PARTE 3
CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS
DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
DE PROFESSORES E AGENTES DE ATIVIDADES
EM EDUCAÇÃO COM ANEE
Todo material foi extraído do Portal do MEC- http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13165&Itemid=913
DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
DE PROFESSORES E AGENTES DE ATIVIDADES
EM EDUCAÇÃO COM ANEE
Todo material foi extraído do Portal do MEC- http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13165&Itemid=913
Conceitos importantes:
Igual / Diferente:
· Observar um modelo (bola, brinquedo) e localizar um objeto igual entre vários.
· Achar o detalhe diferente no chapéu do palhaço, carro, casa etc.
· Agrupar objetos pela cor, forma... (misturar tudo)
· Imitar posição da professora ou colega
· Apontar figura citada em um painel
· Procurar um objeto na sala
· Observar uma criança que esteja sem um pé de sapato e identificar o que falta
· Observar dois desenhos simples, sendo um completo e outro faltando uma parte.
Blocos lógicos:
· Realizar construção em grupos, dirigidas ou não.
· Fazer um quebra-cabeça em cartolina (10 cm x 20 cm) e recortá-lo na frente deles.
Distribuir uma parte e ficar com a outra.
· Vermelho: quadrado – círculo – triângulo.
· Amarelo: quadrado – círculo – triângulo.
· Azul: quadrado – círculo – triângulo.
· Grande / pequeno: quadrado – círculo – triângulo.
· Dar uma parte da forma e a criança vai encontrar a outra parte para ser montada a peça (forma, cor, tamanho).
· Quebra-cabeça com formas: quadrado – círculo – triângulo (molde vazado) pintar a dedo ou pincel depois recortar e montar em folhas
· Empilhar do maior para o menor
· Seqüência: grupo pequeno e grande
· Pescaria das cores
· Explorar, observar e descrever objetos como: roupas, alimentos, brinquedos...
Orientação espacial:
· Subir / descer
· Subir e descer escadas, de cadeiras, caixotes
· Subir no trepa-trepa
Em cima / embaixo:
· Dar ordens: embaixo da mesa, para cima da cadeira azul, colocar o brinquedo em cima do armário.
· Colocar objetos em cima e embaixo da mesa e perguntar: "Qual objeto está em cima da mesa e embaixo?”.
Dentro / fora:
· Entrar na caixa
· Colocar objetos da caixa, pedir para tirar, nomear e colocar fora da caixa
· Colocar a língua para fora e para dentro da boca
· Adivinhar o que tem dentro da caixa.
· Grande/ pequeno
· Comparar objetos
· Encaixar cubos
· Desenhar no chão um círculo e pedir para desenhar um maior ou menor
· Trabalhar com blocos lógicos
· Arrumar do maior para o menor
· Seqüência: maior - menor
· desenhar círculos no chão. Pedir para entrar dentro do círculo grande e pequeno
· Desenhar no papel: uma bola grande e uma pequena
Curto/ comprido:
· Identificar cabelos curtos e compridos
· Modelar com massinha uma cobra bem comprida
· Fazer caminhos retos com giz colorido, curto e comprido
· Esticar pedaços de barbante curto e comprido
· Balões com cordões curto e comprido
· Pipas com rabiolas curta e comprida
Alto / baixo:
· Comparar as crianças
· Comparar as árvores
· Subir no trepa-trepa no alto e no baixo
Aberto / fechado:
· Abrir e fechar: boca, olhos, mãos.
· Abrir e fechar: portas e janelas
Coordenação Motora Refinada
· Descrever objetos apalpando com olhos fechados
· Mostrar o objeto, fechar os olhos, dar um objeto diferente para reconhecer e depois entregar o certo.
· Modelar areia molhada no parquinho
· Copiar modelos de formas simples
· Enfiamento de macarrão e contas grandes
· Prender pregadores na beira da caixa, fazendo brincadeira. Colocam e depois tiram (de 2 em 2)
· Dar socos na mesa com e sem os braços sobre a mesa
· Fazer movimentos para trabalhar com punção
· Recortar livremente figuras com a mão
· Recortar figuras usando uma mão com apoio e rasgando com a outra
· Recortar pedacinhos de papel colorido e colar livremente
· Rasgar tiras para fazer correntes (elos)
· Amassar papel com uma e depois as duas mãos e abrir
· Dobrar folhas ao meio na horizontal e vertical
· Dobrar a folha ao meio e passar canetinha, lápis cera ou pintura a dedo na marca que ficou mostrar que ficaram 2 partes, podendo fazer dois tipos de trabalho um em cada lado
· Passar água de um copo para outro
· Passar água de um prato para o outro
· Pescaria com peixes na água
· Passar caroços de feijão de um outro com os dedos em pinça
· Abrir e fechar zíper
· Abrir e fechar recipientes com rosca
· Abrir e fechar cadeado
· Abotoar e desabotoar botões
· Ocupar os espaços da caixa de ovo com objetos pequenos (grãos, tampinhas)
· Este mesmo exercício colocando uma bolinha azul e uma vermelha em seqüência
· Imitar gestos feitos pela professora, com as mãos:
- flexionar para dentro
- fechar a abrir as mãos
- uma reta e outra flexionada.
- abrir e fechar os dedos
- fazer o V
Coordenação Motora Ampla
- Com o auxílio do livro: Linha e Rodinha
· Postura (em pé):
Estando os alunos em pé, o professor se posiciona de forma a ficar com a coluna ereta, pernas e pés unidos, braços ao longo do corpo, queixo para frente; mantendo essa posição por alguns segundos, os alunos serão estimulados a imitar a postura correta do professor. Esse exercício deve ser feito em completo silêncio.
· Postura (sentados):
Estando os alunos sentados no chão, o professor se posiciona de forma a ficar sentado com as pernas cruzadas (como na ioga), coluna ereta e mãos sobre os joelhos; mantendo esta posição por alguns segundos, os alunos serão estimulados a imitar a postura correta do professor. Este exercício deve ser feito em completo silêncio.
· Gestos (em pé):
O professor executa os movimentos lentamente, em silêncio, e os alunos imitam seus gestos
(selecionar alguns dos exercícios abaixo para cada sessão):
- rotatória do pescoço (para a direita e para a esquerda)
- levando a cabeça para trás, flexionar a nuca;
- levando a cabeça para baixo, encostar o queixo no peito;
- girando a cabeça para os lados, encostar o queijo nos ombros;
- rotatória dos ombros (para frente e para trás), um de cada vez, depois os dois ao mesmo tempo;
- rotatória dos braços (para frente e para trás), um de cada vez, depois os dois ao mesmo tempo;
- flexão do tronco (mãos na cintura) para frente, para trás e para os lados;
- rotatória da cintura (para a direita e para a esquerda)
- elevação dos joelhos (alternados)
- elevação das pernas (alternados)
- rotatório das pernas (com pequena elevação)
- flexão dos joelhos (agachando, com a coluna ereta, mão na cintura ou braços para frente);
- dar um passo à frente
- dar um passo para trás
- balançar o corpo
- balançar os braços
- elevação dos braços perpendicularmente ao tronco, acima da cabeça (primeiro alternados, depois
ao mesmo tempo)
- abrir os braços na horizontal (alternados) e abaixá-los até tocar a coxa
- elevar os braços alternados para frente e depois abaixá-los até tocar a coxa
- cruzar os braços esticados para frente (semelhante a uma tesoura)
- movimentar os braços imitando nado
- movimentar os braços imitando vôo
- ginástica musical:
- Do: Braços para baixo, com as mãos viradas para dentro.
- Ré: Braços para baixo.
- Mi: Braços esticados paralelamente.
- Fa: Braços esticados para a direita.
- Sol: Braços esticados para a direita, colocando uma palma da mão sobre a outra.
- La: Braços esticados paralelamente com as mãos viradas para cima.
- Si: Colocar as duas mãos sobre os ouvidos.
- Do: Mãos para o alto.
. Movimentos do tronco (em pé):
- pés unidos, flexionar o tronco para frente, em ângulo reto
- pés separados, flexionar o tronco para frente, em ângulo reto
- pernas separadas, flexionar o tronco para frente e tocar o chão com as mãos
- pernas separadas, flexionar o tronco para frente e tocar os pés com as mãos
. Gestos com as mãos (sentados ou em pé):
Em silêncio os alunos imitam os movimentos executados pelo professor:
- abrir e fechar as mãos (alternadas e depois as duas ao mesmo tempo)
- rotatória dos pulsos
- movimentos dos dedos
- mãos fechadas, abrir um dedo de cada vez
- palma das mãos para frente
- dorso das mãos para frente
- mãos frente á frente, abrir e fechar os braços
- gesto de lavar as mãos
- estalar os dedos
- passar as mãos pelo corpo, alisando a pele
- tocar as mãos na cabeça, nos ombros, nos joelhos, nos pés
- fazer sinal de "positivo" (polegar para cima)
- fazer sinal de "negativo" (polegar para baixo)
- acenar (como dizendo "adeus")
- balançar as mãos
- colocar as mãos juntas, postas como para uma prece (primeiro com os dedos esticados, depois com
os dedos cruzados).
- fazer o sinal da cruz
- acariciar o colega ao lado
- cumprimentar o colega ao lado
· Movimentos com os pés (sentados):
- esticar os pés (para frente)
- abrir os pés (para fora)
- fechar os pés (para dentro)
- movimentar os tornozelos (alternados)
- movimentar os dedos (quando descalços)
- movimentos com os pés (em pé)
- passo para frente
- passo para trás
- tocar uma ponta do pé no chão (alternar)
- tocar um calcanhar no chão (alternar)
- ficar na ponta dos dois pés
- ficar sobre os dois calcanhares
- abrir os pés (para fora)
- fechar os pés (para dentro)
- ficar sobre um pé só (alternar)
· Movimentos com pernas e braços (sincronizados):
- membros direitos para frente, para o lado, para cima, para trás
- agitar os membros direitos
- os mesmos exercícios com os membros esquerdos
- elevar o braço direito e a perna esquerda (alternar)
- esticar o braço direito e a perna esquerda (alternar)
- tocar o pé direito com mão direita
- tocar o pé esquerdo com a mão esquerda
- tocar o pé direito com a mão esquerda (alternar)
- elevar o joelho direito flexionado e abraçá-lo com o braço direito
- elevar o joelho esquerdo flexionado e abraçá-lo com o braço esquerdo
- elevar um joelho de cada vez e abraçá-lo com os dois braços
- de joelhos, colocar-se em pé, sem ajuda das mãos
- duas crianças de mãos dadas, uma em pé e a outra de cócoras, levantam-se e se agacham, alternadamente.
· Movimentos com as pernas (sentados ou deitados):
- elevação das pernas (alternadas)
- elevação das duas pernas
- flexão das pernas, trazendo os joelhos até o peito (alternadas, depois as duas juntas)
- elevar as pernas e fazer movimentos de tesoura
- elevar as pernas e fazer movimentos de bicicleta
- abertura das pernas
- deitar o tronco sobre as pernas fechadas (beijar os joelhos)
- deitar o tronco sobre as pernas abertas (tocar o queixo no chão)
- de joelhos, mãos no chão, elevar as pernas para trás (alternadas)
- movimentos de pernas como se cortassem a grama
· Movimentos na ponta-dos-pés:
- manter-se na ponta-dos-pés com os olhos abertos
- manter-se na ponta-dos-pés com os olhos fechados
- manter-se na ponta-dos-pés com os braços abertos
- manter-se na ponta-dos-pés com os braços ao longo do corpo
- manter-se na ponta-dos-pés com os pés juntos
- manter-se na ponta-dos-pés com os pés separados
· Movimentos oculares:
- arregalar os olhos
- piscar os olhos alternados
- piscar os dois olhos ao mesmo tempo
- fechar um olho (alternar)
- tampar um olho com a mão e focalizar alguma coisa (alternar)
- olhar através de um canudo formado com uma das mãos (alternar mão e olho)
- olhar através de um binóculo formado com duas mãos
- olhar através de uma viseira, formada com as mãos em concha (como um cavalo)
- olhar para o colega da direita sem virar a cabeça (alternar para a esquerda)
- olhar para o chão sem abaixar a cabeça
- olhar para o teto sem elevar a cabeça
· Gesto com o rosto (sentados ou em pé):
- piscar um olho (alternar)
- fechar e abrir os olhos, lentamente
- arregalar bem os olhos
- fechar um olho e deixar o outro aberto (alternar)
- abrir e fechar a boca
- com a boca aberta, movimentar a língua para o lado direito, para o esquerdo, tocar o nariz, tocar o queixo, fazer movimentos rotatórios com a língua: fora da boca, dentro da boca, tocar o céu da boca.
- com a boca fechada, pressionar as bochechas com a língua (alternar)
- encher as bochechas de ar (alternar e depois as duas juntas)
- estalar a língua
- assoprar
- assobiar
- franzir o nariz
- sorrir
- fazer expressões de tristeza, espanto, preocupação, zanga (franzindo a testa)
- fazer caretas (só com gestos faciais)
- movimentar os lábios
- mastigar
- bater os dentes
· Gestos diários (em pé ou sentados):
O professor executa os movimentos em completo silêncio e os alunos o imitam:
- espreguiçar
- bocejar
- esfregar os olhos
- coçar a cabeça
- lavar as mãos
- lavar a cabeça
- lavar o rosto
- escovar os dentes
- pentear os cabelos
- limpar as orelhas
- tomar banho
- coçar a barriga
- calçar os sapatos
- abotoar o casaco
- comer
- mastigar
- beber
- engolir
- fazer carinho
- dar beijos
- dar abraços
- tossir
- espirrar
- dormir
· Gestos com as mãos dadas (em pé, parados, formando uma roda, executar todos os movimentos
sem soltar as mãos):
- braços para cima
- braços para frente
- braços para baixo
- inclinando o tronco para frente
- inclinando o tronco para trás
- marchar no mesmo lugar
- balançar os braços
- dar um passo para frente
- dar um passo para trás
- andar para a direita
- andar para a esquerda
- colocar um pé para frente (alternar)
- flexionar o joelho (alternar)
- ficar sobre um pé só (alternar)
- agachar
- ajoelhar
- sentar
- deitar
· Gestos em seqüência:
- O professor faz uma série de gestos e depois os alunos repetem a seqüência. Exemplos:
- puxar a orelha, coçar o cotovelo, cruzar os braços, tampar os ouvidos e bater uma palma;
- colocar o pé direito para frente, elevar o joelho, dar um chute no ar, chacoalhar o pé e bater o pé no chão;
- elevar os dois braços, chacoalhar as mãos nos ombros, esticar os braços para frente, abrir e fechar as mãos e cruzar os braços.
· Andar ou marchar sobre uma linha circular traçada no chão:
- normalmente, passo a passo, um aluno atrás do outro, colocando o calcanhar encostado na ponta do pé;
- em ritmos diferentes: sob o comando do professor que criará o ritmo com palmas, estalar de dedos ou com um instrumento;
- em serpentina
- em espiral, formando um caracol
- formando um 8
- na ponta dos pés
- nos calcanhares
- elevando os joelhos (alternados)
- com o tronco flexionado para frente
- fora da linha
- dentro da linha
- em cima da linha
- um pé dentro e outro fora da linha
- com "molas" nos joelhos (flexionando-os)
- bem abaixado (como quem passa por baixo de alguma coisa)
- como um astronauta (flutuando)
- como um trenzinho
- como um cavalinho galopando (sempre com o mesmo pé na frente)
- como um elefante (passos grandes e lentos)
- como um equilibrista sobre uma corda
- como um caranguejo (para trás)
- como um robô (corpo bem rígido)
- à vontade dentro da linha, sem esbarrar nos colegas
- andar para dentro da linha e voltar de costas
- andar de cócoras com os braços abertos ou com as mãos na nuca
- como se estivesse sentado em uma cadeira
- como um tonto (ziguezagueando)
- saltando de uma perna para outra
- pulando com os dois pés juntos (canguru)
- pulando com um pé só (saci)
- cruzando os pés de um lado e outro de linha
- com os olhos fechados, procurando não se afastar da linha
- com movimentos comandados pela palma do professor: andando e, quando ouvir a palma, agachar, dar um salto, dar meia volta, formar estátua etc.
- com as mãos na nuca
- com as mãos para trás
- com os braços esticados para cima
- com os braços esticados para frente
- com os braços abertos (avião)
- com os braços cruzados
- com o braço direito aberto na horizontal e o esquerdo esticado ao longo do corpo (alternar)
- com as mãos sobre a cabeça
- fazendo continência
- balançando os braços (como asas)
- batendo palmas
- estalando os dedos
- andar sem fazer ruídos com os pés (para não acordar um "nenê imaginário")
OBS: O professor deve escolher alguns desses exercícios para cada sessão. Poderá executá-los silenciosamente ou ao som de uma música. Poderá fazê-los em caminhada normal ou em compasso binário (marcha).
· Andar (ou marchar) transpondo obstáculos:
- colocar uma cadeira sobre um ponto da linha: os alunos deverão caminhar normalmente e subir na cadeira ao se deparar com a mesma
- colocar 2 ou 3 tapetes, em pontos isolados, sobre a linha: os alunos deverão caminhar normalmente e saltar os tapetes
- colocar uma mesa sobre um ponto da linha: os alunos deverão caminhar e passar por baixo da mesa (pode ser substituída por banco)
- colocar alguns objetos em pontos isolados, sobre a linha: os alunos deverão caminhar saltando os objetos em ziguezague, para não pisá-los (sugestões: cartões coloridos, letras do alfabeto móvel, blocos lógicos, numerais, folhas, e outros... conforme se queira fixar algum conteúdo).
- pular sela: algumas crianças ficarão agachadas em pontos isolados, sobre a linha, os outros alunos deverão caminhar normalmente e saltá-las.
- Passar entre duas cadeiras (sem esbarrar)
· Andar transportando objetos:
- Os alunos ficam em pé sobre a linha.
- Uma criança recebe um objeto para equilíbrio(*) e leva-o para um colega que está em outro lado da linha. Este, por sua vez, sai de seu lugar e transporta o objeto para outra criança, e assim sucessivamente.
(*)Sugestões:
- colher com ovo cozido ou de madeira
- copo cheio de água
- jarra com água
- pires com vela acesa
- bola na palma da mão aberta
- pilha de cadernos
- blocos de construção (ou da Torre Rosa)
- bandeja com copos
· Marchas:
- marchar fazendo continência
- marchar fazendo gestos de tocar tambor
- marchar fora da linha
- marchar dentro da linha
- marchar em ziguezague
- com a mão na cabeça
- com a mão na cintura
- balançando os braços na lateral
- com as mãos para trás
- com os braços cruzados
- arrastando um pé (soldado machucado)
- sem fazer barulho com os pés
- batendo bem forte os dois pés
- marcando o pé direito
· Andar ao som do pandeiro (todos em pé):
- Enquanto o professor estiver balançando o pandeiro, os alunos devem caminhar sobre a linha, um atrás do outro.
- Quando o professor der uma batida no pandeiro, ele deve mudar de posição ou fazer um gesto que será imediatamente imitado pelos alunos. Depois recomeçar a balançar o pandeiro e os alunos continuam caminhando. O exercício se repete sucessivamente.
Exemplos para variar em cada batida:
- dar meia volta
- dar um salto
- agachar
- formar estátuas
· Exploração do espaço interno da linha (todos alunos ao mesmo tempo):
- locomover-se livremente, andando de frente;
- locomover-se livremente, andando de costas;
- locomover-se aos pares (passeio dos "namorados")
- andando livremente, a um sinal, colocar-se em coluna, um atrás do outro e andar em círculo;
- crianças numeradas de 1 a 3, andam livremente: quando o professor diz um número as crianças se agacham e os outros ficam pulando no lugar
· Sugestões de Teatro:
- Teatro de sombras
- Teatro de fantoches
- Teatro de bonecos
- Jogral
- Teatro
As propostas metodológicas que levam em consideração projetos de trabalho abrem infinitas possibilidades para que a criança que apresenta diferentes limitações tenha oportunidade de experimentar, de manipular, de vivenciar, de trocar, de se divertir, de sentir prazer em construir conhecimentos, porque só com a experimentação concreta de todas as situações de aprendizagem ela será beneficiada.
A construção de conhecimento vivo e dinâmico, sempre em movimento e transformação faz com que o aluno sinta-se como autor do seu próprio conhecimento e ajuda-o a se perceber com autonomia sobre o seu saber, valorizando auto-estima e ajudando-o a descobrir-se como alguém com capacidades.
Se todos os objetivos de aprendizagem de qualquer fase escolar tiverem, como ponto de partida, oportunidades de experimentação de situações nas quais o palpável, o concreto estejam presentes, sendo manipulados intensivamente e em diferentes situações, todos os alunos terão ganhos evidentes no processo de construção de conhecimentos.
Sugestões de temas a serem abordados com os ANEEs na Sala Multi ou de ensino regular
Tema: A escola
Tema: Eu
Tema: Carnaval
Tema: Família
Tema: Corpo, higiene e dente
Tema: Expressão corporal
Tema: Os cinco sentidos
Tema: Vestuário
Tema: Páscoa, música
Tema: O livro, contos de fadas, literatura e autores infantis
Tema: Índio, Brasília
Tema: Meios de comunicação
Tema: Mães
Tema: Animais
Tema: Meios de transporte
Tema: Circo
Tema: O universo, meio ambiente
Tema: Festa junina
Tema: Esportes
Tema: Férias
Tema: Festa dos pais
Tema: Pintura, artes
Tema: Folclore
Tema: Brinquedo
Tema: Pátria
Tema: Flores
Tema: Trânsito
Tema: Profissões, Força Aérea
Tema: Criança
Tema: Frutas e verduras
Tema: Dentes, dentista
Tema: Bandeira, símbolos da Pátria
Tema: Papai Noel
Tema: Natal
Tema: Viagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário