticos. Isso significa dizer que há um grande componente do código genético,
mas também há 20 % de questões ambientais envolvidas. Quando digo que é
genético não estou falando que necessariamente é herdado dos pais! O código
genético da criança é um misto do código do pai e da mãe e podem ocorrem
algumas mutações durante o processo de passagem. Por isso, temos pais
superdotados com filhos dentro da média e também filhos superdotados de pais
com cognição mediana.
Fonte: http://www.bemparana.com.br/noticia/243106/10-mitos-e-verdades-sobre-superdotados
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