PROJETO EM ANDAMENTO 2016

PROJETO EM ANDAMENTO 2016
Visitem no Facebook

domingo, 11 de outubro de 2015

Jogo: Dominó da Alfabetização

Através de um único jogo, podemos criar inúmeras situações didáticas e desafios cognitivos individuais ou a pequenos grupos no processo ensino aprendizagem.


Abaixo, alguns materiais confeccionados à partir desse jogo de meu acervo pessoal, bem como momentos vivenciados e algumas explorações diferenciadas conforme o nível de hipótese de escrita dos alunos envolvidos. 









































"O jogo não é simplesmente um “passatempo” para distrair os alunos, ao contrário, corresponde a uma profunda exigência do organismo e ocupa lugar de extraordinária importância na educação escolar. Estimula o crescimento e o desenvolvimento, a coordenação muscular, as faculdades intelectuais, a iniciativa individual, favorecendo o advento e o progresso da palavra. Estimula a observar e conhecer as pessoas e as coisas do ambiente em que se vive.
Através do jogo o indivíduo pode brincar naturalmente, testar hipóteses, explorar toda a sua espontaneidade criativa. O jogar é essencial para que a criança manifeste sua criatividade, utilizando suas potencialidades de maneira integral. É somente sendo criativo que a criança descobre seu próprio eu."

Autora: Thaís Cristina Rodrigues Tezani


 

Um comentário:

  1. Boa noite!!!

    Eu sou o professor: _ Romilton. E exatamente um ano e seis meses trabalho com crianças do Primeiro ao Quinto Ano do ensino Fundamental I. Confesso que essa página mudou minha didática em diferentes aspectos pedagógicos - principalmente, na parte da didática aprendendo cada vez mais brilhantes experiências tanto pessoais na minha carreira profissional quanto na vida das minhas pequenas crianças.
    Sentindo-me encantado pelas ilustres ideias e talentosas dicas pedagógicas na vivência em sala de aula com as crianças especiais como também aquelas que possuem dificuldades de aprendizagem mediante os diversos graus que constam nas mesmas.

    ResponderExcluir