Atenção, memória sustentada:
Algumas técnicas para melhorar a atenção e memória sustentadas
1 – Quando o professor der alguma instrução, pedir ao aluno para repetir
as instruções ou compartilhar com um amigo antes de começar as tarefas.
2 – Quando o aluno desempenhar a tarefa solicitada ofereça sempre um
feedback positivo (reforço) através de pequenos elogios e prêmios que podem
ser: estrelinhas no caderno, palavras de apoio, um aceno de mão... Os feedbacks
e elogios devem acontecer SEMPRE E IMEDIATAMENTE após o aluno conseguir um bom
desempenho compatível com o seu tempo e processo de aprendizagem.
3 – NÃO criticar e apontar em hipótese alguma os erros cometidos como
falha no desempenho. Alunos com TDAH precisam de suporte, encorajamento,
parceria e adaptações. Esses alunos DEVEM ser respeitados. Isto é um direito! A
atitude positiva do professor é fator DECISIVO para a melhora do aprendizado.
4 – Na medida do possível, oferecer para o aluno e toda a turma tarefas
diferenciadas. Os trabalhos em grupo e a possibilidade do aluno escolher as
atividades nas quais quer participar são elementos que despertam o interesse e
a motivação. É preciso ter em vista que cada aluno aprende no seu tempo e que
as estratégias deverão respeitar a individualidade e especificidade de cada um.
4 – Optar por, sempre que possível, dar aulas com materiais
audiovisuais, computadores, vídeos, DVD, e outros materiais diferenciados como
revistas, jornais, livros, etc. A diversidade de materiais pedagógicos aumenta
consideravelmente o interesse do aluno nas aulas e, portanto, melhora a atenção
sustentada.
5 – Utilizar a técnica de “aprendizagem ativa” (high response
strategies): trabalhos em duplas, respostas orais, possibilidade do aluno
gravar as aulas e/ou trazer seus trabalhos gravados em CD ou computador para a
escola.
6 – Adaptações ambientais na sala de aula: mudar as mesas e/ou cadeiras
para evitar distrações. Não é indicado que alunos com TDAH sentem junto a
portas, janelas e nas últimas fileiras da sala de aula. É indicado que esses
alunos sentem nas primeiras fileiras, de preferência ao lado do professor para
que os elementos distratores do ambiente não prejudiquem a atenção sustentada.
7 – Usar sinais visuais e orais: o professor pode combinar previamente
com o aluno pequenos sinais cujo significado só o aluno e o professor
compreendem. Exemplo: o professor combina com o aluno que todas as vezes que
percebê-lo desatento durante as atividades, colocará levemente a mão sobre seu
ombro para que ele possa retomar o foco das atividades.
8 – Usar mecanismos e/ou ferramentas para compensar as dificuldades
memoriais: tabelas com datas sobre prazo de entrega dos trabalhos solicitados,
usar post-it para fazer lembretes e anotações para que o aluno não esqueça o
conteúdo.
9 – Etiquetar, iluminar, sublinhar e colorir as partes mais importantes
de uma tarefa, texto ou prova.
Tempo e processamento das informações
1 – Usar organizadores gráficos para planejar e estruturar o trabalho
escrito e facilitar a compreensão da tarefa.
Clique aqui para ver um exemplo. http://www.tdah.org.br/images/stories/GRAFICO.pdf
Clique aqui para ver um exemplo.
2 – Permitir como respostas de aprendizado apresentações orais,
trabalhos manuais e outras tarefas que desenvolvam a criatividade do aluno.
3 – Encorajar o uso de computadores, gravadores, vídeos, assim como
outras tecnologias que possam ajudar no aprendizado, no foco e motivação.
4 – Reduzir ao máximo o número de cópias escritas de textos. Permitir a
digitação e impressão, caso seja mais produtivo para ao aluno.
5 – Respeitar um tempo mínimo de intervalo entre as tarefas. Exemplo:
propor um trabalho em dupla antes de uma discussão sobre o tema com a turma
inteira.
6 – Permitir ao aluno dar uma resposta oral ou gravar, caso ele tenha
alguma dificuldade para escrever.
7 – Respeitar o tempo que cada aluno precisa para concluir uma
atividade. Dar tempo extra nas tarefas e nas provas para que ele possa terminar
no seu próprio tempo.
Organização e técnicas de estudo
1 – Dar as instruções de maneira clara e oferecer ferramentas para
organização do aluno desenvolver hábitos de estudo. Incentivar o uso de
agendas, calendários, post-it, blocos de anotações, lembretes sonoros do
celular e uso de outras ferramentas tecnológicas que o aluno considere adequado
para a sua organização.
2 – Na medida do possível, supervisionar e ajudar o aluno a organizar os
seus cadernos, mesa, armário ou arquivar papéis importantes.
3 – Orientar os pais e/ou o aluno para que os cadernos e os livros sejam
“encapados” com papéis de cores diferentes. Exemplo: material de matemática –
vermelho, material de português – azul, e assim sucessivamente. Este
procedimento ajuda na organização e memorização dos materiais.
4 – Incentivar o uso de pastas plásticas para envio de papéis e
apostilas para casa e retorno para a escola. Desta forma, todo o material
impresso fica condensado no mesmo lugar minimizando a eventual perda do
material.
5 – Utilizar diariamente a agenda como canal de comunicação entre o professor
e os pais. É extremamente importante que os pais façam observações diárias
sobre o que observam no comportamento e no desempenho do filho em casa, assim
como o professor poderá fazer o mesmo em relação às questões relacionadas à
escola.
6 – Estruturar e apoiar a gestão do tempo nas tarefas que exigem
desempenho em longo prazo. Exemplo: ao propor a realização de um trabalho de
pesquisa que deverá ser entregue no prazo de 30 dias, dividir o trabalho em
partes, estabelecer quais serão as etapas e monitorar se cada uma delas está
sendo cumprida. Alunos com TDAH apresentam dificuldades em desempenhar tarefas
em longo prazo.
7 – Ensine e dê exemplos frequentemente. Use folhas para tarefas diárias
ou agendas. Ajude os pais, oriente-os como proceder e facilitar os problemas
com deveres de casa. Alunos com TDAH não podem levar “toneladas” de trabalhos
para fazer em casa num prazo de 24 horas.
Técnicas de aprendizado e habilidades metacognitivas
1 – Explicar de maneira clara e devagar quais são as técnicas de aprendizado
que estão sendo utilizadas. Exemplo: explicar e demonstrar na prática como usar
as fontes, materiais de referência, anotações, notícias de jornal, trechos de
livro, etc.
2 – Definir metas claras e possíveis para que o aluno faça sua
autoavaliação nas tarefas e nos projetos. Este procedimento permite que o aluno
faça uma reflexão sobre o seu aprendizado e desenvolva estratégias para lidar
com o seu próprio modo de aprender.
3 – Usar organizador gráfico (clique aqui para ver) http://www.tdah.org.br/images/stories/grafico_crianca.JPG para ajudar no
planejamento, organização e compreensão da leitura ou escrita.
Inibição e autocontrole
1 – Buscar sempre ter uma postura pró-ativa. Antecipar as possíveis
dificuldades de aprendizado que possam surgir e estruturar as soluções.
Identificar no ambiente de sala de aula quais são os piores elementos
distratores (situações que provocam maior desatenção) na tentativa de manter o
aluno o mais distante possível deles e, consequentemente, focado o maior tempo
possível na tarefa em sala de aula.
2 – Utilizar técnicas auditivas e visuais para sinalizar transições ou
mudanças de atividades. Exemplo: falar em voz alta e fazer sinais com as mãos
para lembrar a mudança de uma atividade para outra, ou do término da mesma.
3 – Dar frequentemente feedback (reforço) positivo. Assinale os pontos
positivos e negativos de forma clara, construtiva, respeitosa. Este
monitoramento é importante para o aluno com TDAH, pois permite que ele
desenvolva uma percepção do seu próprio desempenho, potencial e capacidade e
possa avançar motivado em busca da sua própria superação.
4 – Permitir que o aluno se levante em alguns momentos, previamente
combinados entre ele e o professor. Alunos com hiperatividade necessitam de
alguma atividade motora em determinados intervalos de tempo. Exemplo: pedir que
vá ao quadro (lousa) apagar o que está escrito, solicitar que vá até a
coordenação buscar algum material, etc., ou mesmo permitir que vá rapidamente
ao banheiro ou ao corredor beber água. Este procedimento é extremamente útil
para diminuir a atividade motora e, muitas vezes, é ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO
para crianças muito agitadas.
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