PROJETO EM ANDAMENTO 2016

PROJETO EM ANDAMENTO 2016
Visitem no Facebook

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Atividades para Coordenação Motora


Atividades para Coordenação Motora Fina


Retirado do Blog Silvana Lima - Psicopedagoga



Rastreamento é uma técnica simples para ajudar as crianças na coordenação motora fina. A técnica trabalha as habilidades motoras finas como a coordenação olho-mão e o início escrita.

A técnica é bastante simples. Você deve dar a cada criança pelo menos três cores diferentes de lápis de cor para formas, números e  letras de forma para realização da técnica de rastreamento.


Técnica rastreamento da primeira letra do nome do aluno com ajuda do pontilhado.



As crianças começam por traçar com o dedo
Em seguida, as crianças usam uma cor de lápis e traçar os contornos. Em seguida, as crianças usam a segunda cor para rastreá-lo novamente. Em seguida, eles usam a cor de terceiros para traçar os contornos mais uma vez.

-Separar objetos pequenos por cores.trabalhar o movimento pinça fina com o dedo indicador e polegar.
 
- objetos pequenos para trabalhar movimentos finos.Treinar os números e associar a quantidade.
 
- Trabalhar os movimentos finos como alinhavo,tecelagem (com a tela talagarça) ou uma cesta com fita ou emborrachado.


- Trabalhar força dos dedos indicador e polegar (abrir/fechar o pregador de roupa) para pegar objetos pequenos como bolinhas de pompom ou algodão.Mão dominante (destro ou canhoto)não tem necessita os dois lados apenas a de preferência manual do aluno.


Cartelas plastificada de pontilhados (passar o dedinho em cima,tinta ou canetinha)
Colorir com canetinha,giz de cera ou tinta moldes vazados
Placas de madeira com as letras do alfabeto(passar o dedinho ou palitinho com imã)
-Alinhavo com canudinho
-Brincadeiras com receitas de massinha caseira
-Pintura
-Brincadeiras com Massinha e contornar as cartelas plastificadas com as figuras geométricas e depois pode fazer cartelas de letras,números ou desenhos. 

Teste a sua destreza dos dedos virando um "flipper" em uma caixa.
Fortalecimento dos dedos para abrir o elástico é colocar ao redor da bola.Trabalha o planejamento motor, olho-mão, e atividade integração bilateral.

Coordenação olho-mão proporcionando maior força da mão e feedback proprioceptivo. Estas duas grandes bolas de ventosa usando um movimento fácil espremer.


Melhorar a coordenação bilateral e fortalecer os ombros.usar a força da mão e no planejamento motor para empurrar de volta ao tamanho original.Dica:o sifão sanfonado realiza o mesmo tipo de exercicio do brinquedo acima.

Jogo de dados de borracha são fáceis de ver, pegar e jogar.
Jogo de dados em duas mãos e sacudi-los para promover a coordenação bilateral, o desenvolvimento dos arcos palmar da mão.

Confeccionar um pião enquanto ela gira, incentiva o acompanhamento visual e coordenação motora fina.

Conjuntos de bolinhas coloridas magnética pode ser utilizada com a varinha magnética ou sozinho.Trabalhar a habilidade motora fina ou atividade de planejamento motor.


Dica para os bebês-um guizo que todos os bebês tem o punho pequeno o suficiente para o menor segurar e balançar.Atenção,o dedo polegar segura o brinquedo.(posicionamento deste dedo polegar é importante para arco da mão)

encaixar as bolinhas coloridas dentro do pote com vários furos do tamanho das bolas.
lata com vários furos de cores diferentes encaixar palitinhos ou canudinhos coloridos.

Alinhavo-cortar pedaços de espuma e alinhavar no palito.Pode ser também confeccionar colares ou pulseiras de macarrão ou bolinhas bijouterias.

Desenhar,pintar ou colorir os moldes vazados.Depois pode reduzir aos poucos o tamanhos dos moldes.
Pode inventar com bastante criatividade preencher o espaço com colagem(glitter,papel crepom,bolinhas de revista) ou colar uma gravura ou foto,colorir giz de cera,tinta ou lápis de cor.Trabalhar as formas geométricas,noção espacial(grande/pequeno) e colorir (dentro) do limite.

Fortalecimento muscular dos dedos indicador e polegar da mão dominante para abrir/fechar os pregadores de roupa.Trabalhar a noção quantidade e sequência dos números.Confeccionar as cartelas com os números e associar com a quantidade. 


usar o martelo de plástico para encaixar pinos dentro da massinha.Trabalhar a força e coordenação viso-motora.

Painel de Grafismo favorece o uso dos movimentos dissociados dos dedos da mão preparando o paciente para a escrita. Possui formas vazadas diferenciadas (pré-requisitos para a escrita) que podem ser exploradas tanto com os dedos quanto com materiais que permitem esse contorno, como por exemplo, caneta Pilot, canetas de sopro, pincéis, dentre outros
Acertar o alvo.Trabalhar coordenação viso-motora,movimentos arremessar a bolinhas nas cores com números correspondente.As crianças maiores,podem trabalhar somar os pontos.


Aramado com bolinha de madeira. Pode trabalhar diversos movimentos, a criança conduz as peças pelos caminhos.Trabalhar coordenação viso-motora.


Exercita a coordenação motora, concentração, discriminação de cores, planejamento, raciocínio lógico e convívio social das crianças.
 
 


colocar as bolinhas de gude nos buracos, controlando a inclinação do tabuleiro com os cordões e exercitar a coordenação motora.

             
  











 Acertando o alvo.cores e tamanhos diferentes.


Jogo Resta Um-Estimula a coordenação motora e exercita a mente.Teste suas habilidades.

Consiste em montar todos os cubos nos pinos da base, conforme os cubos são girados é formado diversas figuras de animais, monte sem olhar, você irá se surpreender com um animal super divertido e diferente.

Através do manuseio dos cubos, a criança irá trabalhar posição, forma, coordenação motora e noção de quantidade.

Brinquedos clássicos divertem pessoas de todas idades e resgatam os valores das brincadeiras saudaveis.

Para brincar com o Bilboquê, você precisa de muita atenção, agilidade e treino.
Estimula a coordenação motora, exigindo muita paciência e persistência.

O objetivo do jogo é equilibrar as bolinhas nas canaletas, passando-as de uma criança para outra.

Composto por 4 canaletas e 2 bolas de madeira.Trabalha a coordenação motora, concentração, atenção, equilíbrio, habilidade de planejamento motor.


Para nossos pequenos começarem desde cedo a guardar o seu dinheiro.

Os cofres animados são indicados para crianças a partir de quatro anos de idade, pois é nessa idade que elas começam a ter noções de valores financeiros.Para retirar as moedas, basta abrir a porta que fica atrás da atrás do cofrinho.



-Separar objetos pequenos por cores.trabalhar o movimento pinça fina com o dedo indicador e polegar.
 
- objetos pequenos para trabalhar movimentos finos.Treinar os números e associar a quantidade.
 
- Trabalhar os movimentos finos como alinhavo,tecelagem (com a tela talagarça) ou uma cesta com fita ou emborrachado.


- Trabalhar força dos dedos indicador e polegar (abrir/fechar o pregador de roupa) para pegar objetos pequenos como bolinhas de pompom ou algodão.Mão dominante (destro ou canhoto)não tem necessita os dois lados apenas a de preferência manual do aluno.


Placas de madeira vazadas com linhas onduladas,retas ou zigue-zague


Pintura com conta-gotas.Ajuda fortalecimento muscular dos dedinhos


Encaixe de palitos na placa de isopor

Pegar peças de pinos- com os dedos indicador e polegar (Jogo Resta Um)


                  Placas de Madeira com moldes vazados
         (colorir dentro do molde vazado ou preencher a figura no contorno)


Ligue os pontilhados. O objetivo desta atividade é fazer com que a criança ligue os pontilhados desenvolvendo a atenção, concentração e coordenação viso-motora.

Encaixe de pinos de madeira tamanhos e espessuras diferentes

        Encaixe dos palitos de Picolé no pote com um furo
Alinhavo de canudinhos, miçangas ou macarrão

Jogo de Mosaico -peças pequenas de legos

Ferramentas para pintura - esponjas de formas diferentes e pincéis.

Transferir relações espaciais do desenho para placa de madeira de pinos(crianças 8-9 anos)
Abrir e fechar potes diferentes

Fonte: http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br

Matemática para Autistas

Mais uma sugestão interessante retirada do Blog Autismo no Amazonas
Confiram!

Fonte: http://www.autismonoamazonas.com/2010/08/atividade-de-matematica-para-alunos-com.html




Atividade de Matemática para Alunos com Autismo


Nesta atividade pedagógica apresentarei mais um recurso de aprendizagem com o enfoque na matemática. Esta atividade foi pensada levando em consideração o interesse restritivo do aluno com autismo. Para saber mais leia a postagem Acessibilidade e Autismo - Materiais Pedagógicos publicada neste blog.


Primeiro conheça quais as preferências do aluno, por exemplo, nesta atividade usei figuras do Pica-pau, shrek, Xuxa, Ben 10, Era do gelo, Bob Esponja, Ivete Sangalo e carros, pois parte do sucesso da atividade está na escolha da temática que deve ser de acordo com o interesse do aluno em questão.

O objetivo é trabalhar:

• Cores;

• Números;
• Seqüência numérica;
• Identificação dos personagens

Os materiais usados:



• Papel cartão nas cores vermelha, azul, amarelo, verde e branco;
• Figuras de personagens (que podem ser adquiridas em revista, encarte de lojas de brinquedos e internet);
• Bolas nas quatro cores primárias (essas bolas podem ser feitas com jornal amassado e coberto com fita colorida)
• Velcro

A confecção :

1-Recorte o papel cartão branco no tamanho 50cm x 50cm, essa vai ser a base (se preferir use papelão);
2-Cada quadrado que compõe a atividade tem 2cm de altura e 7cm x 7cm de tamanho, distribuídos nas quatro cores.
3-No fundo do quadrado cole as figuras distribuindo-as de forma que elas possam se repetir. Foi usadas figuras do Pica-paushrekXuxaBen 10Era do gelo, Bob EsponjaIvete Sangalo carros.
4-No centro de cada quadrado na parte superior cole um pedaço de velcr
o, onde vão ser grudados os números.
5-Recorte o papel cartão branco no tamanho de 2cm x 3cm, cole no verso, pedaço de velcro e na frente numere de 1 a 20.
6-No centro do tabuleiro vai ficar um quadrado maior de 14cm x 14cm onde serão dispostos os números, bolas e tampas de pet.

Observe a figura ao lado para seguir como modelo.

O nome da atividade é “Cada número no seu quadrado”.


O desenvolvimento:

1- Disponha a atividade para que os alunos possam explorar, visualizando-a e ao mesmo tempo chamando a atenção para a atividade.
2- Peça para identificarem os personagens e se o aluno não verbaliza, neste momento aponte e fale o nome de cada personagem.



3- Der a bola de uma cor e peça para 

colocar no quadrado de mesma cor, também pode pedir para colocar em um quadrado de um personagem específico.



4- Com os números peça para o aluno grudá-los nos quadrados de forma ordenada. Explore a atividade conforme o nível do aluno. Se o mesmo não conhece os números, entregue cada número na mão dele pedindo para grudar no local indicado por você e vai identificando cada um. Também se preferir pode usar tampas de pet para usar nos quadrados

pedindo ao aluno para significar ou relacionar o número com a quantidade.
Para cada nível de aprendizagem do aluno use o grau de dificuldade adequado.
Experimente fazer seu material, aplique a Atividade de Matemáticacom seu filho/aluno/paciente com autismo. Depois compartilhe conosco os resultados alcançados.

Use a sua experiência e criatividade.

Boa sorte!


Joaquim Melo.

Contação de histórias para Autistas


Como Contar Histórias Para Autista




Tem várias formas de contar histórias para autistas. Nesta postagem apresentamos um modelo de contação de histórias desenvolvido por nós, que estamos aplicando com o Ulisses e está dando certo. Um dos desafios de educadores, terapeutas e pais é aplicar atividades que ajudem desenvolver a imaginação dos autistas. Sabemos que eles têm muita imaginação e criatividade, o que precisamos é potencializar essas habilidades com o objetivo de focar no desenvolvimento do faz de conta, que é uma dificuldade deles.O fazer de conta é um salto do real para a abstração, é brincar com o imaginário, é representar contextos sociais, é criar novas regras, é sair de algo preso para a liberdade. Por isso é muito importante ensiná-los a brincar de fazer de conta.

PASSO-A-PASSO DA ATIVIDADE
1º PASSOEsta atividade de contação de história se dá através da montagem de cenário. O aluno é convidado a compor a história colocando as figuras no cenário, composto por personagens e objetos. Cada figura é grudada por velcro para facilitar a ação do aluno, tornando o ato intuitivo. O aplicador da atividade entrega para o aluno uma figura por vez apontando onde colocar cada uma. A cada figura posta no cenário o aplicador da atividade vai contando a história, nomeando os personagens e objetos. 














2º PASSO 
Após a colocação das figuras no cenário, o aplicador entrega os personagens e objetos com base, m por vez, para ele fazer o pareamento com as figuras. Estas imagens com base é colocado atrás da figura em uma linha demarcada (Observe que para cada ponto de velcro, tem uma linha demarcando o lugar que os personagens e objetos devem ser colocados) Neste momento o aplicador de novo conta a história a cada imagem pareada no cenário.


O enredo da história é desenvolvido conforme o objetivo da atividade e nível de necessidade do aluno. Você pode usar as histórias clássicas e outras criadas por você. Escolha temas que tenha personagens que chame a atenção do aluno, pois dessa forma será mais interessante para ele e garantirá o objetivo da atividade.
HABILIDADES DESENVOLVIDASEsta forma de contação de Histórias, com a composição do cenário, ajuda a fazer com que o aluno entenda a história como um processo que tem início, meio e fim. Sabemos que este mecanismo de entendimento do processo que ele participa montando com personagens e objetos da história é uma forma que precisa ser trabalhada aos poucos. Com o passar do tempo ajudará na contação de histórias de forma tradicional.

MATERIAL UTILIZADO 
Feltro na cor opcional, no tamanho da mesa de aplicação (o ideal que esta atividade seja aplicada em uma mesa de atividade para o aluno, de forma que ele fique sentado desenvolvendo-a para não dispersar sua atenção. Você pode substituir o feltro por EVA, papelão, pano ou outro material)


Velcro branco para ser colado no feltro de maneira que tenha uma quantidade de pontos suficientes para as figuras da história e que esteja disposto para uma boa visualização.






Figuras Plastificadas dos personagens e objetos com velcro no verso.








Personagens e objetos colados em EVA com uma base para que fiquem de pé. ( abaix o o modelo de como fica a figura colada na base. os personagens usados nesta atividade foram comprados em kits de aniversários feitos de EVA, com a temática do Toy Story e Cocoricó)
Aqui estar o link de imagens das figuras usadas nesta atividades para você imprimir e colar na base como mostra nesta postagem).
https://picasaweb.google.com/100616396006777057228/IMAGENSPARACENARIOPARACONTARHISTORIASPARAAUTISTAS#