Querido Visitante,
Encontrei um Site - PSICOSOL com várias sugestões maravilhosas de jogos, brincadeiras, apostilas para baixar. Não deixem de visitar.
Compartilho abaixo duas das sugestões do site que irei aplicar no Apoio Pedagógico que ministro em minha Unidade Escolar:
Confusões entre as letras b/d e p/q frequentemente
acontecem no início do processo de alfabetização. Uma maneira de auxiliar as
crianças é realizar atividades em que as semelhanças e diferenças entre as
letras sejam apresentadas.
Você vai precisar:
- massa de modelar;
- imagens para ajudar na associação.
Procedimento:
Junto com a criança faça com massa de modelar duas
linhas. Uma na vertical e outra na horizontal (observe a imagem).
Após, diga para a criança fazer as letras, também com
massa de modelar, e, observando a direção em que elas foram feitas nomeá-las e
colocá-las dentro do quadro da seguinte forma:
- A letra “b” no lado direito da linha vertical e abaixo
da linha horizontal.
- A letra “d” abaixo da linha horizontal e a esquerda da
linha vertical.
- A letra “q” a esquerda da linha vertical e acima da
linha horizontal.
- A letra “p” a direita da linha vertical e acima da
linha horizontal.
Para facilitar a compreensão você pode dizer: “Observe o
círculo onde você colocou (em cima, embaixo, para esquerda, para direita).
Também é muito importante utilizar imagens para auxiliar na associação (“b” de
bola é virado para direita, “d” de dinossauro é para esquerda). Se você
perceber que falar direita e esquerda complica o entendimento então tente fazer
alguma associação para a criança compreender melhor.
Esta brincadeira também pode ser feita com barbante, na
caixa de areia…
É importante salientar que não é fazendo esta atividade
uma vez que a criança não irá mais confundir essas letras. É pouco a pouco que
a criança vencerá. Em alguns casos é mais sensato começar com apenas duas
letras e conforme a criança progredir acrescentar as demais.
Este jogo é apropriado para todos os indivíduos em
processo de alfabetização ou que estejam apresentando dificuldade de
aprendizagem na leitura e na escrita.
Alguns animais podem não ser familiares aos alunos, o que
se torna uma excelente oportunidade para ampliar os conhecimentos.
Importante: Como o objetivo é
desenvolver consciência fonológica, não há preocupação
com igualdade gráfica e sim igualdade sonora. Exemplo: Girafa /jacaré.
Conheça a cartela para o jogo. É só
clicar no link abaixo e imprimir.
Modo de
preparar o jogo:
- Após a impressão colar em uma cartolina;
- Recortar as figuras individualmente.
Modo de jogar:
- Organizar duplas de jogadores;
- Espalhar as cartas com as imagens viradas para baixo;
- Cada criança, na sua vez, vira duas cartas para tentar
encontrar figuras que tenham o mesmo som inicial;
- Ganha o jogo quem conseguir o maior número de cartas.
Para encerrar, quero dizer que o jogo em si é apenas um
disparador da aprendizagem, pois o mais importante é a mediação durante o jogo.
Por um acaso parei no seu blog e olha o que encontrei... a sua indicação do meu site. Brigadāo!!! <3 Sol
ResponderExcluir