PROJETO EM ANDAMENTO 2016

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segunda-feira, 21 de maio de 2012

Sugestões a professores do AEE, agentes /cuidadores de ANEEs


Socializo com vocês, material preparado para os professores e agentes de minha Unidade de Ensino contendo várias idéiAS, dicas, orientações práticas de estratégias para o desenvolvimento de nossos alunos com Necessidades Educativas Especiais que coletei do Portal do MEC .

Servem tanto para o professor do ensino regular, quanto ao professor do AEE

Servem tanto para o ANEE, quanto PARA TODOS em sala de aula.


CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS


DO ATENDIMENTO    EDUCACIONAL


 ESPECIALIZADO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA


DE PROFESSORES E AGENTES DE ATIVIDADES


EM EDUCAÇÃO COM ANEE 


   Todo material foi extraído do Portal do MEC- http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13165&Itemid=913



SUGESTÕES DE MATERIAIS ADAPTADOS PARA MELHOR ATENDER OS ANEES:
Crianças que apresentam comprometimentos motores relacionados à preensão e coordenação poderão adquirir maior grau de independência com a utilização de algumas adaptações nos utensílios usados para alimentação e higiene. Algumas adaptações básicas de material de uso diário são importantes:
· bandejas ou tábuas com recortes para copos e pratos que podem ser presos sobre a mesa com ventosas ou outro sistema de fixação, evitando que escorreguem ou caiam, sendo indicado especialmente para crianças com incoordenação olho-mão-mão-boca;
· pratos com ventosas, com bordas altas, que permitem a fixação na mesa ou bandeja, impedindo que a comida se espalhe, indicado para crianças com incoordenação motora manual;
· copos adaptados com bases mais pesadas, indicadas para inibição dos movimentos involuntários;
· copos com duas alças para favorecer a simetria dos membros superiores e coordenação bimanual;
· copos com bordas recortadas, para evitar a extensão da cabeça e probabilidade de aspiração;
· talheres, pentes e escovas de dente adaptados quanto ao tamanho, tipos e angulações, com engrossamento de cabos revestidos de espuma, e epóxi ou outros materiais, permitindo melhorar a preensão. As angulações proporcionam melhor desempenho motor em relação à coordenação mão-boca, em casos de desvios ulnares;
· lápis com diâmetro engrossado por várias camadas de fita crepe, argila, espuma, massa do tipo epóxi ou outro material;
· evitar o uso de cadernos para a realização de atividades da criança, porque não podem ser bem fixados, e também pela diferença de altura com relação à mesa ou carteira;
· para o traçado ou execução de atividades da criança, usar papel maior que o sulfite padronizado, que é do tamanho A4. Pode-se usar o papel manilha, popularmente conhecido como papel de embrulho, que é encontrado em lojas de armarinho, de tecidos, papelarias e armazéns, e pode ser em rolo; folhas de sulfite de tamanho A1, ou outro tipo de papel que poderá ser adaptado para esse fim;
· o papel deverá estar preso nas quatro pontas com fita crepe larga com grande capacidade de aderência para suportar os movimentos de traçado da criança;
· as atividades preparadas pelo professor deverão ter traçado grosso feito com pincel atômico em tamanho grande para melhor visualização, percepção e entendimento da criança;
· o traçado de desenhos, letras e números deverá ser feito na cor preta, em papel de fundo branco ou da cor gelo;
· os desenhos apresentados nas diversas atividades deverão ter contorno grosso, ser simples, com poucos elementos e sem detalhes, para que sua visualização identificação ou reconhecimento fiquem mais acessíveis para a criança;
· para melhor percepção pela criança, as figuras geométricas, letras e números usados no processo inicial de manipulação (em tamanho grande e de preferência de madeira) deverão ser revestidos com lixa na face principal. Na manipulação, resultados melhores são alcançados quando o professor orienta, passo a passo, quais os movimentos que a criança deve seguir para perceber e construir a idéia do objeto pesquisado;
· os primeiros exercícios de percepção do traçado no papel poderão apresentar melhores resultados se, por baixo da folha que a criança estiver usando, for colocada uma folha de lixa de madeira, iniciando-se pela mais grossa e áspera e ir gradualmente trocando-a por outras mais finas.
É importante ressaltar que cada fase em que se objetiva estimular os diferentes tipos de percepção do aluno tem um ritmo e tempo próprios, devendo-se considerar especialmente as características de cada criança. O professor deverá estar atento ao momento em que foi superado um desafio, para só então provocar outro;
· assim como as folhas de atividades deverão ser presas nos quatro cantos com fita crepe, no caso do uso de caderno, o mesmo procedimento precisa ser tomado;
· é importante para a criança explorar e vivenciar concretamente todo tipo de percepção com o próprio corpo, com o professor fazendo o movimento com ela quando existe a impossibilidade de fazê-lo sozinha, contribuindo para formar suas estruturas mentais básicas para a aprendizagem;
· as atividades com papel deverão ser poucas e organizadas, de forma que facilitem a visualização, compreensão e execução da criança;
· alguns alunos poderão encontrar maior facilidade visual e de organização se o material (folha, caderno, livro, etc.) for colocado sobre a prancha elevatória que aproxima e permite melhor visualização e manipulação para execução do aluno;
· quando a criança se encontrar na fase de construção da escrita, as linhas das folhas deverão ser feitas com pincel atômico e com espaço entre linhas de acordo com o tamanho da letra que ela produz. Muito lentamente, à medida que adquire maior compreensão do espaço para escrita e segurança no traçado, o espaço entre linhas poderá ser diminuído gradativamente. Somente quando ela dominar o novo espaço poder-se-á introduzir um novo desafio;
· para a criança que apresenta dificuldade de percepção espacial (quando não consegue encontrar determinada letra no meio de outras, perdendo-se e frustrando-se) o professor poderá providenciar uma tira de cartolina ou papel cartão nas cores branca ou preta, onde fará uma "janela" que é um buraco de forma retangular de tamanho suficiente para destacar a letra ou número em questão. O professor colocará a janela sobre o papel onde se encontram as letras deslizando-a sobre elas, uma a uma, até que a letra seja localizada e reconhecida pela criança;
· quando a criança apresenta dificuldades motoras acentuadas que a impedem de fazer uso da comunicação escrita (quando não consegue escrever), deverá ser valorizada e estimulada a sua comunicação oral;
· no que diz respeito ao melhor posicionamento na sala de aula para as diversas atividades e às adaptações ou confecções de mobiliário específico, a responsabilidade cabe à equipe de apoio e, particularmente, ao fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.
Proposta de experiências a serem proporcionadas ao ANEE

a. Representação criativa:
· Reconhecimento de objetos pela visão, toque, gosto e cheiro.
· Imitação de ações e sons.
· Associação de modelos, figuras e fotografias a fatos ou coisas reais.
· Imitação e dramatização.
· Construção com blocos ou outros materiais a partir da observação de um modelo.
· Desenhar e pintar.

b. Linguagem e literatura:
· Exploração de livros de pano ou plástico ricos em cores e texturas.
· Expressar pela fala, ou outras formas de comunicação e expressão artística, suas experiências
pessoais.
· Descrição de objetos, fatos e suas relações.
· Uso prazeroso da linguagem: ouvir histórias e versinhos, fazer histórias e rimas.

c. Iniciativa e relações sociais:
· Participar de jogos e brincadeiras nas quais gestos imitativos e interativos sejam estimulados
como em cantigas folclóricas acompanhadas de movimentos combinados.
· Fazer e expressar escolhas, planejamentos e decisões.
· Solução de problemas em brincadeiras.
· Cuidados com seu próprio corpo.
· Expressão de sentimentos.
· Participação em rotinas de grupos.
· Ser sensível aos sentimentos, interesses e necessidades dos outros.
· Construir relações com crianças e adultos.

d. Movimento:
· Movimento não locomotor (sem sair do lugar dobrar, torcer, balançar, sacudir, tremer o corpo,
girar os braços etc.).
· Movimento locomotor (arrastar, rolar, correr, pular, saltar, passar por cima de obstáculos,
marchar, escalar etc.).
· Mover-se com objetos (velotrol, bicicleta, caixas de papelão que são arrastadas com a criança
dentro etc.).
· Expressão de criatividade no movimento.
· Descrição do movimento.
· Representação de movimentos direcionais.
· Percepção e marcação de ritmos com o corpo sem deslocamento.
· Movimento de deslocamento do corpo em seqüência à apresentação de ritmo.
e. Música:
· Movimento de acordo com a música.
· Exploração e identificação de sons.
· Exploração de músicas cantadas.
· Desenvolvimento de melodias.
· Execução de instrumentos musicais simples.

f. Classificação:
· Exploração e descrição de similaridades, diferenças e as características dos objetos.
· Distinção e descrição de formas.
· Classificação e emparelhamento de objetos.
· Uso e descrição de algum objeto de várias formas.

g. Seriação:
· Comparação de atributos (grande e pequeno, pesado e leve etc.).
· Arranjo de objetos, um após o outro, em uma série ou em padrões, e descrição dessas relações
(bloco azul - bloco vermelho ­ azul - vermelho etc.).
· Troca de um arranjo de objetos ordenados por outro tipo de objeto por meio de tentativa e erro
(trocar uma série de copos em três tamanhos diferentes por uma série de bonecas também em três
tamanhos diferentes).

h. Números:
· Contagem de objetos.
· Arranjo de dois conjuntos de objetos fazendo correspondência um a um.
· Comparação de dois conjuntos de objetos para determinar qual tem mais, menos, ou o mesmo número.

i. Espaço:
· Preenchimento e esvaziamento de recipientes.
· Arranjo de objetos juntos e separados.
· Mudança da forma e arranjo dos objetos (embrulhar, torcer, esticar, empilhar, guardar dentro de
uma caixa etc.).
· Observação de pessoas, lugares e coisas de diferentes pontos de vista espacial.
· Experimentação e descrição de posições, direções e distâncias no parquinho, escola e
vizinhança.
· Interpretação de relações espaciais em desenhos, figuras e fotografias.

j. Tempo:
· Início e fim de uma ação em resposta a um sinal combinado.
· Experimentação e descrição de velocidades diferentes de movimento.
· Experimentação e comparação de intervalos de tempo.
· Antecipação, memorização e descrição de seqüências de eventos.

Sugestões de brinquedos de acordo com as etapas de desenvolvimento/ Alunos ANEEs:
ESTIMULAÇÕES:
· Móbiles com tampas coloridas de vasilhames, papel colorido e brilhoso
· Chocalhos: recipientes plásticos com objetos coloridos dentro
· Luvas revestidas de diferentes materiais para estimulação tátil
· Guizos
· Lanterna
· Cubos de espuma
· Chocalhos musicais
· Sino
· Móbiles que produzam algum som ou movimento especial quando tocados pelos pés ou mãos
dos bebês
· Rolo de toalha
· Espelho
· Instrumentos sonoros de materiais diversos
· Caixa com brinquedos atraentes
· Caixa com cubos
· Bolas de vários tamanhos
· Copos e garrafas de vários tamanhos para colocar e retirar objetos
· Jogo de esconde-esconde
· Brinquedos de borracha que fazem barulho quando são pressionados
· Balões
· Tocos de madeira e copos
· Caixa com materiais de diversas texturas
· Espelho
· Túnel
· Tubos para empilhar e encaixar
· Cubos de madeira para empilhar
· Carrinho com barbante para puxar
· Bolas
· Fantoches
· Espelho
· Livros de plástico ou de tecido com texturas variadas para estimulação tátil
· Cordão com contas (Nota 3: O tamanho dos brinquedos deve atender às normas de segurança.)
para trabalhar movimento de pinça
· Latas com orifício para colocar dentro botões grandes
· Tubos para encaixe de argolas
· Encaixe de pinos e figuras geométricas (círculo e quadrado)
· Massa de modelar comestível
· Toquinhos de madeira de vários tamanhos e cores para construção
· Livros com figuras grandes e coloridas
· Pintura a dedo
· Desenho livre
· Revistas para folhear
· Desenhos no chão para serem seguidos
· Bonecos grandes
· Caixas, latas e vidros para serem tampados e destampados.
· Papel para rasgar
· Instrumentos musicais
· Contas para enfiar
· Roupas com botões grandes e velcro
· Fantasias
· Ambiente com obstáculos para estimular trajetórias diferentes de movimento para alcançar
brinquedos
· Equipamentos de som com botões fáceis de serem acionados para ouvir música
· Triciclo
· Livros com palavras indicando o nome de objetos
· Contagem de objetos
· Blocos para construção
· Teatrinhos para fantoches
· Amarelinha
· Circuitos de atividades
· Cantigas de roda
· Bicicleta

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