PROJETO EM ANDAMENTO 2016

PROJETO EM ANDAMENTO 2016
Visitem no Facebook

segunda-feira, 21 de maio de 2012

PRECISANDO DE IDEIAS II ?

PARTE 2




CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS


DO ATENDIMENTO    EDUCACIONAL


 ESPECIALIZADO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA


DE PROFESSORES E AGENTES DE ATIVIDADES


EM EDUCAÇÃO COM ANEE 




 Todo material foi extraído do Portal do MEC- http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13165&Itemid=913

 Sugestões de atividades que possam despertar maior interesse nos ANEEs

· Dinâmicas utilizando exercícios de psicomotricidade.
· Exercícios de relaxamento, aquecimento e concentração.
· Exercícios de desconcentração e autoconhecimento.
· Exercícios de respiração e automassagem.
· Exercícios para regular o tônus muscular e diminuir tensões.
· Criação "rápida" de uma história contendo início, meio e fim.
· Trabalhar outras atividades com livrinho de histórias, que não seja somente contar histórias.
· Criar letras para melodias de cantigas de roda já existentes.
· Representar as músicas já criadas utilizando sucatas.
· Criar movimentos com o corpo utilizando também a música infantil.
· Cantando, relembrar categorias de músicas como: canção de roda, carnaval, festa junina,
canção religiosa, propaganda, hino cívico, acalanto, música ou canção de sucesso, música ou canção
de sucesso que toca muito no rádio e na TV. Cantá-las individualmente e/ou em grupo.
· Desenhar a música que está ouvindo. Representar graficamente no quadro de giz o movimento
do corpo e o ritmo da música.
· Parodiar letras de músicas já conhecidas: cantigas infantis.
· Inventar música diferente, usando palavras determinadas pelo instrutor.
· Modelar (no imaginário) movimentos com o corpo de acordo com a música que está tocando.
· Trabalhar com argila e massinha de modelar. Trabalho em grupo e individualmente, criar duas figuras humanas ­ um homem e uma mulher. Modelar partes do corpo: feminino e masculino. Criar uma história, diálogo ou dramatização etc. (para trabalhar a sexualidade infantil)
· Brincar com bolas imaginárias ouvindo música infantil. Jogar vôlei, basquete, tênis, bolinhas de gude, futebol etc.
· Criar maneiras bem engraçadas de dançar sem deixar a bola cair.
· Utilizando bolas de isopor, balões, bolas de papel-jornal criar atividades envolvendo matemática, português, psicomotricidade e artes (interdisciplinaridade).
· Criar uma nova história infantil, com novo enfoque, tendo os personagens características de personalidade diferentes da historinha original. Criar cenário e vestimenta. Três histórias de clássicos infantis selecionadas e/ou a escolher. Apresentá-las para o grupo.

Construindo materiais:
· Fazendo tintas guache.
· Criando tintas com pigmentos naturais.
· Criando tintas para pintar com os dedos.
· Anilina.
· Anil.

Criando os materiais em modelagem:
· Massinha comestível.
· Plastilina (massinha de modelar).
· Argila.
· Massa de modelagem de miolo de pão.
· Papel amassado (papier mâché).

Construindo personagens:
· Fantoches de dedo.
· Criação de personagens:
- sabugos de milho, caroço de manga, bucha vegetal;
- barras de sabão;
- esculpir personagens em legumes como cenoura, chuchus e batatas;
- fantoche de pulso.
· Criação de cenários.
· Técnicas de dobradura (origami).
· Mosaico ­ pavimento de ladrilhos variegados (de cores diversas) ­ diversificados, sortidos,
alternados, variados, matizados, embutidos de pequenas pedras ou de outras peças de cores, que pela sua disposição aparentam desenho.
· Carimbos de batata.
· Massa de biscuit (porcelana fina).
· Papietagem (técnica de confecção de máscaras para teatro).
· Papel reciclado de alho e cebola.
· Papel reciclado.
· Papel artesanal.
· Utilizar composição bidimensional (colagem e pintura).
· Desenhar marinhas. Ex.: Peixe e barco ­ utilizar o origami do peixe e do barco.
· Origami do armário. Origami de flores coloridas (natureza morta com flores).
· Móbiles infantis ­ figuras geométricas - fantoche (rolinho de papel higiênico).
· Confeccionar brinquedos ­ centopéia.
· Construir mosaicos (sucatas).

Brincadeiras individuais e/ou em grupo:
· Imitar: Animais, Bailarina;
· Brincar de estátua
· João Teimoso
· Passar anel
· Cabra cega
· Pular cordas
· Dança das cadeiras
· Corrida do ovo ou da batata
· Corrida do copo d'água
· Corrida do saco
· Corrida de enfiar agulha
· Fura-balão
· Encher garrafas
· Queimada
· Chicotinho queimado
· Trincheira
· Vai-e-vem
· Rebote
· Rodízio
· Bola quicante
· Rebatedor
· Bater palmas
· Tirar sardinha
· Corrida num pé só
· Salto em linha
· Saltar vara
· Brincar de bola de gude
· Finca
· Pião
· Jogar a bola na parede e apanhá-la obedecendo a seqüência: ordem, seu lugar, sem rir, sem falar, um pé, o outro, uma mão, a outra, bate-palma, pirueta, trás e frente, bate queda.
Essas atividades, além de fornecerem preciosas informações sobre o esquema corporal, poderão nos proporcionar dicas sobre coordenação motora ampla e refinada, coordenação viso-motora, equilíbrio, marcha e corrida, lateralidade corporal, atenção e concentração, desenvolvimento das funções temporais e espaciais, como nos exemplos a seguir:
· Ao pular corda, a criança demonstrará seu grau de habilidade para controlar os distintos níveis de contração muscular, ou seja, os diversos graus de aumento ou diminuição do tônus muscular de cada grupo de músculos envolvidos. Demonstra também, graças às atividades físicas, se está apta para construir as noções relacionadas ao conhecimento temporal e espacial, coordenação viso-motora de níveis básicos, que serão utilizadas em suas adaptações à realidade.
· Ao brincar com o bilboquê, as crianças envolvidas estarão realizando o ato motor guiado pela visão e pelos movimentos do braço, antebraço e mão. (coordenação viso-motora). Na brincadeira de calçar sapatos, estaremos obtendo informações sobre discriminação visual, coordenação visual, coordenação motora, lateralidade etc.
· Corrida dos garçons
· Corrida de obstáculo
· Corrida de carrinho de mão
· Pique - esconde
· Pega-pega
· Corrida do sapo
· Cabo de guerra
· Amarelinha
· Brincadeira de roda
· Quem vai ao ar, perde o lugar
· Quatro cantos
· Peteca
· Fazer e soltar pipas
Em todas as atividades acima descritas, teremos oportunidades de verificar, de maneira lúdica, todas as funções já descritas, que vão desde a relação da criança com ela mesma (seu equilíbrio biopsicomotor, até o seu relacionamento com os outros (adaptação social e emocional). Quaisquer dificuldades na consecução das tarefas nos proporcionarão uma leitura parcial ou total de inabilidades para que possamos intervir nas áreas específicas.

Treinamento auditivo:
· Distinção entre ruído e silêncio
· Percepção de diferentes intensidades do som: forte, médio, fraco.
· Percepção de diferentes intensidades, freqüências, timbres e duração de sons.
· Percepção de diferentes ritmos e melodias sonoras
· Percepção de diferentes seqüências sonoras significativas e de figura-fundo auditiva
· Discriminação de vogais, consoantes e vocabulário conhecido.

Exercícios de estimulação dos órgãos fonoarticulatórios:
· Massagem e motricidade de lábios, bochechas, língua, véu etc.
· Oposição entre língua e palato, dentes, lábios, bochechas etc.
· Emissão de sons: voz, choro, tosse, grito, riso, espirro etc.
· Emissão de fonemas e palavras da linguagem cotidiana

Higiene, cuidados pessoais e com o meio ambiente:
· Atividades de higiene pessoal: lavar as mãos, o rosto, escovar os dentes, limpar-se após uso da instalação sanitária etc.
· Cuidados com o corpo, vestuários e alimentação etc.
· Cuidados com objetos de uso pessoal e escolar etc.
· Cuidados com o meio ambiente: animais, vegetais, casa, escola, rua, bairro etc.
· Cuidados com os amigos, familiares, colegas professores, pessoas etc.
· Noções de direitos e deveres, amizade, respeito, amor etc.

Mecanismos precursores da escrita e da matemática:
· Acompanhamento, com marcha, de formas desenhadas no chão
· Acompanhamento, com os dedos, de formas traçadas no papel
· Acompanhamento de formas traçadas no quadro, com giz
· Preensão correta do lápis, com uso adequado de força
· Cópia de linhas, traços e formas
· Classificação de objetos por forma, tamanho, cor, textura, temperatura e funções
· Seriação de objetos por tamanho. Correspondência entre objetos
· Noções de igualdade e diferença
· Noção de espaço para formação de conjuntos
· Conjuntos unitário, vazio, de um ou mais elementos
· Numeração
Percepção auditiva:
· Reproduzir sons (voz dos animais)
· Cantar pequenas canções
· Produzir algum ruído
· Desenhar livremente ouvindo música
· Dançar livremente de olhos fechados
· De olhos fechados, identificar vários sons.
· De olhos fechados, reproduzir sons reproduzidos pela professora.
· Colocar uma criança no meio da roda e uma outra com olhos fechados deverá identificar a primeira pela voz
· Realizar ordens simples: levantar-se, ir até a porta, abrir e fechar a porta etc.
· Dar recados simples

Percepção tátil:
· Tocar em superfície lisa e áspera, sentindo a diferença
· Tocar em duas superfícies (lisas e ásperas) ao mesmo tempo
· Tocar em objetos moles e duros
Percepção olfativa:
· Identificar diferentes cheiros

Percepção gustativa:
· Provar açúcar, sal, limão, hortelã (balas)

Percepção visual:
Cor:
· Colocar a mão sobre um objeto (ou outro lugar, que tenha a cor destacada)
· Localizar objetos com determinada cor na sala


Nenhum comentário:

Postar um comentário