De 2013 a 2014, não atuo mais na Sala de Recursos
Multifuncional (Motivo já compartilhado nesse BLOG), mas atuo em outra sala não
menos "especial", que atende alunos que precisam também de muito
planejamento, estudo e atenção do professor para superar suas dificuldades e
muitas vezes um histórico de fracasso escolar.
Para mim:
O Espaço de Vivência em
Alfabetização é um desafio ao profissional que o assume, um compromisso
com a comunidade escolar e um programa
oferecido com toda a preocupação de nossa rede de ensino de itajaí/sc de melhorar a qualidade e o desempenho de
nossos alunos no processo de alfabetização e letramento bem como, enfrentar o baixo rendimento escolar; prevenir
a reprovação; corrigir defasagens de alunos
em idade/série e evitar r evasões escolares.
Socializo com vocês, um pouco do que é esse
programa e um pouco do que venho realizando nesse espaço na unidade de ensino:
cepcr- centro educacional profº cacildo romagnani -itajaí/sc
Os Espaços de Vivência em Alfabetização , são salas
de aula que compõem o Programa Integrar nas Unidades Escolares da Rede
Municipal de Ensino de Itajaí e que se constituem como uma ação efetiva da
Secretaria Municipal de Educação (SME) no enfrentamento ao baixo rendimento
escolar e consequentemente na prevenção da defasagem escolar.
É considerado aluno dos Espaços de Vivências em Alfabetização aquele que
apresenta dificuldades acentuadas no processo de aprendizagem, especificamente
as relacionadas à aquisição da leitura, escrita (alfabetização/letramento) e
raciocínio lógico matemático, identificados pelo professor regente da classe de
origem na qual o aluno está matriculado. Os alunos das Classes de Alfabetização
2os e 3os anos são atendidos prioritariamente, sendo estendido este atendimento
aos alunos não alfabetizados de outros anos/séries quando se dispuserem de vagas, exceto aos do 1º ano.
Os atendimentos nos Espaços de Vivências em Alfabetização se dão
exclusivamente no contraturno das classes de origem, não sendo delas
substitutas.
Ocorrem no mínimo duas vezes por semana entre segunda- feira à
quinta-feira, com duração por atendimento não inferior à uma hora aula,
considerando para esse fim a demanda, a necessidade e a organização da UE em
parceria com seus especialistas/gestores.
O número de alunos nos Espaços de Vivências em Alfabetização não deve
ultrapassar a grupos de oito (8) alunos por horário.
Os Espaços de Vivências em Alfabetização são classes de alfabetização,
diferenciando-se das classes comuns por utilizar preferencialmente vivências
pedagógicas diferenciadas, que propiciem o vivenciar, a experimentação, a
experiência, a (re) construção de conceitos através de atividades coletivas e
individuais planejadas em
consonância com as dificuldades de aprendizagem relatadas e confirmadas através
do diagnóstico, a fim de reconduzir os alunos às situações de interação no
grupo ao qual pertencem.
As estratégias de aprendizagem preferencialmente devem privilegiar o
lúdico, a vivência, a experimentação, a experiência, a construção e a interação
das habilidades e competências da Alfabetização/Letramento e Matemática,
tornando essas classes em Ambiente Alfabetizador.
As Unidades Escolares são responsáveis em acompanhar mensalmente a
frequência dos alunos e do professor, o progresso dos alunos, como também os
desligamentos e encaminhamentos ao serviço especializado para avaliação
específica, quando houver necessidade.
Para atuar nas salas de aula denominadas Espaços de Vivência em
Alfabetização, o professor deverá ter formação inicial em Pedagogia, experiência
profissional de no mínimo três anos nas classes de alfabetização, e formação
específica na área de processos de aquisição da leitura, escrita, letramento e
matemática.
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