PROJETO EM ANDAMENTO 2016

PROJETO EM ANDAMENTO 2016
Visitem no Facebook

domingo, 14 de abril de 2013

Dicas e Sugestões aos novos profissionais do AEE


Boa tarde visitante e amigo da Educação, seja ela Formal ou Especial !!!




Como ando recebendo muitos pedidos de ajuda pedagógica, dicas de como atender alunos , o quê trabalhar e como agir com Necessidades Especiais sugiro aos que me encaminharam comentários, mensagens e emails algumas coisas comuns à todos:

* Pesquisem muito...
No campo da Educação e principalmente da Educação Especial, tudo é campo para pesquisa, para planejar, experimentar, avaliar, reavaliar, replanejar antes , durante e depois da execução.
Trabalhamos com seres humanos: com crianças e adolescentes que trazem uma personalidade, uma história, distúrbios, transtornos, dificuldades de ordens variadas. Não existe fórmulas ou receitas prontas para lidar com esse público no dia-a-dia.
Sugiro no campo prático, vivências com NEEs variadas as atividades de AEE, estratégias e metodologias utilizadas  por mim nos anos de 2011( 104 publicações)  e  2012 ( 214 publicações )que estão diariamente relatadas, fotografadas (com a devida autorização dos pais) no Blog Construindo e Produzindo na Sala Multiespecial nossas Vivências Pedagógicas .

Tenho uma amiga pedagoga, psicopedagoga e Educadora Especial (professora de AEE) que possui uma bagagem de vivências práticas e teóricas incríveis. Ela também tem um Blog bem interessante para pesquisa- http://www.espacoaprendente.blogspot.com.br/search?updated-min=2013-01-01T00:00:00-02:00&updated-max=2014-01-01T00:00:00-02:00&max-results=40

Temos aqui em Itajaí/SC um Centro de Educação alternativa CEMESPI que trabalha com todos os tipos de Deficiências e conta com profissionais das várias áreas do desenvolvimento. Um pessoal competente, com muito conhecimento da Educação Especial e que divulga em seu BLOG as estratégias, atividades, objetivos do AEE em vários atendimentos (publicam inclusive vídeos dos atendimentos )

Outras fontes de pesquisa pela WEB - Espaços de muito aprendizado para nós:





  

* Estudem muito...
Há 22 anos atuo como educadora em Rede Pública e não domino nem metade do que eu gostaria de entender para colocar em prática no processo ensino-aprendizagem.Um professor/educador  não pode ter a pretensão de achar que sabe tudo e que a sua verdade é a absoluta. Em tempos de Neuropsicopedagogia, neuropedagogia precisamos ter humildade, estarmos abertos às discussões construtivas, às novas propostas de ensino e estudar muito, muito, muito... Quem entra nessa profissão precisa ter certeza de que  é isso que quer, na minha humilde opinião.


* Estabeleçam contato com profissionais da Psicologia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia e Fisioterapia- tirem dúvidas, observem atendimentos de seus alunos, peçam orientações...

* Acolham os pais,  os professores do ensino formal, seus alunos com NEEs - Estabeleçam laços de confiança, segurança para que no futuro possam exigir responsabilidades...
Procurem vestir a pele do outro, entender as suas limitações, as suas dores para humanizar as relações e os atendimentos...

Como diria o mestre:




Nenhum comentário:

Postar um comentário